segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Do vírus liberal


Hoje ficámos a saber o seguinte: depois de ter perdido uma importante batalha política, o parasitário capitalismo educativo tem perdido as batalhas judiciais, que, claro, também são políticas, contra o Ministério da Educação. 

Como já aqui argumentei, aquando da luta mais intensa contra o capitalismo educativo, o vírus liberal espalha-se de várias formas na educação e para lá dela, não bastando limitar a lógica da contratualização, de resto perfeitamente em linha com vetustas hipóteses de economia política. A potência do vírus liberal está na sua capacidade mutante, na forma como se adapta aos vários sistemas de provisão sem perder a sua natureza. O Estado é sempre central.

Na saúde, o vírus é ainda mais potente pelos lucros reais ou potenciais mais elevados. Transformar o Serviço Nacional de Saúde (SNS) em Sistema Nacional de Saúde é o meio de o espalhar, como neste blogue temos insistido. O primeiro hospital que Marcelo Rebelo de Sousa visitou como Presidente foi sintomaticamente um da CUF. Essa é a sua aposta política de sempre, lembrem-se que a direita votou contra a institucionalização do SNS, e a pandemia é uma oportunidade.

O tema do vírus liberal na saúde tem realmente de ser central nas presidenciais, a par de outras questões de soberania na economia política. Marcelo é o candidato da CUF e quejandos, ou não tivesse Paulo Portas, o dos negócios estrangeiros, declarado que Marcelo está do lado certo.   

4 comentários:

Ana Maria disse...

Na prática não permitimos assim que as crianças de pais pobres frequentem colégios, pois para os ricos tanto se lhes dá!

Jose disse...

«A potência do vírus liberal está na sua capacidade mutante»

Plenamente de acordo.
Toda a longa história da humanidade atesta essa qualidade. que nos tirou de tanta miséria e dependência, que derrotou tanta ditadura e opressão, e que sempre será maioritária sobre os decadentes da espécie.

Unknown disse...

Em teoria os donos dos colégios dizem que os pobres não podem frequentar os colégios, mas na prática, há seleção dos alunos,favorecendo as classes com mais elevado estatuto social economico

JE disse...

Jose ensanduichado entre joão pimentel ferreira em modo multinick.

"Ana Maria" e "unknown" já identificados como o que são. Mas é tãaaoooo curioso ver o modus faciendi do travesti neoliberal com sotaque holandês...

Quanto a jose, tem que concordar com o facto que a "potência do vírus liberal está na sua capacidade mutante"

O tal que que "nos tirou de tanta miséria e dependência, que derrotou tanta ditadura e opressão",segundo diz, numa manifestação entre a sandice e o cómico

A pergunta imediata é se, quando jose andou a rastejar a asa ao miserável promotor de tanta miséria e dependência, tanta ditadura e opressão, aquele de que detém as obras completas em edições sortidas, mantinha este chorrilho de disparates que usa agora para ver se apaga do seu passaporte carimbos antigos.

Um decadente da espécie.

A ver se se branqueia,enquanto branqueia o vírus.