quinta-feira, 23 de junho de 2022

Cidades possíveis?


Realizado e apresentado por Ricardo Moreira, o documentário «Cidades Impossíveis» viaja por cinco cidades europeias com experiências interessantes no combate à especulação imobiliária, na resposta a pessoas em situação de sem-abrigo, redução do tráfego automóvel, transporte gratuito e formas de agricultura urbana.

Num momento em que se acumulam na Europa os sinais de uma profunda crise urbana, resultante da retração ou ausência de políticas de provisão direta de serviços públicos e da prevalência crescente, nas últimas décadas, das lógicas do mercado e desregulação, estas experiências abrem perspetivas consistentes de mudança, que importa difundir e replicar.

Com o primeiro episódio dedicado a Berlim e ao combate à especulação imobiliária, num esforço convergente dos poderes públicos e dos movimentos sociais urbanos, a série será semanalmente difundida na Mensagem de Lisboa, até ao próximo dia 20 de julho. Na próxima segunda-feira, 27 de julho, às 18h00 (entrada livre), os cinco episódios da série serão projetados no Cinema São Jorge, em Lisboa, com um período de debate com o público no final da projeção.

3 comentários:

Anónimo disse...

Cá em Portugal é diferente da Alemanha, cá descem os rendimentos do trabalho e os preços das casas sobem tanto ou mais que lá, cá conseguimos sempre melhor. Para o PS e para o PSD as politicas publicas de habitação são no sentido de aumentar o rendimento dos que têm património em detrimento dos que não têm, é um questão de justiça social, é importante manter vivo o espirito de Assunção Cristas e de Pedro Mota Soares, isto sim são políticos que fazem acontecer, não são como António Costa que anda a dar "borlas" aos proprietários para que estes tenham consciência social e ajudem os desapossados inquilinos. António Costa faça alguma coisa pelos pobres e pela classe porque senão nós ficamos zangados consigo.

Anónimo disse...

Não são os contentores que estão na moda? Aproveitem enquanto é tempo...

Jose disse...

É mesmo o que nos faz falta - o congelamento de rendas!!!!!!