Bem sei que as imagens já têm dois anos, mas ganham agora nova actualidade em virtude do momento que atravessamos e do facto de Leite Campos ser um dos Vice-Presidentes do PSD indigitados por Passos Coelho (e um dos ideólogos de serviço da facção mais histericamente hiper-liberal do espectro político).
Já agora, para termo de comparação, o quadro em baixo apresenta quais eram, em 2005 (os mais recentes que consegui obter em pouco tempo, a partir deste texto de Carlos Farinha Rodrigues), os ganhos salariais médios dos portugueses, por quintil. Quer-me cá parecer que alguém anda a viver acima das possibilidades do país...
Já agora, para termo de comparação, o quadro em baixo apresenta quais eram, em 2005 (os mais recentes que consegui obter em pouco tempo, a partir deste texto de Carlos Farinha Rodrigues), os ganhos salariais médios dos portugueses, por quintil. Quer-me cá parecer que alguém anda a viver acima das possibilidades do país...
15 comentários:
Um monumento! Obrigado.
Alguns dos que acham muita piada a isto que este senhor diz são os mesmo que pouco se importam se o salário mínimo permite ou não uma existência saudável.
É tão fora do contexto o que é referido na "peça" como a visão medíocre do ser humano como instrumento de alguém o de algo.
Caro Alexandre
A propósito de "planeta Terra", conhece isto aqui?
http://www.youtube.com/watch?v=BGPcSd7DDLk
Olhe que é preciso mesmo muito cuidado quando se vai no banco detrás de um automóvel conduzido por um fiscalista "dead zone"...
Um abraço e boa sorte (para todos nós, quero eu dizer).
Desculpem a ignorancia. O que e' Quintil?
De forma simples e intuitiva, se dividir uma distribuição (por exemplo de rendimentos) numérica por cinco, cada ponto que representa uma quinta parte do valor total da distribuição é um quintil. Assim, por exemplo, o quarto quintil representa 80% do valor total da distribuição, o primeiro 20%, etc.
Pois. Basicamente, o primeiro quintil são os 20% inferiores da distribuição enquanto que o quinto quintil são os 20% superiores. Note-se, entretanto, que o que aqui está é a parte correspondente aos salários. A parte correspondente a lucros, juros, rendas, mais-valias etc não é contabilizada.
o ano português tem 14 meses de salarium
o sestertium português é solidus
dividindo o total anual por 12 meses em vez de pôr o salário mensal
daria um quintil mais maduro
quanto a erros e alarvidades de economistas vários
são mais bastos que as ondas do mar oceano
Este senhor é que tem razäo! Alguma vez esses míseros 5.800 chegam para pagar a manutençäo dos Jaguares e Rolls Royces, já para näo falar das piscinas, limpeza das mansöes... alguém se preocupou em ir ao Corte Inglês ver o preço da lagosta? E os fatos Armani estäo caríssimos!
Felizes säo os pobres, que nem se têm de preocupar com estas coisas!
O euro é uma boa moeda
Bin Laden estava na posse de 500 euros em notas, :-D :-D :-D :-D :-D :-D :-D :-D :-D o que indica que o extremista islâmico estaria pronto a fugir do local caso recebesse informação sobre a iminência de um raide
http://sol.sapo.pt/inicio/Internacional/Interior.aspx?content_id=18485
Isto pode dar vontade de rir, mas é muito sério. É óbvio que esse senhor sabe que os 42,5% são taxa marginal. O que é grave é que ele seja desonesto, aldrabão, intelectualmente vigarista.
Há 20 anos atrás, havia adversários políticos com quem se tinha grandes discordâncias mas algum respeito pela sua honestidade, concordasse-se ou não com eles.
Hoje, a política está entregue a aldrabões, cuja aldrabice é potencializada pelo aparelho de marketing político, pelas agências de comunicação, pelos fazedores de imagens, todo um enorme bordel em que se transformou a democracia. Ou melhor, esta degradação concreta da democracia, para não se pensar que eu até esteja a desejar qualquer coisa antidemocrática.
Enquanto isso, há 6 meses...
http://1.bp.blogspot.com/-3qbXJhVhTZA/TcUn2d1UovI/AAAAAAAAcIE/t6SWTrCdz6o/s400/pt%2Bhoje%2B7.jpg
se o Bloco perde votos, é porque näo apregoa isto aos 7 ventos... problema deles!
Há 20 anos atrás, havia adversários políticos com quem se tinha grandes discordâncias .....mas algum respeito pela sua honestidade.....
havia menos dinheiro mas a honestidade era similar
nababos variados com diamantes da Jamba ou da Costa dos Marfins vários
ao invés de contas no Credit Lyonais e outras mais obscuras em nome próprio ou de sobrinhos
ou em número próprio
concordasse-se (esta forma verbal está inflaccionada)ou não com ele
a memória aparentemente diminui grandemente com a permanência na vida política
é uma correlação interessante
felizmente a honestidade continua virtual
Honesta idade, estava a referir-me apenas a honestidade intelectual. Claro que a noção da realidade de que a política nunca se fez numa academia de ciências.
E a forma verbal está correta :-)
Obrigado sobre a explicação do que é um quintil neste contexto.
JVC disse...
Honesta idade, estava a referir-me apenas a honestidade intelectual. Claro que a noção da realidade de que a política nunca se fez numa academia de ciências.
E a forma verbal está correta :-)
não deixa por isso de ser pouco palatável
numa salada de palavras algumas têm mau sabor
Enviar um comentário