quinta-feira, 21 de março de 2019

Do vício de pensar em modo austeridade

Há uns dias, o Público noticiava que, «de acordo com um relatório do Governo que acompanha a descida do IVA no sector da restauração para 13%, nos 18 meses que se sucederam à descida da taxa, a receita de IVA totalizou 619,1 milhões de euros, menos 38,4%, correspondentes a 385,3 milhões de euros, que a receita dos 18 meses anteriores». Perante a constatação, o jornal não vai de modas e puxa para título a ideia de que, com a descida da taxa de 23 para 13% em 2016, o «Estado perde» cerca de 385 milhões de euros nas receitas dos dezoito meses seguintes.


Avançando para o miolo da notícia, a história que se conta é contudo um pouco diferente. Refere-se, desde logo, o aumento do emprego no setor do alojamento e da restauração em 9,9% (mais 21 mil postos de trabalho) no segundo semestre de 2017, face ao semestre homólogo de 2016 (num ritmo que supera o do crescimento global do emprego no mesmo período, de 5,1%). Assinala-se, por outro lado, que esse aumento do emprego gerou uma receita de 289,5 milhões de euros mesmo semestre de 2017 (+14,1% face a 2016) nas contribuições para a Segurança Social e dá-se conta, por último, da quebra da despesa em prestações de desemprego, a rondar os -11,2%. Se a tudo isto se juntar o efeito no aumento do consumo, e portanto o impacto na economia, mais difícil se torna afirmar - como sugere o título da notícia - que o «Estado perdeu» com a decisão de reduzir o IVA da restauração.

4 comentários:

Jose disse...

Foi um negócio extraordinário.

Estimular tascos e tasquinhas aumentando-lhes as margens em 10% é grande política de curto prazo, até ao próximo ajustamento à procura.
Uma óbvio fogo-de-vista.

S.T. disse...

Julgava eu que as tascas e tasquinhas, juntamente com o resto do sector do turismo era o sustentáculo desta recuperação depois dos desmandos troikistas...
Mas o José, como grande sumidade que é, acha que é fogo-de-vista. LOL

S.T.

Jose disse...

O turismo foi posto em bom andamento no governo anterior que bem aproveitou oportunidades e legislou com inteligência.

A cretinice geringonça fez nada de substancial pelo turismo salvo fazer acrescer a margem de lucro que viabiliza tascas e tasquinhas.

Falar de desmandos troikistas a propósito de turismo é treta de treteiros.

Unknown disse...

Excelente título.