domingo, 9 de maio de 2021

Vivi para contar


Depois do presidente dos EUA, Joe Biden, o Papa Francisco pediu o levantamento de patentes das vacinas contra a COVID-19. No mesmo dia, o conselho europeu reunido no Porto persistiu na mentira de que o problema não são as patentes mas o volume produção nos países desenvolvidos para exportação para os países em desenvolvimento. Se o problema não são as patentes, por que motivo países em desenvolvimento como a Índia pedem o seu levantamento há meses? Serão esses países destituídos de capacidade de avaliar se têm capacidade técnica de produzir as vacinas se propriedade intelectual fosse levantada? Claro que não. É uma mentira gratuita que só pretende mascarar a insustentabilidade e isolamento da posição europeia nesta matéria.

Viverei para contar o dia em que chegámos a um momento em que basta a “extrema-esquerda” (ah ah ah) aguardar pelo Presidente dos Estados Unidos, pela Presidente da Reserva federal americana ou pelo Vaticano para defenderem as suas principais bandeiras em relação à crise de saúde pública (no caso das vacinas) ou de resposta robusta à crise económica (no caso de levar a política monetária ao limite para absorver a crise social).

Isto tudo enquanto a comunicação social e o comentário de serviço tem a cara de pau de dizer que vivemos numa ditadura socialista, apesar de o governo português não se mostrar favorável ao levantamento de patentes e ser o mais austeritario dos governos europeus na resposta à crise, sendo mais conservador do que o Império e o Vaticano.

10 comentários:

Anónimo disse...

Esta Europa está transformada numa mentira, os líderes políticos só mentem, mentem aos do próprio país, mentem aos dos outros, mentem a quem for preciso para que nada de fundo se altere. A mentira a longo prazo torna tudo ineficiente e disfuncional e aos poucos vamos assistindo à queda do velho continente, a decadência ética e moral é mais do que evidente, a vida deixou de ser o centro de todas as coisas.

TINA's Nemesis disse...

Deixem o Partido Capitalista Europeísta "Socialista" colapsar.

O Partido "Socialista" não é esquerda, não é Socialista e não tem qualquer vontade de alcançar o Socialismo.
Muitos do Partido "Socialista" ficavam muito bem na Iniciativa Liberal...

Tavisto disse...

Diz o ditado, manda quem paga. Nesta questão das patentes das vacinas Covid é bem verdade. Todos alinhados pela posição Alemã, mesmo Macron acabou por ceder. Entrou na Cimeira do Porto dizendo ser a favos da medida, saiu com o discurso de Merkle.

A UE vai ficar isolada nesta defesa intransigente dos interesses das grandes farmacêuticas. Ou melhor, irá dar o dito por não dito como é uso quando se perde a razão em assuntos políticos desta natureza.

Anónimo disse...

A governação dita "socialista" poucas diferenças tem dos governos de direita,salários de miséria,trabalho escravo nos campos do Alentejo,legislação laboral imposta pela troika,bloco central dos interreses nas CCDR,clientelismo e favores no poder local.........assim vai sendo a governação do ainda chamado Partido "socialista".

Anónimo disse...

A falta de ética por parte dos dirigentes politicos tem afastado os cidadãos da politica,o caciquismo impera,no interior eles comandam tudo,são autarcas,dirigem lares,clubes de futebol ,associações.No verão de 2020 o País assistiu a tragédia num lar de idosos no Alentejo(onde ficou claro o abandono a que foram votados),nada aconteceu,o todo poderoso senhor do lar,é autarca e líder regional do PS no Alentejo(esta senhor foi dos primeiros a ser vacinado) o que causou indignação na opinião pública,foi anunciado pelos poderes públicos um rigoroso inquérito para apurar todos os abusos na vacinação,passado este tempo nada aconteceu,e este senhor prepara-se para se candidatar com o apoio do seu partido a capital do Alentejo Central.

Anónimo disse...

O centro de todas as coisas é a banca alemã e a banca francesa que estão falidas há mais de uma década.

Jose disse...

Alguém recorda que argumentos destruíram o transporte ferroviário?
Vender combustíveis é que dá impostos... e alguém tem que pagar as auto estradas das PPPs.

Jose disse...

Tanta treta com o 'socialismo' que até me pergunto se sabem o que é o socialismo, o verdadeiro: fim da propriedade privada dos meios de produção.
É que se é outra coisa, haverá se ser capitalismo, com mais ou menos do quer que queiram, mas capitalismo.

Anónimo disse...

Segundo li ou ouvi em inglês, a India tem cerca de 1,4 mil milhões de habitantes, sendo o maior produtor mundial desta vacina. Cerca de 26 milhões de indiannos estão vacinados.

Aleixo disse...

Parece mentira, que a liderança da massificação do processo de vacinação, seja ocupada pelo "império" que, no passado recente, mostrou todo o seu egoísmo, ao expor a vontade de adquirir as vacinas só para si! A América 1º !

Estes de penacho, do "jardim à beira-mar plantado", têm sempre de ser uns lambe-botas!

Serão as virtudes, da democracia...representativa!

Depois...levam com "trumps!