terça-feira, 28 de agosto de 2018

Nem mais, nem menos


Eu quero pagar o IRS por inteiro, desde já porque não sou nem mais nem menos do que os outros, os meus iguais, conterrâneos, portugueses tão portugueses como eu e sem culpa nenhuma das políticas responsáveis pelo êxodo de centenas de milhares de pessoas ao longo dos últimos dez anos. Por uma questão de justiça, e justiça social, ou não fosse o objectivo primordial dos impostos o melhorar de um país no seu todo, e perdoem-me a ingenuidade. E quantas vezes será preciso repetir que o cerne foi sempre a falta de trabalho, de condições de trabalho, segurança no trabalho, a ausência de uma carreira e de um futuro digno desse nome?

João André Costa, criador do blogue Dar aulas em Inglaterra, Público.

É uma crónica oportuna de crítica ao mais recente exemplo da política usada e abusada por um Estado desprovido de instrumentos decentes de política e por um governo ainda demasiado influenciado pela sabedoria económica convencional e pelas suas estreitas hipóteses motivacionais: os chamados incentivos, nomeadamente fiscais. Não há realmente área onde este tipo de instrumento não seja mobilizado, geralmente para dar a entender que se está a fazer alguma coisa, criando no processo um sistema fiscal mais opaco e injusto.

21 comentários:

Jose disse...

A redução do IRS só vale para as vítimas do Passos, o inventor da troika, o inventor da miséria, o mau da fita.

Agora que os inocentes têm a maioria deringonça há que indemnizar os deportados para Europa.

E se 'o dos afectos' entre dois mergulhos acha muito bem, só pode ser verdade.

Anónimo disse...

Na mouche

Anónimo disse...

Interessante que as vítimas lusas do chavismo espalhadas aos milhares por Caracas, não sejam objecto de afeto deste governo tão humano.

Anónimo disse...

A este muito oportuno post de João Rodrigues, jose monta mais uma vez a sua estratégia de atirar para o lado.

Incapaz de dizer algo que seja sobre o brutal aumento dos impostos à época da governança de coelho ( com uma orientação de classe própria da classe possidente), apressa-se a juntar qualificativos para Coelho: "Passos, o inventor da troika, o inventor da miséria, o mau da fita".

Não faz dó esta tentativa de vitimização de Passos, assim expressa nesta forma e neste contexto? Tanto mais que a estes qualificativos idiotas,montados no non sense ainda mais suspeito de jose, podem ser ser adicionados outros bem mais verdadeiros e adequados, mas dos quais esse seu aficionado foge como diabo da cruz?

Anónimo disse...

Jose a 29 de Agosto de 2018:
" há que indemnizar os deportados para Europa".

Jose dizia a 12 de Outubro de 2013 às 1:30 pm:
"Com a emigração a atingir a burguesia e não só o povão, chega a dramatização e a pieguice!"

Exprimia assim duas coisas. Por um lado o seu apoio incondicional à política de fdp do governo de passos coelho.Por outro expandia já o linguarejar próprio de quem pensava que o ajuste de contas com Abril estava próximo.

Agora fala em "deportados". Mudam-se os tempos, muda-se a linguagem. Permanecem os objectivos

Jose disse...

Os portugueses da Venezuela são agentes da guerra económica que destrói a Venezuela e impede que se manifeste o paraíso socialista, no seu irrecusável destino salvífico, mama maior e assombro da humanidade.
Como poderia a geringonça comover-se perante tal gente?

Anónimo disse...

Jose, depois de se consumir com os "deportados" , depois de meter no saco a viola do IRS ( o tal que nunca tinha sofrido um aumento tão brutal como no tempo da governança passista), depois de ter engolido em seco a palhaçada que andou a fazer com os qualificativos sobre passos, sente-se desconfortável

O que fazer?

Volta-se para a mulher-da-vida que constitui o recurso de todos os que ficam assim, sem pio e sem argumentos

Isso mesmo , a Venezuela. País que querem crismar há muito como socialista mas que tem demasiados escolhos pelo caminho

Claro que jose tem que deixar a sua imagem de marca,a "mama" que arrasta consigo desse modo ternurento. Mas de, como a propósito de impostos e de medidas avulso que ensombram a clareza fiscal, se parte para a Venezuela é um mistério

Sobram agora todavia as lágrimas amargas vertidas por jose sobre o destino de tal gente.

Jose disse...

Quanta incompreensão!
Quando eu fazia uma incursão de adaptação à lógica esquerdalha, logo o das 21:04 me vem censurar por nesta transição de estado d'alma ter trazido comigo a 'mama', como se houvesse melhor imagem da generosidade boliveriana.
Uma nota adicional: é profunda ingratidão a repetida negação do mérito do PAF em proporcionar tantos sucessos à geringonça; pois as reversões planeadas não fora todas calhar no tempo de tão oportuna inovação? pois a terrível praga turística com essa horrorosa gentrificação (acho que esta a palavra) não caiu no colinho geringonço? Ingratidão é mui feio sentimento.

Anónimo disse...

Ah, a justificação que faltava. A Venezuela ainda não é bem o sonho salvífico socialista. Ainda está para chegar numa manhã de nevoeiro!

Anónimo disse...

De facto, não há melhor vocábulo para sintetizar o estado providência com recurso ao esbulho fiscal, com a cultura latina de delegar no próximo as tarefas colectivas. Esse vocábulo na sua vertente coloquial é esse mesmo: mama!

Anónimo disse...

E do conhecimento geral que o Governo da Troika/ Passos Coelho/ Portas levou o País para uma situação de pre- catastrofe, o que levou a que dezenas de milhares de trabalhadores o tivessem abandonado para conseguirem sobreviver.
A solução agora encontrada pelo Governo actual parece demonstrar que existe um desespero de causa profundo e um desconhecimento da realidade social e economica em que o país se encontra.A pratica da "navegação à vista" e o recurso sistemático à ilusão monetária é o metodo praticado.

Anónimo disse...

Justificação?

Que faltava?

Pobre Pimentel Ferreira. Qual manhã de nevoeiro qual carapuça

O medo que esta tralha tem do socialismo faz-lhes perder o tino

Pensarão que chegou o fim da história?

Lolol. Até se sente o cheiro

Anónimo disse...

Ahahah

As mamas de josé coladas as de joao Vitor Pimentel ferreira

Ainda bem que a nossa muito querida e estimada Nadia e a simpática Matilde estão mais interessadas noutras coisas

Jose disse...

«E do conhecimento geral que…»

A introdução dispensatória de qualquer racionalidade argumentativa!

No caso particular de um país de treteiros, acresce a explícita adesão à mediocridade informativa e à propaganda mais despudorada.

Anónimo disse...

"E do conhecimento geral que o Governo da Troika/ Passos Coelho/ Portas levou o País para uma situação de pre- catastrofe, o que levou a que dezenas de milhares de trabalhadores o tivessem abandonado para conseguirem sobreviver."

Até dos pafistas ressabiados, que fazem tudo, mas mesmo tudo para o esconder.

Que diacho. São anos seguidos de comentários sobre comentários de jose, a apregoar, mais do que o paraíso troikista, a inevitabilidade de tal tipo de "paraíso"

TINA que mudou de montada a páginas tantas e apareceu aparelhado no Diabo

É o "trabalho" de jose que está em causa...

No caso particular de um patronato-treteiro, acresce a explícita adesão à mediocridade informativa e à propaganda mais despudorada.

Como se demonstra pela porfia do pobre jose

Anónimo disse...

Jose continua na sua labuta:
"ter trazido comigo a 'mama', como se houvesse melhor imagem da generosidade boliveriana."

Lá saberá jose qual é o exemplo da imagem blablabla da generosidade boliveriana.

Mas isso ele pode apurar mais tarde.É importante esclarecer jose que não percebeu à primeira.

Repita-se então:

Jose tem várias imagens de marca. Uma é a palavra "esquerdalha" que repete como um estribilho salvífico. Outra "sua imagem de marca,é a "mama" que arrasta consigo desse modo ternurento.

Percebido agora?

Podemos deixar as mamas que o jose arrasta para tudo o que é sítio, quiçá numa demonstração de experiências afectivas perturbadoras?

Então continuemos:

Mas de, como a propósito de impostos e de medidas avulso que ensombram a clareza fiscal, se parte para a Venezuela é um mistério

Anónimo disse...

Continua jose:
Uma nota adicional: é profunda ingratidão a repetida negação do mérito do PAF em proporcionar tantos sucessos à geringonça"

Hum. Isto é uma espécie de citar salazar pelos méritos de ter mandado pagar uma dívida directamente por intermédio de um lacaio e logo no senado americano, com a pompa e circunstância com que os aldrabões pintam as suas histórias?

O PAF foi um projecto. Um posterior aborto. Parece ser difícil ter andado a proporcionar quaisquer sucessos

Por outro lado Passos e Portas e Cristas e Albuquerque foram corridos pelo povo português, revestindo-se tal facto de propriedades higiénicas irrecusáveis.

De como a sua queda e a reversão parcial de algumas das suas canalhices possa ter proporcionado tantos sucessos é natural. Considerar que a trampa passista tem sucesso perante o claudicar das suas próprias acções é apenas uma anedota colorida para encontrar qualquer mérito no lixo

É obra. Terá josé lido isto também nalgum blog manhoso?

Anónimo disse...

Quanto à "praga turística"...

Esta é a desculpa assim manhosa e pobrezinha de quem andou por aí a pregar a austeridade da forma como o fez. E que depois dos trambolhos respectivos ainda teimou em montar o diabo ( ou ser montado por ele, sabe-se lá, que isto de coisas místicas tem muito que se lhe diga). Diga-se de passagem que ainda mais tempo do que o gozado autor daquela idiotice medíocre e boçal

Jose disse...

Duas palavras para a mama Nicaraguense: a mulher é vice-presidente os filhos administram empresas públicas (de artigo no Expresso).
Eis Ortega um esquerdalho plenamente realizado!

Anónimo disse...

Há nitidamente uma falha qualquer nos planos de jose.

Agora está reduzido a isto.

Não às mamas, porque o cheiro a estas já fede e jose é insensível ao cheiro da podridão.

Mas em passo apressado ( de ganso? ) em género de fuga. Para a Nicarágua e para Ortega. Crismado com aquele acento ( boçal?) como esquerdalho.

Quando chegar o tempo falar-se-á de Ortega e do namoro do jose com o expresso.

Curioso como aquele que tentou imitar o fdp do bolsonaro, ande agora com estas fitas que mais não são do que verdadeiras fífias.

Impotentes e reveladoras ao ponto em que se chega o desnorte.

Anónimo disse...

Para memória presente:

Era o que mais faltava que a agenda de qualquer blog fosse marcada pela agenda pessoal de quem quer que seja.

Rodriguinhos deste estilo não servem. Nem devem passar, sem serem denunciados métodos, processos e objectivos