terça-feira, 9 de dezembro de 2008

O debate entre economistas não é fácil


Não se pense porem que isso resulta do facto dos economistas falarem linguagens diferentes, se orientarem com teorias diversas, subscreverem paradigmas distintos. Tudo isso existe em Economia – linguagens, teorias e paradigmas divergentes – e não podia ser de outra maneira.

O problema, o verdadeiro problema é que parte dos economistas se arroga o direito de legiferar acerca do que é e do que não é Economia.

Isto a propósito de um extraordinário “Economia política não é Economia, é outra coisa” que de uma só tirada deita pela borda fora séculos do nosso património comum.

A Economia Política não será a Economia do autor do tiro, mas devem os economistas que se reclamam da Economia Política ser punidos por isso, despedidos dos departamentos de economia e dos centros de investigação, não por serem maus, mas por ‘não serem economistas’; ver os seus artigos e projectos de investigação rejeitados, não por falta de qualidade, mas “por não serem Economia”? Tudo isto acontece frequentemente, e não pode continuar a acontecer.

Convenhamos, a Economia que se arroga saber o que é e o que não é Economia corre o risco de passar por ser um bocadinho totalitária.

5 comentários:

O Indivíduo disse...

Pois é... O certo que é que criamos todos uma cultura nas Ciências Sociais que se reproduz pela via do ritual dos números e do fetiche dos dados estatísticos, e estudo que não faz o culto disso não é sério nem credível. Há que mudar paradigmas!!!

António Maia disse...

"O debate entre economistas não é fácil" e deixa-me revoltado por raramente incluir as pessoas. Na maioria não passam de umas espécie-intelectuais desligados dos interesses das pessoas. Discutem para eles e com eles ahahahaha

Anónimo disse...

where you come from!

Anónimo disse...

A long time do not see such a good work, and my mood changed Well, a good start, good BLOG!
Personalized signatures:面对面视频斗地主,面对面视频游戏下载,淮安掼蛋,常州三打一,常州麻将

Anónimo disse...

Very rich and interesting articles, good BLOG!