sábado, 17 de fevereiro de 2018

Crescimento e convergência segundo Passos Coelho

«Eu acho que nós não devemos dizer mal das coisas boas e eu estou satisfeito com o facto de a economia estar a crescer e ter crescido, em 2017, 2,7%. Mas acho - o nosso Hugo Soares recordou-o esta semana no parlamento - que faz algum sentido termos em conta o que é que se passou nos outros sítios. Até para a gente ter uma noção da espetacularidade dos 2,7% que se registaram em Portugal. Não levem a mal, só demora um minuto: a Estónia cresceu 4,4%; a Letónia 4,5; a Lituânia 3,8; o Luxemburgo 3,4. Malta cresceu 6,9, a Holanda 3,2, a Áustria 3,1. A Eslovénia 4,9, a Eslováquia 3,4. A Finlândia 3,3. E perguntarão... então e aqueles países que passaram por processos parecidos com Portugal, com programas de ajustamento? Eu deixarei a Grécia para o fim por razões que eu acho que todos adivinham. Mas vou dizer: Chipre cresceu, em 2016, 3% e em 2017, 3,8. A Irlanda cresceu 5,1% em 2016 e 7,3 em 2017. A Espanha cresceu 3,3% em 2016 e 3,1% em 2017. Eu contei 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13 países que cresceram bem mais do que Portugal na Zona Euro, em 19».

Quem viu ontem Passos Coelho a ordenar os países da Zona Euro por taxas de crescimento do PIB - de modo a poder dizer que Portugal ocupou o 14º lugar em 19 países - poderá ter sido levado a crer que, nos anos em que ele foi primeiro-ministro, o país ocupou posições «espetaculares» nesse ranking. Sucede, porém, que não foi bem assim. Nos dois primeiros anos da governação PSD/CDS-PP, quando a direita decidiu «ir além da troika», Portugal ficou em 18º lugar e, nos anos seguintes, em 15º e 14º. Isto é, apenas em 2015 - já com a austeridade suspensa e a direita PAF em campanha eleitoral - Portugal consegue chegar à 11ª posição com um crescimento de 1,8%, situando-se contudo, tal como nos anos anteriores, abaixo dos valores registados na Zona Euro e na UE28. Ou seja, a divergir face à Europa, ao contrário do que sucede em 2017, com o país a ocupar a 14ª posição, mas acima da Zona Euro e da UE28, com um crescimento do PIB de 2,7%.

44 comentários:

netus disse...

Boa tarde. Tem toda a razão, creio, quanto ao passado na PAF. Mas a questão, respeitosamente, é a tentativa de que agora é que está brutal, tudo excelente, em crescendo. E continua a não estar. António Cabral

João Pimentel Ferreira disse...

Mais demagogia barata! Como poderia o governo de PPC ocupar tais lugares cimeiros no ranking do crescimento económico, com um país no meio de um programa de ajustamento financeiro, entregue aos credores pelos bancarroteiros do PS? Mas quando PPC entregou o governo ao sucessor, o país já crescia. O que tem de analisar é a variação de segunda ordem do PIB, ou seja, a variação do crescimento, e descontando a média da UE (efeito de ciclo), e aí, os números não deixam dúvidas. O desempenho do anterior governo foi muito superior. É como nos rankings dos exames nacionais. Quem é melhor? Um colégio privado que apresenta resultados espetaculares porque os alunos quando entraram já vinham com notas altas, ou uma escola pública onde os alunos entram mediocres e saem razoáveis?

Anónimo disse...

Fala-se de governação e de governos. Em 2011-2015 o governo era do PSD-CDS/PP, os dois partidos integravam o governo. Em 2016-2017 o governo foi do PS, apenas esse partido integrou (e integra) o governo. Não há nenhum governo da «geringonça», há um governo do PS. Basta destas mistificações ideológicas, que já roçam a desonestidade.

Anónimo disse...

O João Pimentel Ferreira só se esqueceu do afinco e do orgulho com que as políticas de desigualdade e empobrecimento foram aplicadas, isto para não falar na forma absolutamente desrespeitosa como os portugueses foram tratados nesse período. A governação do PSD jamais será esquecida.

Anónimo disse...

Mais demagogia barata, sim senhor.

Daquele energúmeno de nome Passos Coelho.
Mas isso sabe bem o Aonio Pimentel Ferreira e sabemos todos nós

Sai mais uma derivada de segunda ordem do sr joão para mostrar a velocidade manhosa com que os neoliberais da treta se empenham em dar deo gratias a tais canalhas

Zeca Gancia disse...

E com alguma tristeza que vejo discussões só a volta do sexo dos anjos. Algum país submetido aos ditames de terroristas da finança instruídos nas universidades que os formatam na lealdade aos seus donos e não a soberania do seu país, não deveríamos estar surpresos. Discutir PIBs? 10 galinhas para o país,mas os corruptos ficaram com 8 delas? Porque não discutir IDH (índice de desenvolvimento humano) para percebermos os males que esta economia avara ao serviço da predação e usura globais,só nos destrói? Miseráveis será o termo apropriado para aqueles que acham que países como o nosso que fabricando produtos de menor valor acrescentado, que alguma vez se livram de uma dívida criminosa preparada pelos banqueiros ( que roubaram seus próprios bancos) com conluio dos políticos que enganaram quem neles votou.
E urgente pensar Portugal, mas não com esta gente, que se servem, servindo não o país e seu povo, mas as corporações. Dúvidas? Se não forem votar 99% dos portugueses, não se elegerão na mesma? Vai uma aposta?

Anónimo disse...

"É como nos rankings"?

Mas ó pimentel ferreira, os seus rankings não foram já denunciados como uma fraude, uma construção política ao serviço de projectos ideológicos criminosos e predadores

Como também já ficou provado que os rankings não mostram que escolas são melhores. Mostram outra coisa. Mas tudo isto já é requentado, qual o motivo desta sua converseta?

Agora passemos ao numero de circo plasmado na "ausência das dúvidas". Dos "números". Uma das últimas vezes que vi os números apresentados pelo Pimentel ferreira, estes estavam errados a um nível tal, que foi depois compungente a forma como pimentel lidou com tal asnice.

O caro lembra-se ou quer que lhe lembremos o sucedido?
Mais a derivada de segunda ordem da velocidade das desonestidades do próprio?

Anónimo disse...

E porquê neste contexto falar nas desonestidades de pimentel ferreira?

Por esta frase digna dum Mises contemporâneo:

"um país no meio de um programa de ajustamento financeiro, entregue aos credores pelos bancarroteiros do PS?"

Bancarrota?

Não cabe ao PS a tal promoção da "bancarrota". Este foi responsável por muita porcaria feita ao longo destes anos. E quanta esta foi. Mas não passa esta forma de tentar absolver toda a governança de direita e de direita-extrema. Cavaco e as suas PPP. A dívida privada convertida em dívida pública. Os Swaps e as suas misses.As privatizações criminosas (também da responsabilidade do PS) e os predadores do grande poder económico. Os donos disto tudo e a fauna dos banqueiros e dos grandes empreendedores.

Mas há um outro enorme pormenor que não pode deixar de ser sublinhado porque este é uma das grandes manipulações dos troikistas. Repetido até à exaustão pelos pimentel ferreira que se travestem de aonios e de tantos outros nicks por esses blogues fora

Bancarrota mesmo?

” Basta recordar que o mesmo país que estava a semanas da bancarrota ( o alarido que os crápulas fizeram com esta ameaça) foi capaz de esperar meses pela primeira transferência vinda da “troika” internacional, e que sobreviveu sem ruptura das contas públicas, pagando não apenas salários e pensões como as rendas pornográficas das PPP ou os juros agiotas a que já se encontrava submetido. A esfarrapada desculpa da bancarrota é uma mentira tão mentirosa como a promessa de Passos Coelho de não mexer nos subsídios.”.

Anónimo disse...

Mas a desonestidade de Pimentel ferreira junta-se à sua tentativa canhestra de nos impingir a sua "reeleitura dos factos", nesta sua manobra de entregar aos "credores" o país

- Por "credores" quer pimentel ferreira dizer troika. (Agora estão nesta, branqueando o crime e os criminosos)

-O Memorando também foi assinado pelo PSD e CDS

-O famoso economista Eduardo Catroga que negociou com o PS em nome do PSD vangloriou-se da sua responsabilidade em entregar aos "credores" o país

Catroga dizendo que o memorando é seu:
https://www.youtube.com/watch?v=V4UaXkJV0IY

-Todos nós nos lembramos como aquela canalha pretendia ir "ainda mais longe do que a troika". O tal programa de ajustamento financeiro ( quer este tipo dizer,naquela sua linguagem asséptica, o memorando assinado com a troika) é afinal apenas uma parte da história.Uma história que passou, com troika e sem ela, pela tentativa de se voltar ao século XVIII nas relações laborais e nos direitos de cidadania. E pela tentativa de revanchismo com Abril e com a liberdade.

-PPC não entregou nenhum governo ao sucessor. Mais uma vez uma linguagem em formol, para esconder a essência dos factos. Passos coelho e a direita saíram derrotados no seu projecto de liquidação do país. Não conseguiram formar governo. Foram simplesmente corridos deste, para grande desgosto daquele sinistro Cavaco e para fúria , desnorte, raiva do seu amigo passos, que andou durante todo este tempo com o ressabiamento entalado no seu gasganete de pedante, sem escrúpulos e sem verticalidade

Este "número" de pimentel ferreira é que não deixa mesmo dúvidas

João Pimentel Ferreira disse...

"Por "credores" quer pimentel ferreira dizer troika."

Antes de haver troika já havia credores! Ou queres ver que a dívida apareceu com a troika?

https://www.matematicaviva.pt/2015/08/como-austeridade-colocou-um-forte.html

João Pimentel Ferreira disse...

"Discutir PIBs? [...] Porque não discutir IDH (índice de desenvolvimento humano) para percebermos os males que esta economia avara ao serviço da predação e usura globais,só nos destrói?"

Concordo em absoluto! Mais importante que o PIB é o IDH. Mas que quer? Quer a mídia, quer aqui os escribas da casa, focam-se apenas na riqueza gerada pelo país! Afinal, quem é mais capitalista? Os banqueiros, ou a pequeno-burguesia sindical para quem o alfa e o ómega das políticas públicas deve ser o seu salário?

Vede o IDH de 2016
https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%8Dndice_de_Desenvolvimento_Humano

Nos países do topo estão países com economias de mercado (excetuando os EUA)
Já os países comuno-socialistas estão lá bem no fundo. Não encontra um padrão?
Mais, nos primeiros 10 países de topo do IDH, funcionam economias social-liberais. Não encontra um padrão? Ou usará do argumento da praxis? O problema está no ranking! Abula-se! Não se preocupe que Nuno Serra fará já nos próximos dias vários "posts" para nos contar as deficiências metodológicas do ranking oficial do IDH, e como o governo da Gerinçonça, no ranking correto (o ajustado por ele), já colocou Portugal no top 5.

E viva o 25 de Abril!
https://www.youtube.com/watch?v=qFQgFdswiT4

João Pimentel Ferreira disse...

E já agora, pode-me explicar Nuno Serra, como é que a média da UE da Zona Euro, na tabela para 2017, ocupa os lugares 15.º e 16.º respetivamente, num total de 19? Como é que uma média pode ocupar o lugar de 16.º em 19? Não é matematicamente impossível, por isso dou a ressalva, mas cheira-me a fraude!

Anónimo disse...

Eu gostaria de salientar um dado interessante.
É que a média de crescimento dos países da UE está consistentemente acima da média de crescimento dos países da EMU (zona Euro).
Se ainda fossem precisas provas do fiasco económico que o Euro constitui...
Decididamente o Euro é inimigo do crescimento económico.
S.T.

Anónimo disse...

Ó Sr João Pimentel Ferreira!

Raras vezes tenho visto uma banha-da-cobra mais faralhada do que o seu post a explicar o aumento da dívida pública durante os governos de Passos Coelho pela lei da inércia.

ROTFL

Decididamente o cavalheiro não tem a mínima noção do ridículo.
O Sr é claramente uma estrela da economia a despertar para o anonimato!
Já pensou em fazer carreira na comédia? Que talento!
S.T.

Anónimo disse...

Ó sôr pimentel ferreira, faça o favor mas podia ser um pouco mais sério?

Dizia o isaque da silva pimentel ferreira:
"com um país no meio de um programa de ajustamento financeiro, entregue aos credores pelos bancarroteiros do PS?"

Efectuou-se a clarificação necessária:
"Por "credores" quer pimentel ferreira dizer troika."((Agora estão nesta, branqueando o crime e os criminosos)

Insiste Aonio vitor pimentel ferreira:

"Antes de haver troika já havia credores! Ou queres ver que a dívida apareceu com a troika?"

Eu sei que deve custar ao pimentel. Mas o que ele, o próprio, pimentel ferreira himself, se refere é a entrega aos credores do país pelo facto de ele estar ( na sua perspectiva) na bancarrota.

Ora o país foi entregue à "troika".

Não adiantam assim estes contorcionismos circences, com que pimentel aonio isaque ferrreira é fértil:

-Antes de haver troika já havia credores

-A dívida não apareceu com a troika. ( Essa é de cabo de esquadra. Como é que poderia ter aparecido a troika se o pretexto para a troika foi a "bancarrota" e a dívida? Esta no entanto aumentou com a troika, como se sabe)

-Não adianta o desviar para textos que não correspondem ao que se debate. Ainda para mais com um sabor a reader´s digest ou a artigo de divulgação "científica" estilo Hola. A mediocridade tem limites e este impingir de banha-da-cobra é muito feio




Anónimo disse...

A prova que estamos mesmo no domínio da banha-da-cobra é, para além do já referido, o comentário perfeitamente ao lado do caro joão isaque da silva pimentel ferreira.

Em jeito de defesa ao "desempenho do anterior governo", algo que, salvo melhor opinião cai no domínio da gargalhada ( e da segunda derivada) o que faz Pimentel ferreira?

Foge! Dá de frosques!

E agasalha-se no IDH

Anónimo disse...

Para pintar o cenário pimentel ferreira manda-nos para o IDH.

Começa logo por ser necessária uma correcção. Este não é o índice de 2016.
Esta é uma lista de países ordenada por Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) como incluída no Relatório de Desenvolvimento Humano no ano de 2014 do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), da Organização das Nações Unidas (ONU), compilado com base em dados de 2015 e publicado no dia 21 de março de 2017.

E depois o que assistimos?
"Quer a mídia, quer aqui os escribas da casa, focam-se apenas na riqueza gerada pelo país! Afinal, quem é mais capitalista? Os banqueiros, ou a pequeno-burguesia sindical para quem o alfa e o ómega das políticas públicas deve ser o seu salário?"

O que é isto? Que desespero este para encontrar estas patetices sobre o "mais capitalista" e "alfa e o ómega". Mais os banqueiros e os escribas?

Passos Coelho está simplesmente lixado se conta com este e com isto para tentar vender-lhe os tempos de chumbo da sua governação

Anónimo disse...

Consciente do que o que disse não cola, frustrado mesmo pela denúncia serena das patetices produzidas pelo Passos, pimentel ferreira resolve continuar a patinar na maionese.

Fala desvairado ( que desespero este ) em países do topo e nos países comuno-socialistas e no padrão.

Humm...mais uma vez os estudos do pimentel mostram rombos de todo o tamanho: O capitalismo é o que domina o mundo. Países comuno-socialistas não se sabe bem o que sejam,só mesmo na cabeça do aonio isaque pimentel. O padrão esse só mesmo o da sua fuga

Porque índices há muitos.

Porque padrões nestes também há muitos. Mesmo neste IDH. A começar por se verificar que no topo da tabela estão três paises, nenhum deles pertencente à UE. E que nos primeiros 10 só 4 pertencem à UE. O 9º, a Islândia, deu uma coça na chantagem dos bancos holandeses e ingleses E os paises ditos neoliberais polvilham todo o espectro, desde o cimo até ao fundo, estando muitos deles em piores condições pelas políticas neoliberais impostas pelos países que os colonizaram e pelos predadores que os governam. Passos coelhos há também muitos, que também se governam, governando outros países. E nem falemos da guerra de pilhagem e de saque promovida pelos interesses que se sabem.

Anónimo disse...

Mas o que releva nem sequer é o padrão que pimentel nos quer impingir, embora se diga desde já que se pensa que é assim que vende a banha-da-cobra dos "sociais-liberais" está tão enganado como aquele pobre tipo que jura a pés juntos que a terra é plana

O que não se pode deixar passar é este tom grosseiro de pimentel ferreira, em que mostra o que lhe vai por dentro, o que o frustra e o que o irrita

-Demoniza a praxis, confirmando o que já suspeitáramos. A realidade não é com ele e prefere montar na aceleração dada pela segunda derivada.

-Investe contra quem critica os rankings duma forma histérica. Cite-se:
" O problema está no ranking! Abula-se! Não se preocupe que Nuno Serra fará já nos próximos dias vários "posts" para nos contar as deficiências metodológicas do ranking oficial do IDH, e como o governo da Gerinçonça, no ranking correto (o ajustado por ele), já colocou Portugal no top 5."

Como é possível tanta javardice intelectual e tanta desonestidade neoliberal?

O desmontar dos rankings das escolas perturbou-o tanto que agora se volta para o do IDH? Desta forma à aonio pimentel?

O Nuno Serra tocou-lhe na menina dos olhos da privatização do ensino que agora se comporta assim desta forma trauliteira para com este?

A treta sobre o desempenho do anterior governo ter sido muito superior é de tal forma disparatada que mais não resta do que tentar investir no Top 5 para que a esqueçamos como a anedota do dia?


Como cereja no topo do bolo temos mais um link ofertado pelo pimentel que nos conduz directamente a um tesourinho deprimente. De tal forma deprimente que nem sequer se consegue ouvir até ao fim.
Mais uma vez se pergunta se pimentel ferreira ganha alguma coisa pelas visitas que promove aos seus espectáculos kultorais e intelectóides?


Francamente Pimentel não terá uma voz amiga que lhe faça ver a figura que faz? Nem que seja a sua amiga Matilde que com toda a certeza faria uma bem melhor figura?

Jose disse...

Só um idiota «poderá ter sido levado a crer que, nos anos em que ele foi...».
Passar de uma economia bombada a despesa e investimento público sustentados em dívida para um regime de austeridade só poderá suscitar crescimento na cabeça de gente disfuncional ou esquerdalhos assumidos, o que são condições equivalentes.

Lowlander disse...

Jose,
1 - Entao e a austeridade expansionista? Nao te lembras pah?
2 - Estara o Jose, por conseguinte, a dizer que o BCE e composto por uma cambada de gente disfuncional ou uma condicao equivalente?
3 - Sera, segundo o Jose, o ex-presidente Trichet um esquerdalho assumido ou uma condicao equivalente?

Chegas tarde (o raio do texto foi publicado ante-ontem) e a cantar desafinado (obviamente nao leste o memo). Ressacado. Conclui-se.

Anónimo disse...

Continua o mesmo este jose, a espalhar pérolas que revelam o seu fino pendor intelectual e a sua matriz educativa.

(Quase que se iria jurar que é patrão daquela estirpe de patrões caceteiros do género Ferraz da Costa.)

"Só um idiota"...profere a bombar a sua perturbação disfuncional e serôdia.

Acontece que durante um ror de tempo, nos tempos que se seguiram à queda daquele governo austeritário e daqueles anos de chumbo da governação de Passos/Portas/Cristas/Albuquerque, assistimos ao faduncho da vinda do diabo.

Ou seja, asistimos a duas coisas. Ao falhanço da política austeritária por um lado. E ao falhanço do mito que, ou nós ou o caos, que todos os crapulazitos gostam de contar.

Mas há mais. Durante o tempo austeritário ouvimos inúmeras vezes outro fado, o fado do "ir mais longe que a troika". E uma das vozes do coro de tal coral foi precisamente a deste jose.

Se este quer agora fugir da responsabilidade do falhanço da governança neoliberal é lá com ele. Se quer tentar defender a cambada que se governou,governando, é lá com ele. Se quer corrigir a idiotice de quem jurou ver o diabo em cima duma pileca, qual caçador impotente em caçada marialva, é também lá com ele.

Mas este nível insultuoso? A que propósito?

Até onde vai tal disfuncionalidade, serôdia e um pouco rasca?

João Pimentel Ferreira disse...

ST diz
"Raras vezes tenho visto uma banha-da-cobra mais faralhada do que o seu post a explicar o aumento da dívida pública durante os governos de Passos Coelho pela lei da inércia."

E assim se desmonta um argumento em sim mesmo! Substância: zero! Lixo retórico: máximo!

Continue, vai no bom caminho da "tralha neoliberal"!

Jose disse...

Uma dos sinais indicativos de um cretino é a sua impermeabilidade a qualquer argumento razoável.
Vou enunciar três, e veremos quem se denuncia como cretino:
1 - O acordo com a troika não definia condições que por qualquer modo levassem a que o crescimento a curto prazo fosse expectável. Bem pelo contrário, a contracção da economia era o resultado inevitável, a que se seguiria um crescimento definido como sustentável e capaz de vir a pagar a dívida.
2 - O crescimento inicia-se em 2013, abranda em 2016, retoma em 2017 para uns estrondosos 2,7 que provavelmente o aproxima dos juros expectáveis para anos próximos.
3 - A cena do Diabo pressupunha a execução de um orçamento aprovado pela mui soberanista, progressista e esquerdalha AR Portuguesa. Ora esse orçamento não foi cumprido nem na despesa nem na receita; entre cativações, cortes na despesa e no investimento orçamentado, aumento da dívida a fornecedores e receitas de medidas não constantes do orçamento, lá se afastou o Diabo. E, pérola maior da treteirice, não rectificar o orçamento foi proclamada como uma grande vitória geringonçosa.

Anónimo disse...

Fantástico argumentário de S.T., ele diz:

"É que a média de crescimento dos países da UE está consistentemente acima da média de crescimento dos países da EMU (zona Euro)" para sapientemente concluir que "o Euro é inimigo do crescimento económico".

Considerando que, como o Sudeste Asiático, com as suas leis laborais tão idolatradas pela esquerda, ou mesmo os eua, com a selva liberal que por lá impera, têm crescimentos económicos muito acima da Europa, é o modelo deles que temos de copiar, porque o nosso garantismo legal nas relações do trabalho é um fiasco? É isso caro ST? É o crescimento económico a bitola de um país Humano com Qualidade de Vida?

E que tal pensar que muitos países da UE, que estão fora do Euro, estão fora exatamente para não terem de sustentar o parasitismo do sul, e por isso são mais ricos e prósperos, tal como Reino Unido, Dinamarca ou Suécia? Não lhe surgiu esse pensamento?

Vá lá, acho que consegue melhor argumentação!

Lowlander disse...

1 - https://www.blogger.com/comment.g?blogID=4018985866499281301&postID=3800473238713112943

"Passar de uma economia bombada a despesa e investimento público sustentados em dívida para um regime de austeridade só poderá suscitar crescimento na cabeça de gente disfuncional ou esquerdalhos assumidos, o que são condições equivalentes."

Jose - 19-02-2018

2 - http://www.ecb.europa.eu/press/key/date/2010/html/sp100624.en.html

“The idea that austerity measures could trigger stagnation is incorrect,” [porque] “confidence-inspiring policies will foster and not hamper economic recovery”.

Jean-Claude Trichet 26-06-2010. Presidente do BCE 01-11-2003 – 31-10-2011

3 - Membros da Troika: Comissao Europeia, Banco Central Europeu, Fundo Monetario Internacional

Anónimo disse...

Cretino?

Mas herr jose ainda não percebeu como funciona a coisa?

Parece que não, mas repetimos

-Se o seu processo de aprendizagem cívica teve lapsos e sofreu agravamentos em virtude dos negócios em torno de cadáveres

-Se o seu processo cívico foi perturbado pela sua actividade patronal

-Se o seu processo de salazarento personagem anquilosou pelo processo de libertação a 25 de Abril de 1974

-Se não consegue conviver com uma linguagem minimamente decente

...então sistematicamente verá ser-lhe corrigida essa linguagem que confirma a mediocridade patronal tão sobejamente conhecida

"Cretino" é um nome feio. Nem sequer tem como desculpa o olhar-se ao espelho e dizer que está a falar com o seu reflexo

Compreendido?

Anónimo disse...

Posto este puxão de orelhas cívico ao jose, passemos ao desmontar dos tretas troikistas.

"O acordo com a troika não definia condições bla-bla-bla...crescimento expectável...bla-bla-bla...a contracçao da economia..mais bla-bla-bla...e era o resultado inevitável...já não há pachorra para tanto bla-bla-bla

Eis o resumo da propaganda do jose. Pena é que esbarre com a realidade. E bebe daquela água fétida dos que tentam contar a história de acordo com os vende-pátrias de serviço. A frequência do observador e dos outros antros neoliberais dá nisto

O que acontece é que a troika falhou miseravelmente nas suas previsões. O expectável deixou de o ser. Tudo treta . Tudo mentira. De tal forma e tanto que Teodora Cardoso, a insuspeita economista, considerava em 20 de Março de 2013 que as responsabilidades pelo falhanço nas previsões económicas que estiveram na base do programa internacional de resgate a Portugal deviam ser divididas entre o ministro das Finanças, Vítor Gaspar, e a troika.

Jose não só tenta dourar a pílula,como também aldraba. Jose mente.Se pensa que pode jogar contra a memória dos factos engana-se

Estas tretas de amante troikista em processo de fraude não passam.

Anónimo disse...

Parasitismo do Sul?

Ó pimentel ferreira,a tralha neoliberal reconhece-se por este discurso troikista, destrambelhado e sujo

Como o seu.

Não lhe surgiu este pensamento?

Anónimo disse...

"como o Sudeste Asiático, com as suas leis laborais tão idolatradas pela esquerda"

Ó pimentel ferreira, a sua amiga Matilde não o verbera por tantas idiotices escritas em tão pouco tempo?

Assim não vai lá. É demasiado caricato até mesmo para a sua caricata personagem. Ninguém o leva a sério . E arrisca-se a não conseguir mais do que uma valente gargalhada de cada vez que assome a um blog decente

Anónimo disse...

Uma das frases que ficou para o anedotário nacional foi uma em que a ex-ministra Maria Luís Albuquerque, num debate no parlamento e em resposta à demonstração do falhanço clamoroso da governação troikista, disse:

"A dívida não aumentou, apareceu"

"No início da crise financeira (2007/08), a dívida soberana portuguesa rondava os 72% do PIB, atingindo em 2010, com os impactos na economia e no resgate da banca, cerca de 96% do PIB. Quando a maioria de direita chega ao poder, determinada a aplicar o Memorando de Entendimento e a «ir além da troika», a dívida pública continuou a aumentar, passando de 111% do PIB em 2011 para atingir, no final de 2014, o patamar dos 130%. Isto é, uma diferença de cerca de quinze pontos percentuais acima do valor previsto pela troika para esse mesmo ano, e que resulta de uma evolução negativa das duas parcelas de cálculo: o aumento da dívida em valores absolutos (de cerca de 196 mil milhões de euros em 2011 para 226 mil milhões em 2014) e a queda do produto, em resultado das políticas de austeridade."
(Nuno Serra)

Isto não era o "expectável".Não era o "resultado inevitável". Isto eram as contas apresentadas pela troika e pela canalha que nos governava. E, como pano de fundo ainda trauteavam os "lá vamos cantando e rindo", perdão " o lá vamos mais longe do que a troika".

(Troika tão idolatrada por tal cambada, que ainda hoje constitui um dos momentos altos da pieguice do Jose, as lágrimas que este verteu quando se anunciou que esta"partiria" )

Anónimo disse...

O descalabro das contas troikistas permitiu o contra-ataque dos que não toleravam já o domínio das bestas sobre o país.

E todavia para alguns troikistas fanáticos, daqueles que queriam ainda mais, a causa de tal descalabro repousava noutra coisa ( não, nessa altura não se falava no "expectável"e no "resultado inevitável")

Damos a palavra ao Jose que em 14 de Outubro de 2013, desvairado e fora de si, tentava justificar o falhanço troikista/Passisto/neoliberal nestes termos:

"Austeridade insuficiente e Constituição blindada dá nisso mesmo!"

Anónimo disse...

"O crescimento inicia-se em 2013"

(Só falta jose falar na aceleração dada pela segunda derivada e outras palermices do género)

Mais uma vez a memória é lixada.

Em 2013 o tribunal constitucional veta algumas medidas criminosas dos terroristas sociais. Põe um travão nas políticas de Passos Coelho que subiu ao poder em Junho de 2011. Este rapidamente estourou com o país que trabalha. Rapidamente se demonstrou que este era um mentiroso sinistro. Rapidamente se começou a ver o discurso para além da troika e o assalto à mão armada a quem tinha menos. Despedimentos, miséria, assalto ao bolso dos que trabalham, tentativa de privatização quase total do SNS, assalto à educação pública, roubo de feriados, aumento exponencial do desemprego,esmagamento dos cidadãos com impostos para pagar as falcatruas dos banqueiros, etc, etc, etc

Os neoliberais,a direita, a extrema-direita atiram-se ao TC. Alguns apelam à subversão completa do sistema democrático. Um idiota do regime diz que é a minoria a tentar impor a sua vontade à maioria e destrambelhado insulta os juízes do TC. Insultos e ameaças que se repetem pela fina flor do entulho.

Jose chega a apelar à violência contra o Tribunal Constitucional

É a constituição que está a impedir o amado Passos de governar.

O processo austeritário quebra. pela mão da Constituição , contra a vontade da governança e apesar dos berros histéricos dos sicários.

E o processo austeritário entope de alguma forma. Pela mão dos juízes do TC, pela mão da Constituição, pela mão da luta popular. Para raiva, mantida e jurada, da tralha neoliberal /pesporrenta

Anónimo disse...

Ridiculamente, qual florzinha de estufa frustrada perante os factos, jose fala nos "estrondosos 2,7 % de crescimento mais os juros bla-bla-bla

O que dirá então o mesmo sujeito do trambolhão no PIB nos anos cavernícolas da governança do Passos?

Jose também não terá alguém amigo que lhe explique as figurinhas que faz?

Anónimo disse...

E depois...

e depois temos a cena do diabo, explicada daquela forma pelo jose

Não vale a pena falar na choraminguice da rectificação ou não do orçamento. O ridículo não mata mas justifica abandoná-lo à beira da estrada. Argumentos idiotas não são argumentos. São apenas manifestações impotentes a lembrar a nulidade argumentativa dos pafistas que se esquecem que com oito rectificativos, o Governo da coligação PSD/CDS-PP foi aquele que mais vezes apresentou alterações à lei do orçamento desde 1977.

Com os resultados que se viram. Aldrabões e incompetentes

Enquanto no pós pafismo... sem orçamentos rectificativos ou derrapagens, como aconteceu na legislatura dos anos de chumbo de Passos /Portas/Cavaco

É de tirar o sério a um santo

Anónimo disse...

Mas vale a pena abordar o autêntico faduncho com que jose tenta justificar o tremendismo do diabo.

Mete pena, palavra. Veja-se esta baba e ranho:

"pressupunha a execução de um orçamento bla-bla-bla... Ora esse orçamento não foi cumprido nem na despesa nem na receita; entre cativações, cortes na despesa e no investimento orçamentado, aumento da dívida a fornecedores e receitas de medidas não constantes do orçamento".

Foi só mesmo por isso. Os malvados dos "esquerdalhos" enganaram o Passos mais os seus sicários e levaram-no a abraçar as teses tremendistas do Diabo.
São estes os verdadeiros responsáveis pelas idiotices do boss e pelas cenas canalhas do diabo

Que cena mais pungente e degradante. Que pieguice insuportável e sabuja

Anónimo disse...

Passos andou com o diabo na boca um ror de tempo. Ultrapassou o período do orçamento e continuou montado no discurso idiota do diabo. Foi obrigado a mudar o discurso mas fê-lo tardiamente. Depois da certeza da não vinda do diabo e do Apocalipse com a governação da dita geringonça, mudou de agulha para tentar escorropichar alguma coisinha.

O caricato da questão é tão grande que Passos faz a figura que faz. A dum oportunista sem carácter nem dignidade que tenta por todos os meios manter-se à tona de água. Sabendo toda a gente o que ele representa,sabendo toda a gente do que de facto é capaz quando fica de mãos livres para servir os grandes interesses económicos. É bom lembrar a pesporrência de quem mandava os outros sair da sua zona de conforto, emigrarem ou considerarem o desemprego e a miséria como uma oportunidade...(de negócio para os vampiros).

A própria direita e a direita extrema tomaram consciência que aquilo
é papel usado, sem préstimo nem utilidade, demasiado ligado aos anos de chumbo criminosos da sua governação.Agora é um verbo de encher e só alguma brigada do reumático ainda tenta repetir-lhe o paleio nauseante.

Anónimo disse...

Passos proclamou a vinda irremediável do Diabo. Primeiro foi para Setembro. Depois andou a entaramelar-se nos Reis Magos.Já tinha passado o ano. Já tinha sido aprovado um outro orçamento.

Ouve-se ainda aquela ladainha pateta e patética sobre o "orçamento não cumprido" bla-bla-bla?

Tanto tempo que o coitado ( e a sua pandilha ) terão levado a compreender que o "orçamento não cumprido" bla-bla-bla e bla-bla-bla

Jose, himself, proclamava solene que esperava pelo primeiro de Maio de 2017 para ver o triste fim da geringonça.

Não reparara ainda que o"orçamento não cumprido" bla-bla-bla

Entretanto com o Diabo vinham outros diabinhos. E o processo "geringonço" estava a reverter as medidas tomadas pela governança. Caía o Carmo e a Trindade. A reversão das medidas criminosas de Passos e dos seus muchachos punha me risco o país e a sua sobrevivência. A devolução de salários e de pensões arruinaria o projecto pafista para Portugal ( mais os 600 milhões que Passos prometia sacar ao bolso dos portugueses). A reposição dos feriados incomodaria os patrões portugueses e Portugal veria o seu futuro comprometido. o horário da função pública faria desaparecer de vez o país do mapa

Francamente. Este jose pensa o quê? Que somos todos parvos para engolirmos estas idiotices mal enjorcadas?

Anónimo disse...

O caricato vem a seguir

É a própria elite do PSD que torpedeia a miséria argumentativa do pobre jose sobre o diabo.

Em Maio de 2017 ( ena, tantos "orçamentos já não cumpridos") Manuela Ferreira Leite considerava que o PSD ficara sem discurso por não se ter associado à "perspectiva de crescimento" e ter alimentado uma atitude "pessimista".

Ferreira Leite criticava a estratégia de Passos Coelho por se ter associado a "uma perspectiva pessimista, considerando que apenas havia uma solução e que ao ser abandonada essa solução isto ia tudo por água abaixo".

Perante esta estratégia, a ex-ministra das Finanças considerava que "é difícil agora mudar de discurso e ao ser difícil mudar de discurso fica-se sem discurso".

Passos montara no Diabo.E por lá ficara

Mas há mais:

Marques mendes aconselhou a 14 de Janeiro de 2018 Rio a evitar o "discurso do diabo". É treta. "Esqueceu-se" foi de falar que foi por causa do "orçamento não cumprido" bla-bla-bla

Anónimo disse...

"Como o diabo não veio, tiveram que arranjar um novo discurso"

Mas o diabo anda sempre entaramelado no discurso pafista
A 27/09/2017 - Passos acusa o PS de ter vendido a "alma ao diabo" para governar. Esquecera-se já da vinda do diabo himself com que andou atrelado mais de um ano


"Durante a campanha interna, Rui Rio já havia anunciado, com não poucos estilhaços polémicos, a orientação estratégica de, não sendo o PSD o partido mais votado ou não dispondo de uma maioria absoluta com o CDS, viabilizar um governo minoritário do PS com o assumido objectivo de o libertar da necessidade de compromissos com o PCP, o BE e o PE.

Mas, apesar disso, não deixa de ser por demais significativo que, dois dias depois da eleição de Rio, venha logo puxar essa orientação para primeiro plano, ao declarar que « Da mesma forma que o Bloco de Esquerda e o PCP têm vendido a alma ao diabo, exclusivamente com o objetivo de pôr a direita na rua, eu acho que ao PSD lhe fica muito bem se vender a alma ao diabo para pôr a esquerda na rua”, afirmou Manuela Ferreira Leite, em entrevista à TSF».

Anotando-se de passagem o lugar cativo que o Diabo continua a ter no discurso de personalidades do PSD é pois de registar o que realmente rala o PSD e como é fraca a sua ambição política para as próximas legislativas embora o seu alvo principal seja compreensível porque confirma o que mais lhes dói, a saber, o peso ou influência da esquerda junto do governo minoritário do PS que o PSD pretende atrair para compromissos alternativos consigo."

Estas palavras certeiras de Vitor Dias, no seu Blog, o Tempo das Cerejas, desvendam afinal o mistério.

Jose já está no mercado a vender-se ao Diabo. Há que vender a alma ao dito cujo. Já que o "orçamento não cumprido"... bla-bla-bla e bla-bla-bla


Jose disse...

Sempre aparece!

Anónimo disse...

Sempre aparece?
As balls de salazar? Há quem ande à procura delas. Alguém as encontrou? Se for o caso é favor entregá-las ao jose

Isto no entanto tem repercussões na forma de agir do jose. Cala-se e foge. O puxão de orelhas foi eficaz, já que assumiu a mansitude adequada.

Já agora,aquela idiotice em género de desafio idiota proferido pelo jose:
"Vou enunciar três, e veremos quem se denuncia como cretino"

virou-se contra o coitado. Os três sinais de "cretino" anunciadas pelo jose, cavalgaram como diabos autênticos nos três enunciados do Jose.

Só lhe resta a fuga,inglória e silenciosa, montado no diabo Ou vice-versa, que com estas coisas nunca se sabe

Jose disse...

«... e veremos quem se denuncia como cretino»

«Sempre aparece!»

Para que não haja dúvidas.

Anónimo disse...

Já percebemos. E já tinha sido denunciado , como se vê no comentário das 18 e 38.
Para que não houvesse dúvidas e as chico-espertices idiotas não passassem

Jose aparece assim aqui montado nos 3 enunciados do próprio jose. Classificado pelo próprio como "cretino" (que linguagem)

E aparece montado nas balls de Salazar...

https://ladroesdebicicletas.blogspot.pt/2018/02/paralelismos-noutra-dimensao.html

Ahahahaha