sábado, 4 de junho de 2022

A direita não muda

 

Post Scriptum ao post "Querido Diário - Eles queriam baixar os salários por força do desemprego": 

Nem por coincidência. No Telejornal deste sábado, Luís Poiares Maduro, ex-ministro adjunto do XIX governo Passos Coelho/Portas/Moedas, veio propor a António Costa que reduza a "pressão fiscal" para impedir que os necessários aumentos saláriais façam subir a inflação... 

Esta preocupação com a inflação não é por acaso. Por isso, a direita está, pois, toda de acordo: ponham o Estado a financiar os aumentos salariais. Isto é, não os aumentos do salários nominais, (que trariam maiores encargos para as empresas), mas dos rendimentos salariais disponíveis (com maiores encargos para o Estado). No final, os lucros das empresas manteriam a sua parcela actual no rendimento criado, mas os trabalhadores ficariam com mais rendimento disponível.

Esta proposta merece, contudo, duas notas: 

1) Quem a defende diz ter em conta que há muitas empresas, de fracas estruturas, a actuar em sectores de baixa produtividade e que, por isso, pagam baixos salários, o que inviabiliza aumentos salariais nominais. Nalguns casos, isso é verdade. Mas a direita nunca explica como foi que as reformas estruturais de Cavaco Silva, depois de tantas privatizações, liberalização dos movimentos de capitais, abertura ao exterior, integração europeia e assunção de um ideário que impede a intervenção pública, tudo isso nos deixou depauperados sectorialmente, a ponto de aumentos salariais inviabilizarem o nosso modelo de especialização; 

2) A direita concorda que os salários têm de aumentar, porque estão muito baixos. E é verdade. Mas a direita nunca explica como foi que duas décadas de reformas estruturais laborais - a começar em 2003 com Durão Barroso, com a desarticulação das convenções colectivas e movimento sindical, dos horários de trabalho e retribuição salarial; e passando em 2012 com as alterações de Passos Coelho, Portas, Moedas e Maduro, com o torpedeamento à segurança no emprego e no desemprego - tudo isso não criou condições às empresas para pagar bons salários. Pior: criaram condições - sim! - para a oceanização dos baixos salários, da exploração, da precariedade e da desigualdade na distribuição do rendimento;

Pode passar o tempo, mas a direita não evolui. Escamoteia que o objectivo sempre foi - e é - os salários baixos. Omite as suas responsabilidades e arranja subterfúgios para impedir o debate sobre as graves responsabilidades das leis laborais que promovem estruturalmente uma desvalorização salarial e acentuam as políticas seguidas que canalizaram o investimento para sectores pouco produtivos. 

E sobre isso, Cavaco Silva népias! 


4 comentários:

Anónimo disse...

Os sucessivos governos em Portugal têm actuado a favor da diminuição dos salários, vejam a forma como as oligarquias em Portugal dominam os vários setores, as grandes empresas ficam com os lucros e passam o prejuízo para as empresas debaixo, para o estado e para os cidadãos é isto que os governos têm validado, António Costa é só mais um colaboracionista. Os lucros são sagrados porque são os interesses dos de cima. O estado também tem sido utilizado para baixar os salários das pessoas, seja por uma dívida que não é nossa seja por investimentos que não são do interesse do povo.

Margarida disse...

O Estado faz exatamente o mesmo com a política de salários.
Um assistente técnico ganha (líquidos) mais 6 euros que um assistente operacional.
Um professor faz contratos sucessivos durante anos a fio e não é integrado nos quadros e leva para casa 1000 euros.
Um enfermeiro, outrora um herói COVID, ao fim de 10 anos de trabalho leva 1000 euros no bolso ao fim do mês.
E sobre isto nėpias...

Hugo disse...

Há uma imensa crise de valores nesta sociedade, os lucros que não estão relacionados em nada com a vida saudável dos seus detentores é o valor máximo o rendimento do trabalho que impacta diretamente com a condição de vida das pessoas é tido como secundário, a pergunta que se impõe é que lugar é este?

Anónimo disse...

Pleno emprego, igualdade salarial e aumento do rendimento do trabalho, era isto que a classe trabalhadora devia há muito devia exigir.