quinta-feira, 4 de julho de 2019

Esta economia política é todo um esquema


Porque é que o grande promotor interno da reconstrução política do capital financeiro, da financeirização do capitalismo em Portugal, através da desregulamentação, liberalização e privatização, não havia de ter sido financeiramente beneficiado nas suas campanhas políticas por um dos bancos que encarnou este processo?

Entretanto, o escrutínio destes esquemas chama-se jornalismo. É bem melhor do que a celebração do porno-riquismo, uma faceta da mesma sórdida economia política, que por vezes passa por jornalismo também nesta revista.

4 comentários:

Paulo Guerra disse...

Mas ca ganda novidade! O maior coveiro da Democracia portuguesa. Sejamos mais pragmáticos. É igualmente um crime de lesa pátria o Bloco não aprovar a nova lei de bases da saúde por causa do nicho das PPPs. Inclusive com a promessa de não contratar novas nem renovar velhas. Há eleitoralismo e demagogia em todo o espectro político. Com o SNS a ser atacado todos os dias como eu já não me recordo usar o argumento de 3 PPPs para deixar em vigor aquilo que a direita apelidou em 90 de doença infantil da Democracia não tem perdão!

pvnam disse...

URGE DIZER NÃO À QUADRILHA DE POLÍTICOS CHEQUE-EM-BRANCO.
.
Leia-se, DEMOCRACIA SEMI-DIRECTA (o Direito ao veto de quem Paga):
- isto é, votar em políticos não é (não pode ser) passar um cheque em branco... isto é, ou seja, os políticos e os lobbys pró-despesa poderão discutir à vontade a utilização de dinheiros públicos... só que depois... a 'coisa' terá que passar pelo crivo de quem paga (vulgo contribuinte).
-» Explicando melhor, o contribuinte deve reivindicar que os políticos apresentem as suas mais variadas ideias de governação caso a caso, situação a situação, (e respectivas consequências)... de forma a que... o contribuinte/consumidor esteja dotado de um elevado poder negocial!!!
-» Dito de outra maneira: são necessários mais e melhores canais de transparência!
.
Exemplo:
- Todos os gastos do Estado [despesas públicas superiores, por exemplo a 1 milhão (nota: para que o contribuinte não seja atafulhado com casos-bagatela)], e que não sejam considerados de «Prioridade Absoluta» [nota: a definir...], devem estar disponíveis para ser vetados durante 96 horas pelos contribuintes na internet num "Portal dos Referendos"... aonde qualquer cidadão maior de idade poderá entrar e participar.
-» Para vetar [ou reactivar] um gasto do Estado deverão ser necessários 100 mil votos [ou múltiplos: 200 mil, 300 mil, etc] de contribuintes.
{ver blog « http://fimcidadaniainfantil.blogspot.pt/ »}
.
Uma nota: a Democracia Directa não tem interesse - serve é para atafulhar o contribuinte com casos-bagatela.
.
.
35 milhões para demolir um edifício (pois, uma negociata para pessoal amigo da construção civil)... etc, etc, etc... e depois não há dinheiro para salvar milhares de vidas comprando modernas máquinas para usar em medicina.
-» Urge dizer não à quadrilha de políticos cheque-em-branco.
-» Existem pessoas para trabalhar na actividade política sem que os contribuintes lhes passe um cheque-em-branco!...

Joaquim Ribeiro disse...

O PS das negociatas, está muito activo a defender as PPP,s na saúde. Tal como agora com o Cavaco e o BES, talvez um dia um jornalista descubra as razões deste amor do PS ás PPP, s na saúde.

estevesayres disse...

Sei que muitos não gostam de ouvir as verdades, mas este senhor foi dos piores políticos, que estiveram na presidência da República e quando foi primeiro ministro, fez parte de uma cambada de traidores não só ao nosso País como aos portugueses em geral..
Se houve-se democracia (justiça ) em Portugal este e outros senhores deveriam ser julgados e presos!!!
E fico por aqui, porque posso ser multado ou preso, decreto lei, do ex-governo de traição- nacinal de Passos , Portas e Cristas , tutelado por Cavaco.