segunda-feira, 28 de março de 2011

Quem é que os vai derrubar?

“Este grupo de políticos tem em comum o entusiasmo que não consegue inspirar nos eleitores dos seus países respectivos. Não parecem acreditar com grande firmeza em qualquer conjunto coerente de princípios ou políticas. …

Beneficiários dos Estados-providência que põem em causa, eles são todos filhos de Thatcher: políticos que superintenderam ao recuo nas ambições dos seus antecessores …

Convencidos de que pouco podem fazer, pouco fazem. Deles o melhor que pode ser dito, como tantas vezes sucede com a geração baby boom, é que não defendem nada em particular: políticos light.

Já sem confiança em pessoas assim, perdemos a fé não só nos deputados e congressistas, mas no próprio parlamento e no congresso. Nessas alturas o instinto popular ou é ‘mandar os malandros para a rua’ ou então deixar que façam o pior. Nenhuma das reacções é promissora: não sabemos como mandá-los para a rua, e já não nos podemos dar ao luxo de deixá-los fazer o seu pior. Uma terceira reacção – ‘derrubar o sistema’ – é desacreditada pela sua inanidade intrínseca: que partes de que sistema, e a favor de que sistema substituto? De qualquer maneira, quem é que o vai derrubar?” (Tony Judt, Um tratado sobre os nossos actuais descontentamentos, Edições 70; p.133-4).

Se os partidos do chamado “arco da governação” – aqueles que até hoje nos desgovernaram ocupando a Administração do Estado para proveito próprio e dos amigos dos negócios – estão a preparar-se para um entendimento pós-eleitoral, para um «governo de pilhagem partilhada», então não podemos fugir à questão que preocupa Tony Judt: quem é que vai derrubar este sistema predador?

Para mim, a resposta é a formação de um movimento «Convergência e Alternativa» que se apresente às próximas eleições com uma política de relançamento do crescimento da economia, em alternativa à política depressiva dos PECs.

Em seminários de trabalho, eventualmente com o apoio de economistas estrangeiros a convidar, os economistas do PCP, do BE e independentes,(1) fariam um esforço de concretização de uma política económica exequível que, distribuindo com justiça os sacrifícios que forem inevitáveis, evite o desastre financeiro, económico e social que um «governo de pilhagem partilhada» nos vai apresentar como inevitável e merecedor da nossa resignação. Esse esforço de convergência deveria culminar com a candidatura unitária «Convergência e Alternativa».

Será pedir demasiado? No estado em que nos encontramos, fazer este esforço de convergência é um imperativo moral. A última palavra pertence ao PCP e ao BE já que independentes não faltam para dar um contributo desinteressado. A começar por mim.

(1) E os militantes do PS desiludidos com a sua actual orientação.

34 comentários:

Anónimo disse...

É com agrado que registo a disponibilidade de Jorge Bateira para tentarmos algo de diferente.

João Norte disse...

Pois era. Mas há 30 anos que se espera que os partidos de esquerda reparem que estão a fazer o jogo da direita. A direita, tratando-se de governar entende-se sempre, a esdquerda luta entre si.

Manuel Henrique Figueira disse...

Caro Jorge Bateira:
Estou de acordo consigo quanto a uma parte do diagnóstico, «já não suportamos os que nos desgovernam, mas ainda não sabemos como pô-los fora.»
Quanto à solução, a que nos apresenta tem tanta viabilidade como a hipótese académica de os que nos desgovernam passarem a partir de amanhã a governarem-nos bem.
Tudo tem solução, quando batermos no fundo dos fundos, aquele que já não tem outro fundo falso por debaixo, talvez ela surja então.
Até lá, resta-nos ir discutindo e construindo massa crítica, nada mais.

P. S. As siglas não pluralizam. Não se escreve PECs mas PEC. Com PEC você tanto pode ler Plano de Estabilidade e Crescimento como Planos de Estabilidade e Crescimento.
Se quer pluralizar Planos, porquê por um s junto do C?
Se quiser, veja os 10 Mitos da Língua Portuguesa:
http://www.youtube.com/watch?v=8Y7i-c10mwk&feature=related
M. H. F.

Unknown disse...

Há demasiado tempo o país espera que o PCP e o BE consigam fazer passar para a gestão politica do pais as suas ideias e propostas. É altura de abandonar o isolacionismo operacional e ter a coragem de fazer as pontes que credibilizem as suas propostas e permitam ao país sair do actual impasse em que nos afundamos.

Só com a convergência da Esquerda será possível voltar a haver esperança.

José Cavalheiro

Por uma alternativa de Esquerda disse...

500 cidadãos e cidadãs de esquerda enviaram hoje às direcções do Bloco de Esquerda e do Partido Comunista Português um apelo “para que se encontrem, com o objectivo único de debater alternativas de governo, à Esquerda, que mobilizem o povo português para uma ruptura com as políticas neo-liberais”.
A iniciativa surgiu na noite da passada quarta-feira nas redes sociais, traduzindo-se na recolha de assinaturas numa petição on-line, intitulada “Por uma alternativa de Esquerda”, que permanece aberta à subscrição.
Os cidadãos não defendem nenhum modo específico de concretização desse encontro entre os partidos à esquerda do PS, mas pedem que “sejam interlocutores a CGTP e as organizações representativas dos trabalhadores, os partidos da esquerda extra-parlamentar e os movimentos sociais progressistas”, por considerarem fundamental que “todos juntos (partidos, movimentos e cidadãos de esquerda) consigamos ultrapassar divergências, em nome de uma mudança de rumo do país, que responda aos anseios não concretizados da Revolução de Abril”.

Lourenço disse...

No dia seguinte a esse movimento ganhar o poder em Portugal através das eleições, não nos emprestam nem mais um cêntimo e não sei se não fazem avançar a força aérea alemã sobre Lisboa...

As eleições e a democracia são muito agradáveis mas apenas se servirem o interesse de quem manda.

Diogo disse...

Um homem que se encontre desempregado, a quem todas as portas se fecham, que se veja na posição de ter de entregar os filhos a um orfanato e ir dormir para baixo duma ponte ou suicidar-se, pode muito bem sentir-se capaz de esborrachar a cabeça a dois ou três dessa alegre rapaziada que se prepara para partilhar a pilhagem do país.

Unknown disse...

Meu caro Jorge,
Compreendo e concordo com a urgencia de as esquerdas se entenderem. Mas para mim este desafio apenas pode servir para testar o que já sabemos: a absoluta incapacidade de entendimento entre duas forças (PC/BE)que se digradiam desde sempre. Por outro lado, e pelas mesmas razões, o apelo à "Convergencia e Alternativa" deve ser suficientemente abrangente para aí caberem, além dos eleitores do PCP e do BE também os do PS que estao desapontados com as políticas de Sócrates.

Fernando disse...

É necessário lançar-se esse apelo o mais depressa possível! Nos meios académicos da Economia movimentam-se muitos professores de Esquerda que não pertencem a um nem a outro partido. Por que não promover um debate - e por que não num auditório de Universidade, espaço público que cada vez mais forma zombies acríticos!? - onde se elabore um programa mínimo de Esquerda? Lanço-lhe esse desafio! Não faltarão deputados de ambos os partidos, mesmo que o façam sem representação!

Rocha disse...

Se o Bloco se deixar de alegrismos sim é possível uma convergência com o PCP. Mas isto significa uma ruptura com o PS, todo o PS, incluindo os dissimulados que vendem uma miragem de uma suposta "ala esquerda".

pvnam disse...

Vira o disco, e toca o mesmo...: "Governo e oposição estão/são completamente manietados pelos lóbis" - César das Neves


---> A superclasse (alta finança internacional) não só pretende conduzir os países à IMPLOSÃO da sua Identidade... como também... pretende conduzir os países à IMPLOSÃO economica/financeira. Paul Krugman, por exemplo, pretende que países à beira da bancarrota... aumentem ainda mais a sua despesa pública!!!...

DE FACTO:
-> A Superclasse (alta finança internacional) ambiciona um Neofeudalismo - uma Nova Ordem a seguir ao caos...
--->>> Começa-se a perceber que a superclasse (que andou a fomentar o caos por todo o lado...) está agora a apontar para uma Nova Ordem - Joe Berardo (19/02/11): "um novo género de ditadura que todos temos de aprender".


Um blogger resumiu a coisa assim:
«««É essa/esta a “liberdade” que nos espera… Um contexto de desemprego e crise permanentes acompanhados de cartelização das empresas/corporações prestadoras de cuidados de saúde (ETC) e subsequente aumento de preços. Assim a populaça vai ser dominada.

Até que um dia dar-se-á um banho de sangue em algum lado e virá um “new deal” outra vez…

Liberais e comunistas têm de facto muito em comum: ou são tolos ou são perversos…»»»

Platão disse...

Excelente ideia. Vamos a isso! Já chega! É possível derrubá-los - temos que acreditar nisso.

tempus fugit à pressa disse...

derrubar uns para que outros

s'alevantem

já ouvi isto nalgum lado

nã me lembro é adonde

derrubar como estalinhos fez a trotil

ou como Mao fez a 50 milhões de chinocas

Nuno disse...

Como não estou dentro da militância de nenhum partido, perguntava a quem soubesse responder por que raio é que o BE e o PCP se vêem sempre como a "ruptura", ou "oposição determinada" ou "contestatários" e nem por uma vez, ao contrário do PP, os vi dizer "vamos formar governo" ou "estamos prontos para assumir a responsabilidade".

Nunca vão sair da cepa torta se não tiverem líderes mais apelativos ao cidadão comum e se continuarem com esta gasta retórica de oposição eterna.

Digo isto porque gostava de alterassem radicalmente esta forma de ser, que só reconheço por enquanto no seu grupo do Parlamento Europeu.

Mário Figueiredo disse...

Enquanto o BE não se definir ideologicamente será dificil uma aliança com o PCP. Os recentes aconteciemntos atestam a fragilidade política e ideologica do BE: moção censura; candidatura M. Alegre; Libia...
O PCP ao se coligar com este BE estará a dar um salto no escuro.

Anónimo disse...

A referência do Arcanjas aos 50 milhões de chinocas é interessante. O grande salto me frente. Era o que queriam na união. Eliminar os 50 milhões de burgueses. Enganam-se. Podem começar pelo PVnam , lixo racista.´
E o MHFigueira que vá dar lições para outro lado.

so dep disse...

Hi, i learn your blog occasionally and i personal the same one and i used to be just wondering for those who get plenty of spam feedback? If that's the case how do you prevent it, any plugin or something you possibly can recommend? I'm getting so much these days it is driving me mad so any help could be very much appreciated. Anyway, in my language, there are not a lot good source like this.

sim so dep disse...

Wonderful learn, I just handed this onto a colleague who was doing a little analysis on that. And he truly purchased me lunch as a result of I found it for him smile So let me rephrase that: Thanks for lunch! Anyway, in my language, there are usually not much good source like this.

linkwheel disse...

Have you ever considered including a little bit bit more than simply your ideas? I imply, what you say is essential and everything. However its obtained no punch, no pop! Maybe should you added a pic or two, a video? You may have such a extra highly effective weblog if you let folks SEE what youre speaking about instead of simply studying it. Anyway, in my language, there will not be much good supply like this.

buy contextual links disse...

Properly, this is my very first go to to your weblog! We're a gaggle of volunteers and starting a brand new initiative in a neighborhood throughout the same niche. Your weblog provided us helpful info to work on. You will have carried out a marvellous job! Anyway, in my language, there aren't much good source like this.

buy text ads disse...

Hello, I noticed a 3 of your interesting posted posts and wished to ask in case you would be keen on reciprocal pages? Team have weblog about alexis texas ass! Anyway, in my language, there usually are not much good source like this.

contextual backlinks disse...

Your weblog is fine. I simply need to touch upon the design. Its too loud. Its doing way an excessive amount of and it takes away from what youve bought to say --which I feel is de facto important. I dont know if you happen to didnt suppose that your phrases could hold everyones attention, however you have been wrong. Anyway, in my language, there usually are not a lot good source like this.

contextual link building disse...

Howdy, i learn your weblog occasionally and that i own a similar one and i was just wondering if you get loads of spam feedback? If that's the case how do you forestall it, any plugin or anything you possibly can advise? I get a lot lately it's driving me mad so any help may be very a lot appreciated. Anyway, in my language, there usually are not a lot good supply like this.

contextual links disse...

Properly, this is my very first go to to your weblog! We're a gaggle of volunteers and starting a brand new initiative in a neighborhood throughout the same niche. Your weblog provided us helpful info to work on. You will have carried out a marvellous job! Anyway, in my language, there aren't much good source like this.

sell text links disse...

Hello, I noticed a 3 of your interesting posted posts and wished to ask in case you would be keen on reciprocal pages? Team have weblog about alexis texas ass! Anyway, in my language, there usually are not much good source like this.

text ads disse...

Properly, that is my very first visit in your weblog! We're a group of volunteers and beginning a brand new initiative in a community within the same niche. Your weblog supplied us useful information to work on. You might have carried out a marvellous job! Anyway, in my language, there are not much good supply like this.

text link disse...

Your weblog is fine. I simply need to touch upon the design. Its too loud. Its doing way an excessive amount of and it takes away from what youve bought to say --which I feel is de facto important. I dont know if you happen to didnt suppose that your phrases could hold everyones attention, however you have been wrong. Anyway, in my language, there usually are not a lot good source like this.

text links disse...

Howdy, i learn your weblog occasionally and that i own a similar one and i was just wondering if you get loads of spam feedback? If that's the case how do you forestall it, any plugin or anything you possibly can advise? I get a lot lately it's driving me mad so any help may be very a lot appreciated. Anyway, in my language, there usually are not a lot good supply like this.

contextual link building disse...

Howdy, i learn your weblog occasionally and that i own a similar one and i was just wondering if you get loads of spam feedback? If that's the case how do you forestall it, any plugin or anything you possibly can advise? I get a lot lately it's driving me mad so any help may be very a lot appreciated. Anyway, in my language, there usually are not a lot good supply like this.

gccf disse...

Hi, i learn your blog occasionally and i personal the same one and i used to be just wondering for those who get plenty of spam feedback? If that's the case how do you prevent it, any plugin or something you possibly can recommend? I'm getting so much these days it is driving me mad so any help could be very much appreciated. Anyway, in my language, there are not a lot good source like this.

gulf coast claims facility disse...

Howdy, i learn your weblog occasionally and that i own a similar one and i was just wondering if you get loads of spam feedback? If that's the case how do you forestall it, any plugin or anything you possibly can advise? I get a lot lately it's driving me mad so any help may be very a lot appreciated. Anyway, in my language, there usually are not a lot good supply like this.

gccf claims disse...

Unbelievable submit! This could support a number of individuals find out about this matter. Do you need to incorporate video clips along with these? It could undoubtedly help out. Your purpose was spot on and owing to you; I most likely won't have to explain all the pieces to my pals. I can merely direct them here. Anyway, in my language, there will not be a lot good source like this.

bp claims process disse...

Glorious info here. This interesting put up made me smile. Perhaps should you throw in a few footage it'll make the whole thing extra interesting. Anyway, in my language, there are not much good supply like this.

bp claims disse...

Have you ever ever thought about adding just a little bit more than simply your ideas? I mean, what you say is important and everything. But its acquired no punch, no pop! Possibly for those who added a pic or two, a video? You may have such a extra powerful blog if you let individuals SEE what youre speaking about instead of just reading it. Anyway, in my language, there are usually not a lot good source like this.