segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Para que serve a extrema-direita?

O vice-presidente do PSD tentou explicar ao jornal Público as estapafúrdias declarações de Rui Rio sobre estar disponível para um acordo com a extrema-direita. Estafúrdias porque à la Groucho Marx:
Recuso-me ser membro de um clube que me aceite ter como membro [Versão Rui Rio: Só aceito um acordo com a extrema-direita se ela deixar de ser extrema-direita.
David Justino tentou dizer que não foi isso que Rui Rio disse, mas depois deu uma cambalhota e voltou a dizer o que Rui Rio dissera:
"Para o PSD, em democracia, em especial em Portugal [!!], não há cordões sanitários, é importante que se perceba isto. (...) "Não sabemos como é que" o partido da extrema-direita "vai evoluir, se vai ou não evoluir. Se houver rejeição do extremismo e uma posição mais moderada, é possível conversar". O partido da extrema-direita, "para todos os efeitos, está representado na Assembleia da República (AR). É um partido reconhecido e legalizado. Não podemos ignorar isso."
Passaram uns 83 anos e apesar disso há quem queira fazer reviver as igualmente tristes declarações de Lord Hallifax, responsável pelos Negócios Estrangeiros no Governo de Chamberlain e um dos arquitectos do apaziguamento com Hitler. Dizia ele:
O Fuhrer levou a cabo muitas coisas e não apenas na Alemanha, já que, destruindo no seu país o comunismo, barrou-lhe o caminho para a Europa ocidental e, por causa disso, a Alemanha talvez possa ser considerada, com razão, como um bastião do Ocidente contra o bolchevismo (entrevista a 19/11/1937, documentos do Ministério dos Negócios Estrangeiros, tomo I, pag.19)
Se as declarações de Rui Rio poderão ser óbvias a quem faça apenas contas aritméticas sobre a distribuição de deputados, elas geram dúvidas sobre o que poderá unir os dois partidos. Isto é, de que forma é que a actual extrema-direita pode servir o "Ocidente" a combater o "bolchevismo".

E se nenhum dos dois partidos é muito claro sobre essa possível sintonia política - e os jornalistas tão-pouco os questionam -, talvez seja mais claro ouvir aquele dirigente do partido de extrema-direita que é apontado como tendo feito ameaças a activistas e deputados. Num discurso de homenagem a Salazar em 2019 fez a seguinte declaração, ao arrepio da História:
Salazar resgatou o país do caos financeiro herdado pela primeira República deixou e pôs fim à ditadura militar, para formar uma Nação organizada e livre. Dignificou a sociedade portuguesa, investindo na criatividade humana, incentivando a competição racional, garantindo desta forma a liberdade individual.
É interessante como se faz a ponte entre Salazar e os pilares de um ideário neoliberal.

Contas certas e austeras promovem organização e liberdade, as quais gerarão criatividade e concorrência, as quais protegerão a liberdade individual. Talvez conviesse acrescentar que esses resultados - que estão longe de se ter verificado realmente - apenas teriam sido conseguidos com arcaicos e burros serviços de censura prévia, um conservadorismo a raiar a Inquisição, uma feroz polícia política e cargas da GNR ao lado do patronato, para impedir as subversivas reivindicações dos trabalhadores, em estrita obediência ao Kominform soviético; e prisões medievais, cheias de quem ousasse ter um gesto contra essa "segurança do Estado"; e, mais que tudo, pobreza extrema, sub-desenvolvimento e desigualdade social.

Aliás, tal como aconteceu no Chile de Pinochet e os economistas da Escola de Chicago.

Se é essa ponte que Rui Rio pensa atravessar, era bom que fosse mais explícito. E já agora que David Justino o explicasse mais uma vez. Mas quanto antes.

17 comentários:

Anónimo disse...

Contas certas = neoliberalismo/Salazarismo/Nazismo!

https://www.google.com/amp/s/amp.expresso.pt/economia/2019-07-10-Antonio-Costa.-Temos-resultados-temos-contas-certas

Geringonço disse...

Vai-se confirmando, o PSD e Rui Rio nada têm para o povo português senão André Ventura e extrema-direita.

Anónimo disse...

Porque será que a direita e o patronato convivem tão bem com o autoritarismo e com a privação da liberdade individual dos mais pobres, sim, o liberalismo é a defesa do poder e da liberdade dos mais fortes, daqueles que ganham, dos que deixam os outros para trás.

Anónimo disse...

O centrão tem sido suficientemente extremista (de direita, entenda-se), o que retira credibilidade aos partidos da dita extrema direita (outrora chamados PPD e CDS e, agora, ampliados com o chega e IL) argumentos para se imporem no eleitorado que, diga-se de passagem, não é lá muito vasto.
Não, a questão é outra: perante o declínio dos partidos do centro, incapazes de dar um rumo à economia do País e talvez mesmo perante a ilegibilidade do PPD/PSD, destruído por passos coelho, a direita talvez se esteja a tentar metamorfosear naquilo que a história mostra como a única solução de poder para quem não tem soluções: o autoritarismo.
Entusiasmados pelos exemplos húngaro, brasileiro, americano, turco, polaco, etc, era expetável que os fascistas portugueses tentassem dar expressão àquilo que andam a tentar à muitos anos, sem sucesso (basta lembrar as mil e uma metamorfoses da quadrilha dos cabeças rapadas ou o flop do aliança, há bem pouco tempo).
A diferença, agora, está no impulso/cobertura/limpeza/normalização mediáticos e no financiamento empresarial destes partidos.

Abraham Chevrolet disse...

Eu sempre tive uma certa opinião sobre o professor Justino. E em cada pensamento novo do professor,a minha opinião floresce,multiplicando-se em raminhos novos,cada vez mais horrorizados com o que gera a velha cepa cansada...

...à maneira da Toada de Portalegre...

Anónimo disse...

Analiza declarações -por enquanto só declarações- de Rui Rio, A. Ventura. Tudo bem. Palavras.

Comparando actos, acção governativa, da administração Salazar. Salazar como "PM", no início, não havia (ainda) a Pide, cargas policiais e guerras coloniais incongruentes. Mas lembremo-nos que o regime Salazar teve outros, diferentes, aspectos, no seu início. Depois....
Comparando acots, acçõa governativa, da administração Hitler. Hitler como chanceler, em 1937, não havia (ainda) o holocausto nem a invasão da Austria, França. Depois....

Em ambos este casos como em muitos outros, semelhantes, -na ex-URSS, na China, etc,- o que havia de politicamente em comum, na forma vigente de poder político? O quê?.
"Parlamentos" (legislativo) que não têm poder para fiscalizar as acções dos governantes (executivo).
Deputados nomeados pelos partidos....

Jose disse...

Três notas sobre a referida extrema-direita:
- Num parlamento esquerdizado,cultivando um corretês não raro a paredes meias com a idiotia, o extremo à direita não o faz extrema-direita.
- O seu único deputado foi seminarista e militante com algum destaque no PSD.
- Se Salazar foi bastião anti bolchevismo, não faltam bolchevistas no parlamento, donde ser inevitável que haja aproximação a Salazar de quem se lhes oponha.

A invocação do Hitler apela à idiotia de aproximar a direita do totalitarismo e da supremacia rácica.
O totalitarismo é ideologia que é fundamento filosófico da esquerda e em seu nome foi e é praticado; o fascismo limitou-se a adoptar-lhe os princípios e a compô-los para manter a propriedade e gestão privadas, ainda que impondo-lhe limites que mantivessem a acomodação dos seus dirigentes,.
A supremacia rácica teve apoio numa pseudociência que se provou ser falsa e foi utilizada no alicerçar de um nacionalismo guerreiro, que quanto a este aspecto teve inúmeros seguidores mais ou menos encapotados. Invocá-la nos seus termos fundadores é pura estupidez populista.

JE disse...

Um post feliz e que toca em vários pontos.

-As posições de Rio e de Justino (o tal "moderado", a quem o Público estende a passadeira nas alturas certas);

-O recordar daquele grande traste de Lord Hallifax e a sua política de subserviência cúmplice com Hitler, que chegou mesmo a considerar este como o grande bastião do Ocidente.Tal posição, que se recorda, contradiz toda a historiografia oficial da extrema-direita e dos liberais. (Por cá também um tal joão pimentel ferreira tentava vender as políticas sociais de Hitler uberalles, enquanto se rebolava com Pinochet e Friedman);

-O desmascarar dos ninhos de fachos que povoam por aí alguns antros de ratos e de ratazanas, em adoração de cócoras ao responsável pelo sofrimento e miséria do país,António Salazar, o tal que fazia ao mesmo tempo prosperar os oligarcas donos disto tudo;

-O apontar da ponte dupla entre os fascistas e os pilares neoliberais ( e aqui,neste blog, e a um nível muito menor, temos a prova irrefutável de tais ligações amorosas)

Um excelente, substantivo e muito oportuno post

José Duarte disse...

Tenho una ideia e uma completa incompreensão:
David justino faz um discurso de defesa e de cobertura às estranhas "táticas" de Rui Rio, mesmo quando a coisa não é clara: ideias sobre a economia,,,??na politica pega-se (chega-se) agora ao Chega....???

Num contexto mais amplo, politico social e económico, marcado pela imprevisibilidade e pela falta de capacidade organizada e clara de resposta aos efeitos da pandemia, Rui Rio preocupa-se com o Chega,,?? Com os votantes no Chega..Com o populismo..?? mas, com que propostas..??
O PSD acha que a estratégia para dar resposta aos nossos problemas faz-se com o Chega..?? Não consigo compreender,,?



José Manuel Silva disse...


O PPD/PSD, e os lideres que a ele presidiram, sempre primaram pela falta de firmeza ideológica. Desde sempre o seu alvo foi o poder, a qualquer preço. Ainda me recordo das grandes parangonas nos jornais no pós 25 de abril em que defendia a via para o socialismo,
estava com o MFA, o golpe Palma Carlos e por aí fora.
É um Partido muito volátil o q1ue torna a sua liderança muito difícil. O líder para se suster no poder, tem de distribuir por gregos e troianos muitas sinecuras, como se constatou durante o consulado de Cavaco Silva.
Não peçam ao PPD/PSD o que ele não pode dar. Coerência ideológica.

Anónimo disse...

João pimentel Ferreira ao ataque. Sob o anonimato para ver se passa e travestido de lutador da classe burgessa

JE disse...

Já lá vamos ao debitado pelos múltiplos nicks de joão pimentel ferreira com que este tenta vender o seu produto pseudo-revolucionário.

Uma primeira nota para sublinhar um achado. Jose ficou particularmente tocado pelo desmascarar das ligações entre o fascismo puro e duro e o neoliberalismo duro e puro

Ele é o exemplo de como passou dos hinos a Salazar para as odes ao neoliberalismo mais perverso, aquele que canta loas a Pinochet eescumalha equivalente.

Vê-se que está perturbado. O espelho é-lhe cruel. E, com o devido respeito, reproduz sem pensar as idiotias tiradas dos "discursos claros e lúcidos" daquele pervertido salazar

Diz o pobre que "O totalitarismo é ideologia que é fundamento filosófico da esquerda"

A idade não perdoa, ou outra coisa qualquer. Mas quando pensamos como as classes dominantes foram sempre totalitárias, como os esclavagistas foram o que foram, como os senhores feudais se comportaram como se comportaram, como o absolutismo governou como governou, como os pulhas de Hitler , Mussolini, Franco e Salazar governaram como governaram...podemos estar certos que há aqui algo que não está bem. Refiro-me ao palavreado revisionista de jose. Com aquela fidelidade própria dos aldrabões de feira.

É pena.Eis a imagem patética dum treteiro

JE disse...

Jose como é hábito tenta branquear a coisa. A coisa é a extrema-direita. Naquele seu jeito peculiar, recupera aquele discurso da extrema-direita de outrora, para justificar as pulhices assumidas pelo regime fascista.

Salazar, aquele crapulazito que governou o país como o fez, fê-lo por ser o "bastião" contra o comunismo. Eis a historieta contada para justificar os crimes e as alianças, o cacete e a miséria, as cumplicidades e as partilhas, o saque e os assassinatos. Mais uma vez aparece em todo o seu esplendor o denunciado pelo post: Salazar e hallifax. Com Jose no meio, a dar-lhes as mãos.

A posição de jose perante o parlamento é semelhante àquela dondoca que olhava para os demais com o ódio por não lhe servirem de função para as suas actividades.

" parlamento esquerdizado"
" não faltam bolchevistas no parlamento, donde ser inevitável que haja aproximação a Salazar de quem se lhes oponha."

Bom. Os bolcheviques assumidos parecem ser só os do PC. O medo do PC a justificar a aproximação da canalha à canalha? Salazar como conglomerador do anti-bolchevismo militante? Assim a modos como Hallifax? Aquele que defendia alianças com Mussolini e Hitler? A justificação da génese do fascismo e do nazismo? De novo? Repetindo os vómitos de Bolsonaro?

Jose apanhado em contra-pé faz lembrar outros dos seus tempos

Em 2012, quando as coisas pareciam ir de feição a uma direita caceteira e trauliteira, jose assumia-se deste modo:
"Deves ser novato ou esquecido. A esquerda está no poder há 38 anos!
12/10/12 às 23:49"

Considerar Mota Pinto,Balsemão,Cavaco, Barroso, Santana,Portas, Coelho como de esquerda só mesmo na cabeça de alguém que antes de o ser já o era. Só mesmo um saudosista enquistado nas malhas dum salazarismo putrefacto e encostado à parte mais à direita do espectro partidário poderia assumir-se deste modo. Antes de haver formalmente "chegas" e outras particularidades do género, já jose reivindicava o seu projecto político .E bramava até contra o seu correspondente epistolar,Paulo Portas. Este era demasiado esquerdista

JE disse...

Deixemos de lado outro dos alvos predilectos doutrinários de jose:
"o corretês". Como se sabe o desmascarar os crimes inenarráveis duma extrema-direita que faz autos-de-fé com humanos cabe na lista de "corretês" que jose e outros querem acabar. Ou o denunciar os objectos feitos de pele humana por uma extrema-direita, a nazi, que também provoca a ira daqueles que apostrofam tal de "corretês".

Curiosamente, ou talvez não, o suprassumo do bastião anti-bolchevique ( a questão é mais ao contrário, mas adiante) foi precisamente Hitler. Disse-o no Mein Kampf

E sem o querer eis jose a revelar mais um ponto de ligação entre Hitler e Salazar. Ambos bastiões contra.

Brilhante

Mas jose não se fica por aqui nos seus brilharetes. Conhecedor da utilidade do Chega, também lhe interessa o percurso dos seus chefes.

Andou no seminário o big boss

E jose (sem o querer?) revela outra ligação curiosa, agora entre Ventura e Salazar. Ambos foram seminaristas.

Percebe-se que jose reconheça a este último a utilidade necessária para.

JE disse...

Há mais a dizer. Ficará para depois.

Mas a perturbação de jose por lhe desmontarem a tenda neoliberal, montada sobre a extrema-direita, leva-o a dizer barbaridades como esta:

"o fascismo limitou-se a adoptar-lhe os princípios"

Mais uma vez o branqueamento do horror e do vómito. O fascismo limitou-se a. O fascismo não foi aquilo que foi. O coitado limitou-se a tomar em mãos o totalitarismo. O da inquisição? O dos autos-de-fé? O dos massacres rácicos?O que arrasou a Comuna de Paris?O que massacrou os indígenas na América?

Chiu, porque denunciar esta trampa do fascismo é "corretês". E jose não gosta. Nem do corretês, nem que digam mal do fascismo.

Por agora, mais uma coisa.
Tentar esconjurar a extrema-direita da sua condição racista é uma tarefa inglória. Tentar afastar no seu extremo, Hitler, desta condição, não é só inglório como é tão idiota que nem sequer vale a pena ir por aí. O racismo desenvolveu-se pela necessidade de justificar o tráfico de escravos, a ocupação das colónias,o seu saque, os massacres perpetrados contra as populações indígenas. O racismo desenvolveu-se pela necessidade de justificar a apropriação da riqueza alheia pelas classes dominantes dos povos coloniais.

E eis mais uma vez a extrema-direita e os liberais de mãos dadas


Quanto ao "nacionalismo guerreiro" é uma forma encapotada mais uma vez de branqueamento. Do racismo e das suas origens.

Citemos Salazar, que de braço levantado,perorava:
“Devemos organizar cada vez mais eficazmente e melhor a protecção das
raças inferiores cujo chamamento à nossa civilização cristã é uma das
concepções mais arrojadas e das mais altas obras da colonização portuguesa.”
António Oliveira Salazar, 1935"

Pois é.Os berros de"para Angola e em força" tinham as suas motivações guerreiras.A de protecção das suas tetas coloniais. As raças inferiores precisavam de ser protegidas à boa maneira dos abutres

JE disse...

Por alto, nos dez primeiros comentários, contei cerca de seis comentários de joão pimentel ferreira. O travesti de holandês teima em mostrar que continua pelo LdB. A sua semelhança com os ratos dos navios é surpreendente.

Talvez pelos ratos abundarem nos navios corsários holandeses?

Comecemos pelo primeiro comentário:
"Contas certas = neoliberalismo/Salazarismo/Nazismo!"

( seguido duma indicação dum link sobre António Costa, lol)

Francamente. Quem é dos poucos que é capaz de dizer uma barbaridade destas?
Tal idiotice demagógica e rasca?
Tal mistura de coisas que só saídas dum aldrabão manipulador?

JE disse...

Que se passa com "geringonço"?

Tão prolixo e agora reduzido a isto? A estas inanidades telegráficas?

Parece que se confirma o que alguém já denunciara. E agora aparece assim em pezinhos de lã a ver se não reparam o que de facto quer fazer