terça-feira, 30 de julho de 2019

O aumento do salário mínimo era o diabo

A fixação de uma meta de médio prazo para o valor do SMN não se fez sem resistências, internas e externas. No programa eleitoral da Coligação Portugal à Frente o tema era tratado com reserva: PSD e CDS propunham-se "determinar as condições de evolução do salário mínimo nacional" em função da "evolução da produtividade do trabalho". Já em 2016, nas habituais recomendações anuais dirigidas a Portugal, o Conselho Europeu alertava para os riscos do aumento do salário mínimo, que poderia "comprometer as perspetivas de emprego e competitividade".

Dizia-se que o aumento do salário mínimo iria impedir a criação de emprego, pôr em causa a competitividade externa das empresas portuguesas e impedir o crescimento dos salários dos trabalhadores com rendimentos medianos. Em breve, afirmavam os mais relutantes, a maioria dos trabalhadores estariam a ser pagos pelo nível mais baixo permitido por lei.

Como mostra o relatório Salário Mínimo Nacional - 45 Anos Depois, recentemente publicado pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, não foi isto que aconteceu.

Excerto do meu texto no DN de hoje.

23 comentários:

O Eleitorado Morre Mas Não Se Rende disse...

é os restaurantes estão mesmo a precisar de 700 euros pró salário mínimo

Jose disse...

Se procurasse explicar porque ainda não aconteceu, talvez pudesse concluir que sempre haverá consequências se não aumentar a produtividade.

S.T. disse...

Para que é que o José está a dar graxa ao cágado?

O que será que aconteceu por volta de 1974 (a nível internacional, não cá no burgo)?

O gráfico refere-se aos USA, mas o fenómeno é generalizado em quase todas as economias ocidentais.

https://economics.stackexchange.com/questions/15558/productivity-vs-real-earnings-in-the-us-what-happened-ca-1974

https://i.stack.imgur.com/iCTuo.jpg

S.T.

S.T. disse...

Com algumas explicações:

https://www.theatlantic.com/business/archive/2015/02/why-the-gap-between-worker-pay-and-productivity-is-so-problematic/385931/

Quando é que os trabalhadores serão compensados por esta divergência que já se arrasta há décadas?

Só que o José tinha que se armar em carapau de corrida...

S.T.

Anónimo disse...

S.T. e fora de tópico chegou a "investigar" aquela "dica" que lhe dei sobre a mega-corporações que perdem milhões....

https://eco.sapo.pt/2019/07/29/um-ipo-e-1-000-milhoes-de-euros-de-prejuizos-depois-uber-despede-400-trabalhadores-da-equipa-de-marketing/

WW

S.T. disse...

@WW

Não me recordo de ler a sua dica. Mas o caso da Uber já foi aqui tratado nos LdB e tmabém por comentários meus.

A Uber tem um modelo de negócio que só funcionaria se conseguissem uma posição de monopólio ou pelo menos dominante. Segundo os analistas quanto maior o volume de negócios maior vai ser o prejuízo. Portanto é uma equação impossível. Básicamente estão contínuamente a queimar capital.

É normal que "se agitem". Se isso vai resultar? Não me parece porque não altera os fundamentais.

Recentemente o COO (Chefe de Operações) da Lyft (que veio da Tesla há um ano), demitiu-se.

A meu ver isto vem somar-se a outros indicios que a indústria da "economia da partilha" tem o grão na asa.

Antigamente dizia-se que nunca se deve embarcar num navio se se observar que os ratos o abandonam. Era a versão antiga de se possuir informação privilegiada sobre o estado de conservação do cavername do navio.

Mas nada disto é novidade...

S.T.

Anónimo disse...

Por acaso tinha lido algo sobre a Uber e as megacorporações, assim em jeito de "fora de tópico"

Mas não era assinado por um WW

Curioso

Anónimo disse...

Curiosamente entre os que ameaçaram com o diabo montado sabe-se lá por quem, estava gente como Passos Coelho, o jose e o pedro aonio pimentel ferreira.

Percebe-se que o tema seja incómodo. O diabo, montado ou por montar, constituiu o vector da actuação "estratégica" (?) do PSD e de Passos durante um ror de tempo. Acompanhado claro pelas suas aves canoras.

Cansava ( e cansa) todo este burburinho em torno do dito cujo


Por isso, perante o exposto por Ricardo Paes Mamede, o que sobra sejam as consequências agora apresentadas em versão soft ( mas desonesta) acerca da produtividade.

E o "fora de tópico", porque o tópico demonstrou que o diabo pariu um rato

Anónimo disse...

Sim, não devo ter assinado , é raro faze-lo aqui no Ldb.

WW

Anónimo disse...

Pois,o ww estava "fora do tópico". E quer continuar fora deste

Quanto às assinaturas elas são muitas e variadas. Geralmente tantas que a confusão por vezes domina

Qual foi mesmo o nick hoje usado?


Ou de como se foge agora do diabo,como o diabo foge da cruz.

Anónimo disse...

O anónimo pensa que eu sou o João Pires Cruz mas não, eu sou o WW e penso pela minha cabeça. ...

Anónimo disse...

... mais outro que vem para aqui com a ladainha de que pensa pela sua cabeça...

Os outros não. Pensam pela cabeça alheia

A cabotinice biológica dá nisto. A pedantice cognitiva idem idem .


Jose disse...

O orgulho da geringonça nas contribuições para o seu alegado sucesso são a nota mais expressiva da sua incontornável mediocridade:
- O islamismo terrorista aumenta a quota em turismo.
- O 'pingo' de 10% nas margens da restauração potencia-lhe o emprego
- Cativações e dívida acrescida equilibram-lhe as contas.
- A esquerdalhada engole com moderado alarido a ruptura dos serviços públicos.
- A enorme dignidade que resulta de não rectificar orçamentos, porque os não cumpre, leva-a ao zénite do prestígio treteiro.

E o diabo não veio? Nada como esse contributo espiritual para completar o cenário!

Aónio Eliphis disse...

Este governo teve condições inigualáveis (taxas de juro baixas pela via do BCE, crescimento económico como não se via há anos, turismo acrescido pela via das low-cost e da insegurança no norte de África), e por isso tocou a destribuir pelas suas elites e afilhados eleitorais (leia-se, funcionários públicos, para quem como se sabe, nada é suficiente), sem fazer qualquer reforma estrutural na economia. Foi gerir à vista. Quando a recessão voltar, porque isto é de ciclos, não vamos estar preparados. A terceira república já vai com 3 bancarrotas.

Anónimo disse...

Lá está o ww Pedro aonio pimentel Ferreira a dizer o que costuma dizer.

Será reflexo condicionado?

Essa das três bancarrotas faz lembrar os papagaios empertigados saudosos do 24 de Abril a repenicarem conceitos de ignorância manipuladora.

Faz também lembrar aquele iluminado que na ânsia de propagandear Passos , jurava, montado na segunda derivada, que este tinha sido o campeão do combate ao desemprego.

Um afiliado a lutar pelos seus particulares interesses ideológicos. E privados

Anónimo disse...

Pedro aonio eliphis tiago pimentel ferreira pensa provavelmente que repetindo ad infinitum, aqui ou nas outras dezenas de caixas de comentários, as baboseiras que debita, as transformam em verdades

Baboseiras porque tudo isto já foi aqui discutido, dissecado e desmontado, expondo a má fé argumentativa de quem agora pela enésima vez o repete

Baboseiras porque o que nos lembramos é das tontices deste mesmo aonio eliphis pimentel ferreira a tentar convencer-nos das condições óptimas de governação de Passos e Portas, chegando mesmo a tentar convencer-nos ( montado na segunda derivada) que o campeão do combate ao desemprego era esse mesmo Passos

Baboseiras porque mais uma vez, com este ou com um dos seus múltiplos nicks, deixa a sua marca de classe ( e de ódio) para com os funcionários públicos numa amostra do que quer e do que procura.

Um neoliberal enfeudado ao que de pior tem a sociedade venal que defende?

Por isso a defesa da meritocracia com base no dinheiro e quotas de acordo com o poder do dinheiro, seguindo as "reformas estruturais" defendidas por Cristas

Anónimo disse...

Há algo que tem que ser dito de caras e de frente.

RPM em meia-dúzia de linhas escavaca o argumentário do diabo, tão em voga por Passos e seus companheiros

A questão tornou-se confrangedora dentro do próprio PSD ao verificar-se que aquele era um caminho que não levava a lado nenhum e que a manipulação mediática já não lhes permitia vender qualquer idiotice como se fosse um real petisco. O prolongamento da historieta permitiu ver a qualidade medíocre de coisas como Passos e seus adoradores correligionários.

Jose foi um dos que, mais de um ano e meio passado sobre a remoção higiénica e democrática do governo da troika e do mais além da troika, mantinha ainda a discursata tola e tonta do lider

Há coisas assim...

Por isso este alinhavar à Observador por parte de jose, agastado com o realidade dos factos. Ei-lo a desnudar daquela forma simplória os motivos da queda do diabo da pileca em que jose o queria montado

Anónimo disse...

Não veio o diabo. Jose andou engasgado a escrever milhares de comentários sobre o tema durante meses a fio

Quando lhe foi tirado o tapete de debaixo dos pés pelos seus próprios colegas, jose teve que mudar o discursozito do Apocalipse profetizado por não se cumprirem as ordens dos troikistas trauliteiros


Eis a forma como jose tenta remediar a figura que andou a fazer e a auto-justificar-se da incrível mediocridade ideológica e pesporrência argumentativa:

"- O islamismo terrorista aumenta a quota em turismo."

Já se sabia ( porque escrito pelo próprio) que jose tinha um fraquinho pelos torcionários, islamitas fascistas incluídos. Agora tentar justificar o barrete do diabo pelo terrorismo extremista é um pouco forçado.

O que jose não perdoa é o ambiente festivo e de celebração que Portugal viveu após a ida dos verdugos do povo português.E isso fez com que o país voltasse a sorrir, à medida que se viam pelas costas aquele punhado de celerados e se revertiam algumas das suas medidas criminosas.

O ambiente era festivo. Os turistas pressentiram-no. Portugal era dado como um exemplo do falhanço das políticas austeritárias e de como um projecto novo ( se bem que incompleto e cheio de contradições) podia conduzir a um outro porto este país

Isto jose não perdoa. De resto temos centenas de comentários agastados sobre o tema

Anónimo disse...

Jose continua:

"O 'pingo' de 10% nas margens da restauração potencia-lhe o emprego"

Ora bem. Mais uma vez aqui se desenha a hipocrisia habitual entre quem vê a falência dos seus postulados ideológicos e, impotente, vira o seu breviário de acordo com a feição do vento

Mais uma vez jose foi um dos que , aqui e noutros locais, mais se encrespou contra a descida do IVA na restauração. Era uma evidência clara da vinda do diabo o tomar-se tal medida.Era um disparate. Era isto e aquilo. Era contra as ordens dos donos e da Europa e da UE e da Comissão Europeia e blablabla e mais blablabla

Tanto latim gasto

Vem agora jose falar no "pingo" da restauração...

Ora bem.

Ou foi eficaz e potenciou um pouco o emprego ou foi "um pingo" na linguagem de jose, e não se percebe que jose arrole tal argumento para justificar a sua enorme banhada na predição da vinda do diabo

Anónimo disse...

Continua jose no seu esforçado esforço para justificar os seus milhares de comentários completamente ao lado:

"- Cativações e dívida acrescida equilibram-lhe as contas."

Ah, as célebres cativações já tão decantadas por aqui e que são por demais pífias, para ser argumento da desistência do diabo em cumprir a profecia passista.

Jose sabe-o. Tão bem que as emparelha, às cativações,com a dívida acrescida. Para ver se dá um ar mais sério à coisa e se consegue fazer esquecer por junto a verdadeiramente pesada contribuição de Passos para a subida de tal dívida. E com a responsabilidade do euro atrás, bem ancorado no processo de empobrecimento do país ( empobrecimento do país que, como se sabe foi defendido de forma verdadeiramente boçal por aquele traste do Coelho)

Anónimo disse...

Continua jose no seu labor negacionista da sua própria negação:

"- A esquerdalhada engole com moderado alarido a ruptura dos serviços públicos."

Mais uma vez a desfaçatez não tem limites, Ou será tão simplesmente impotência pura e dura?

Temos assim que o diabo não veio pelo facto da "esquerdalhada" ( adivinha-se o rancor de classe) fazer apenas "moderado alarido". Essa esquerdalhada deve ter um pacto com o diabo e sobretudo com a vinda ou não dele. Curioso é que o alarido da dita esquerdalhada era tido em conta na exacta medida em que poderia ser responsável pela vinda do diabo. Agora invertem-se as tretas e a não vinda do dito diabo é justificada pela não adequado alarido proveniente da "esquerdalhada".Ou seja, responsabiliza-se a "esquerdalhada" pela não vinda do diabo

Estamos no domínio da farsa.

É o desnorte total.

(Tanto mais que,como se sabe a ruptura dos serviços públicos, foi executada com frieza e ódio social por parte da governação de Passos e Portas. Tanto mais que como se sabe o ódio às funções sociais do Estado levou o próprio jose a insultar de forma soez quem exercia estas funções e a berrar (foi mesmo assim) pelos despedimentos na função pública.

Era preciso acabar com as funções sociais do Estado e os negócios privados precisavam de expandir as suas oportunidades de negócio, diziam Passos,Portas, banqueiros ...e o jose)

Anónimo disse...

Diz jose:
" A enorme dignidade que resulta de não rectificar orçamentos, porque os não cumpre, leva-a ao zénite do prestígio treteiro."

O zénite da vacuidade não é isto. Mas esta treta contribui para se aquilatar os argumentos invocados para.

Uma pobreza confrangedora, quando nos lembramos dos orçamentos rectificativos e por rectificar gerados por aí durante a governança passista, a tal que é a recordista dos ditos orçamentos rectificativos. Oito ou nove?


Mas a dignidade vai mais longe...


Imagine-se o orçamento a perguntar-se entre dentes...Será que se eu for rectificado, vem aí o diabo? Hum, é melhor não o fazer porque assim o diabo não vem


É idiota? É. Muito. Mas são argumentos desta espécie que são utilizados para a não vinda do diabo

Anónimo disse...

Falta um

Falta precisamente aquele que é aqui trazido ao debate por RPM. Esse mesmo, o do Salário Mínimo Nacional

Veja-se o silêncio total e completo de jose sobre esse um que falta.

Porque ele,jose, também ele, foi um dos que mais se encrespou contra a actualização do SMN. Foi um dos que berrou ( pelos seus interesses de classe) que com ela viria o Diabo e as falências e os despedimentos e a miséria e a pobreza para os trabalhadores portugueses.

Nada disto se viu.

É por isso que jose passa pianinho por debaixo do que se denuncia e se "esquece" de elencar a actualização do SMN como responsável pela vinda do diabo que afinal não aconteceu.