segunda-feira, 19 de abril de 2021

Bancarrota ou golpe?

Também para memória futura, deixo aqui o gráfico abaixo: enquanto a dívida pública nas economias avançadas atingiu níveis historicamente sem precedentes, as taxas de juro associadas evoluíram em sentido inverso e, situando-se muito próximo do zero, estão hoje, igualmente, historicamente baixas. 

Dívida Pública e Taxas de Juros Obrigacionistas nas Economias Avançadas, 1880-2020

(Dívida Pública em % do PIB, escala da esquerda; juros em %, escala da direita) 

É um gráfico muito útil num contexto político em que a direita lusa tenta recuperar a tese estafada, falida e contra o interesse nacional, segundo a qual a intervenção externa que o país sofreu, em 2011, foi o resultado da incapacidade de o Estado se financiar - a mentira da bancarrota - em consequência de taxas de juro incomportáveis então exigidas pelos mercados, taxas de juros essas que pretensamente seriam função do alto nível de endividamento público do país. 

A dívida pública, no fim de 2011, rondava os 114% do PIB; em janeiro de 2012, os juros das obrigações do tesouro de Portugal a 10 anos atingiram os 16,4%. Foi no que deu a inação do BCE.

A dívida pública, no fim de 2020, cifrou-se em 135,1% do PIB; em janeiro do ano que corre o Jornal de Negócios noticiava que “Portugal coloca dívida a 10 anos com juros negativos pela primeira vez”. O banco central controla sempre as taxas de juro da dívida denominada na moeda por si emitida.

Desculpem se me repito, se nos repetimos, mas o mantra da bancarrota não pode ser reabilitado, o país não o comporta. É nosso futuro coletivo que está em causa.

6 comentários:

jose duarte disse...

É isso,já não há paciência para ouvir "reputados comentadores"usarem a narrativa da bancarrota para contarem "estórias" aos incautos leitores.Passados estes anos, essa gente não se deu ao trabalho de procurar outra informação, eu diria estudar,sobre todo a conversa do modelo adotado para resolver a crise das dívidas soberanas ( que nome..).
Ainda não perceberam o que é que levou à mudança de atuação do BCE agora.
Antes eram os gastadores (tipo copos e mulheres)e agora somos o quê?
Somos o mesmo país ou já não vamos aos "copos".
É caso para dizer: façam-lhes um desenho. O gráfico apresentado no post é mais do que elucidativo mas, dá muito trabalho procurar a informação.Até o nosso "querido" "rei mago" Gaspar, percebeu na altura que, as engenharias com folhas de excel são exercícios de "laboratório". Se não se tem cuidado com as variáveis escolhidas e os contextos o desemprego aumenta,a economia afunda e..., pois tá claro.
A "austeridade expansionista" foi mesmo uma "brincadeira de mau gosto" com resultados muito pesados para a economia....e com a conivência do PAF.....

TINA's Nemesis disse...

A "bancarrota" foi obviamente um golpe.
Tenho defendido que o sistema judicial deve fazer algo aos responsáveis por este colossal golpe, tantos aos nacionais como aos de outras nacionalidades.
A população portuguesa tem que ter noção que foi alvo de uma muito grave agressão, tem que compreender verdadeiramente o que se passou, só assim nós podemos inverter o muito mal que foi feito e começar a dar respostas aos problemas da população.

Claro, a comunicação social vai combater a verdade até não conseguir mais...

Anónimo disse...

Meteram os pobres a pagar as dívidas dos ricos em nome do superior interesse das elites, foi isto que aconteceu. E os que mentiram ontem, mentem hoje e vão mentir sempre, são gente desonesta e sem um pingo de decência.

Jose disse...

A ciência económica é de um tal rigor que não raro é preciso recorrer a situações que nenhum paralelo tem com os seus pressupostos para a entender.
A tromba d´agua que inundou a casa coloca o magno problema de saber-se se o desastre se deveu às condições meteorológicas se ao facto de o telhado estar podre!

João Pimentel Ferreira disse...

Mas os déficits sucessivos não criam aumento da dívida, quando não há crescimento?

Anónimo disse...

A culpa da bancarrota foi do Passos