quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Engenheiros há muitos

Na semana passada ficámos a saber que um consórcio liderado pela Espírito Santo Saúde ganhou o concurso para a construção e gestão do hospital de Loures. Uma responsável do mesmo grupo já tinha afirmado à RTP, em 2007, que «melhor negócio do que a saúde só mesmo a indústria do armamento». Um grande e garantido negócio em parceria público-privada: os privados ficam com os lucros e o Estado com os riscos. A minha crónica semanal, publicada na passada segunda-feira no i, pode ser lida aqui. Agora entro de férias. Duas semanas sem crónicas.

18 comentários:

Anónimo disse...

Vários problemas neste artigo:

1. Fazendo as continhas bem feitas, saia bem mais barato tratar um doente no Amadora-Sintra que no Garcia da Orta.

2. Desde que o grupo Mello saiu do Amadora-Sintra, aquilo descambou. Não só o serviço está incomparavelmente pior - e não é um bocadinho pior, é muitíssimo pior - como se instalou o descalabro financeiro.

3. Um concessionário que se porte mal pode sempre ser despedido ou não ver o seu contrato renovado. O estado gestor, não corre riscos, apesar da sua óbvia incompetência na maior parte das actividades que tem sob gestão.

4. A equipa do Ministério da Saúde que geria o contrato e que custava muitos milhões só para conseguir manter as coisas direitas, não foi despedida. Continuam a trabalhar para o estado e a custar os mesmos milhões, embora já não tenham o contrato para gerir.

5. Se o Espirito Santo ganhou, foi porque tinha a melhor proposta. Quem acha que podia fazer melhor, tinha apresentado uma proposta mais vantajosa para o erário público.

6. O estado não fica só com os riscos. Fica também com um serviço gerido por profissionais e poupa muitos milhões - a diferença entre o que pagava ao consórcio que geria o Amadora-Sintra e o que gasta agora. Anote: Em breve estará a gastar 60% a 70% acima do que o que cobrava o grupo mello, atendendo menos doentes e aumentando as listas de espera.

Wyrm disse...

Agora só falta colocar aí umas fontes. Ou então estamos no café.
Se é o caso, deixe-me contribuir: ELES QUEREM É TACHO!!!

Diogo disse...

Engenheiros há muitos e ladrões também. Quando é que os portugueses lhes fazem um exame como deve ser?

marina disse...

o estado , nós ,os contribuintes , com os riscos ; os donos do estados , eles , os políticos , com mais uns lugarzinhos pagos a peso de ouro nos cargos de administração ou assessoria ou patati patata . Não me digam que ainda não tinham reparado porque os donos do estado gostam tanto de parcerias público privadas?

Mar Arável disse...

A coisa não é fácil

mesmo de férias

Anónimo disse...

Boa Marina!
A esquerda e a direita, blá-blá...
até vendem a mãezinha se for preciso!

Jose antonio

croky disse...

Caro anónimo da 1º posta de bacalhau. Depois de ver as suas razões não consigo ainda descobrir o objecto da sua crítica.

Pelo que consegui compreender do seu raciocínio, desde que o "publico" não consiga gerir um hospital ele estará bem entregue ao privado.

Tente então ver as coisas de outra maneira e tb encontrará um lógica razoável: Se as PESSOAS do "público" fossem indivíduos tecnicamente capazes na gestão dos hospitais, então não haveria razão para os por nas mãos dos privados. A minha conclusão a que eu chego é que o problema não está na gestão pública dos hospitais mas sim das pessoas escolhidas para fazer essa gestão.

Repare que eu não acredito que um gestor por ser do "publico" se torne incontornável e imediatamente estúpido. O contrário se passa com o gestor do "privado", ele não se torna o supra sumo da matéria só por pertencer ao privado.

A grande diferença é que os "boys do público" não têm um sentido de serviço público na mesma proporção que os gestores privados têm um sentido de aquisição do lucro.

No meio disto tudo de quem são as culpas ? Do estado predador ! Do bicho papão que nos vai tirar a liberdade de acumular capital ! Da sanguessuga que chupa tudo até ao tutano !

Não meu caro, a culpa não é do estado em si. É das pessoas que o compõem e em ultimo grau dos políticos que tomam decisões. Embora o estado tem trabalhadores esforçados, honestos e trabalhadores, quem toma decisões, quem manda, são os fdp do bloco central que pomos lá em cima eleição atrás de eleição.

Quer apontar baterias ? Aponte a eles. Ponha pessoas capazes nos lugares chave, que o "público" até parece o privado na gestão das instituições. E já agora não só criando lucro - ou menos despesa - mas tendo em conta, acima de tudo, o bem-estar comum. Algo que o privado põem em segundo lugar ...

K disse...

Meu caro croky,
Confesso que o seu ponto de vista me deixou confuso, mas no final percebi que não estava a analisar a situação mas a fazer política.
Se me permite: "...Se as PESSOAS do "público" fossem indivíduos tecnicamente capazes na gestão dos hospitais, então não haveria razão para os por nas mãos dos privados..." - NÃO SE TRATA DE TÉCNICIDADE!! Mas já agora, pergunto-lhe: Só quem não pertence ao BC, é que tem técnica para o cargo?

Para repetir as barbaridades que os outros dizem, mais vale estar calado e começar a pensar!

O Wyrm parece-me acertar mas diz-lo como se fosse mau! Em minha verdade, sabendo como os indivíduos se comportam será mais fácil solucionar o problema. Será questão de pensar mais um bocado para a solução.

Parabéns Anónimo!

Cumprimentos!!

croky disse...

A fazer política ? Já olhou à sua volta ? Mesmo o anónimo do "direita e esquerda , blah blah blah" está a fazer política. Portanto, não vejo o porquê da admiração, muito menos da questão. A qual tem uma resposta mais que óbvia.

"Mas já agora, pergunto-lhe: Só quem não pertence ao BC, é que tem técnica para o cargo?"

É claro que não. No entanto só o bloco central tem provas dadas - e muito mal dadas - ao longo da nossa democracia. Se acredita que os exemplos do passado tem servido este país, por favor continue a votar no bloco central. Força ! Eu por aqui terei que aguentar mais uma legislatura - depois da palhaçada das eleições - de pessoas a dizer que isto está muito mal e os políticos são incapazes e corruptos. Isto está a tornar-se patético a cada ano que envelheço. Já deixou de ter graça, e já me questiono se as pessoas são estúpidas porque gostam ou porque é-lhes imposto um modelo de sociedade rígido e imutável dentro do que prático. Acredito na segunda opção mas há indivíduos que de vez em quando me fazem questionar ...

"NÃO SE TRATA DE TÉCNICIDADE!!"

No fim, no fim é. O que torna as coisas ainda mais desconcertantes. Se um gestor é tecnicamente capaz então porque não aplica essa capacidade em benefício do serviço público ? A questão torna-se política ... essa somos nós que podemos mudar ... de 4 em 4 anos ... No entanto se falarmos de capacidade de manter e trabalhar um processo, falámos de uma característica técnica meu caro.

croky disse...

"Para repetir as barbaridades que os outros dizem, mais vale estar calado e começar a pensar! "

Chefe, não diga parvoíces. Se você pensa antes de falar, então queixe-se aos seus pais porque fizeram um mau trabalho. Se ficasse mudo não fazia diferença. Se deixasse de pensar tb não daríamos por isso. Como você há muitos.

O parágrafo anterior destina-se a responder a uma afronta e não representa algo que escreveria a alguém. Nunca ninguém deve mandar outra pessoa calar. O silêncio deve vir da incapacidade de argumentar pois já não existem argumentos para contrapor.

Por favor ... poupe-me !

K disse...

Há muitas maneiras e formas de dizer a mesma coisa!! Você fê-lo de uma, e eu de outra, embora mais directa! - Se é disso que se queixa, prometo para a próxima ser mais subtil... mas não aponte o dedo só ao vizinho! Esse também é um problema muito comum, do meu ponto de vista.

E deixe de fazer o que faz só pelo que os outros fazem! Comece a valorizar-se!

"A fazer política ? Já olhou à sua volta ? Mesmo o anónimo do "direita e esquerda , blah blah blah" está a fazer política. Portanto, não vejo o porquê da admiração, muito menos da questão. A qual tem uma resposta mais que óbvia."

Cumprimentos sinceros!

Anónimo disse...

esquerda direita , josé antónio? nunca apareceu tão claro o dito de dividir para conquistar. basta dar uma olhadela aos tótós que persistem em alinhar : pobrezinhos lá do norte que suam cada batata que plantam a defender cds ou ppd , ricaços que desbundam caviar a votar pcp ou be.. deixem-me rir ( ou chorar , que é o que me apetece ao ver tanta estupidez e cegueira junta ). quem ganha com isso , quem é ? os partidos e os empregos políticos , mainada. e nós cada vez mais à rasca.

croky disse...

Boa K ;)

Comportamento é conhecimento da, e acção na realidade. Até por vezes somos os bichos da razão lol.

Fica o desafio: Até que ponto conhece a realidade ?

Ana Paula Fitas disse...

Os Ladrões de Bicicletas tem Prémio no A Nossa Candeia.
Abraço.

K disse...

Que realidade? Sua, minha, ...? Houve um tempo em que a via como única... tolo(fui)!

Acredito que a realidade somos nós que a fazemos e a minha é uma obra ainda muito incompleta! Mas tenho a certeza que a completarei acrescentando com todo o meu ser e não usando-me para apagar aquilo que me parecem defeitos porque esses é que a tornam única e minha, E esses não posso apagar!

Que tonta que a ideologia é!

Disse-lhe isto com a intenção de lhe mostrar um pouco da minha perspectiva, para depois lhe poder dizer: não entendo! Quer-me mostrar alguma coisa?

Cumprimentos!!

Anónimo disse...

http://cyberdemocracia.blogspot.com/2009/08/cultura-de-esquerda-na-blogosfera.html


Aqui dizem que tens falta de cultura.

Passam a vida a criticar outros blogues.

Enfim.

Frei Gualdim disse...

"Um grande e garantido negócio em parceria público-privada: os privados ficam com os lucros e o Estado com os riscos."

Infelizmente não é caso único. Estas situações repetem-se amiudemente e em váreas áreas.

Anónimo disse...

E que assim continue, a alternativa seria pior.