sexta-feira, 27 de julho de 2007

Crise Financeira?

A segunda explicação avançada no post abaixo parece confirmar-se. Os mercados financeiros internacionais caíram abruptamente. O medo da generalização da actual crise dos mercados de crédito é cada vez maior.

Ainda é cedo para fazer previsões. Devido à falta de regulação pública, existe uma enorme opacidade quanto ao risco suportado pelos diferentes agentes. Devido aos múltiplos (e exóticos) instrumentos financeiros é dificíl avaliar a robustez dos mercados. No entanto, as diferentes análises da imprensa financeira têm alertado para a falta de prudência dos mais importantes actores.

Em 2001, devido à intervenção oportuna da Federal Reserve e ao relaxamento do equilíbrio orçamental, as políticas públicas permitiram que o fim da bolha especulativa bolsista da segunda metade dos anos 90 não resultasse em mais do que uma breve recessão. Tudo depende da capacidade política de acção e do tamanho do "tombo" que a economia norte-americana enfrenta.

Nota: Na zona euro, devido ao estatuto do BCE e ao Pacto de Estabilidade, os dois instrumentos mencionados estão vedados aos decisores.

1 comentário:

José M. Sousa disse...

E isto não vai ajudar nada:


"Facing the Hard Truths about Energy" :

http://downloads.connectlive.com/events/npc071807/pdf-downloads/Facing_Hard_Truths-Report.pdf

http://environment.independent.co.uk/climate_change/article2790960.ece

Comentário de Jerome a Paris ao relatório da NPC (www.npc.org):

http://www.energybulletin.net/32428.html