terça-feira, 9 de outubro de 2007

Prisões Privadas Perigos Públicos

Uma das mais funestas ideias do «novo trabalhismo» britânico é a da extensão da lógica da «gestão empresarial» privada à generalidade dos serviços públicos e mesmo a áreas relacionadas com o aparelho repressivo do Estado. De hospitais a cadeias vale tudo: da concessão, à parceria até à privatização. Os privados rejubilam com lucros assegurados, mas os resultados são quase sempre uma decepção. Agora é uma cadeia gerida por privados (!) que parece que vai ter de ser alvo de uma intervenção de gestores públicos (por enquanto recusada, segundo notícia do The Guardian). Multiplicação de incidentes, «esquemas de incentivos subvertidos pelos prisioneiros» [sic], prisioneiros com acesso mais fácil a drogas e telemóveis (talvez no futuro estes e outros artigos se possam comprar abertamente, afinal de contas a cadeia é agora um negócio). Enfim, um desastre previsível.

Também em Portugal, o governo vai avançar alegre e irresponsavelmente para o alargamento deste tipo de esquemas a novas áreas. No futuro quando tudo isto tiver que ser revertido vamos pagar bem caro estas formas irresponsáveis de engenharia social liberal que apenas subvertem a lógica de serviço público que deveria enquadrar os equipamentos e instituições que asseguram a vida em comum.

3 comentários:

NC disse...

«Multiplicação de incidentes, «esquemas de incentivos subvertidos pelos prisioneiros» [sic], prisioneiros com acesso mais fácil a drogas e telemóveis (talvez no futuro estes e outros artigos se possam comprar abertamente, afinal de contas a cadeia é agora um negócio). Enfim, um desastre previsível.»

Mas não se passa também isso nas nossas prisões públicas?

Nuno disse...

Mesmo q se passe o mesmo nas prisões públicas privatizar não é a solução para resolver esses problemas! Ao privatizar o lucro vai ser o móbil principal e esse não é a "missão" de uma prisão!
Parece-me q há mnuita gente a precisar de (re)ver o Robocop! Aí era o policia q era privada! Já estivémos mais longe!

NC disse...

«Mesmo q se passe o mesmo nas prisões públicas privatizar não é a solução para resolver esses problemas!»

Mas o seu post insinua que a "pouca-vergonha" é culpa da privatização.