sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Se o Estado cobrasse menos impostos e reduzisse a despesa teríamos piores serviços públicos

Se o Estado cobrasse menos impostos e reduzisse a despesa teríamos piores serviços públicos.

Se o Estado cobrasse menos impostos e reduzisse a despesa teríamos piores serviços públicos.

Se o Estado cobrasse menos impostos e reduzisse a despesa teríamos piores serviços públicos.

Talvez repetindo muitas vezes a coisa funcione. É que não batem certo os resultados da sondagem ICS/ISCTE de Julho passado e a sondagem agora publicada.

A primeira diz-nos que a maioria dos portugueses prefere pagar impostos mais altos para ter melhores serviços públicos. A segunda diz-nos que metade dos inquiridos acha que se deve reduzir os impostos e a despesa pública.

Pelo que me deixem repetir: se pagarmos menos impostos e cortarmos na despesa do Estado vamos ter piores serviços públicos.


4 comentários:

Jaime Santos disse...

Talvez a solução de tal contradição esteja no facto de que uma maioria de Portugueses considera que temos maus serviços públicos e que também não acredita que subindo os impostos estes melhorem.

Logo prefere, com algum cinismo, ainda piores serviços públicos e menos impostos...

A resposta a tal questão passa, naturalmente, por investir nos serviços públicos e mostrar que é possível aumentar a sua qualidade. Mas esse aumento deve valer o preço que custa, Ricardo Paes Mamede...

Por outras palavras, a Esquerda, quando quer gastar dinheiro, é bom que o faça com alguma cautela... Chama-se isso não se limitar a atirar dinheiro aos problemas...

João Rodrigues disse...

Peço desculpa ao Ricardo e aos leitores, mas apaguei sem querer dois comentários.

Geringonço disse...

Pagar impostos para ter serviços públicos?

Não é isso o que os economistas da cada vez mais influente Teoria Monetária Moderna dizem...

O Estado com soberania monetária não está constrangido financeiramente, está constrangido pelos recursos reais disponíveis para serem comprados, logo, se o Estado com soberania monetária quiser pode criar dinheiro do nada (é isso mesmo, do nada) e comprar esses recursos, e isso inclui mão de obra.

Eu devo dizer que depois de ver o que tem acontecido com os resgates colossais da Banca (e não só da Banca...) há mais de dez anos para cá eu tenho dar razão a economista como Bill Mitchell, Stephanie Kelton (conselheira de Bernie Sanders) e outros que têm trabalhado na Teoria Monetária Moderna.

Essa do "Nós precisamos do dinheiro do ricos para financiar o SNS, escola pública e outros serviços públicos" é algo que já devia ter sido amplamente descredibilizado há muito...

Cacim Bado disse...

Então reduzam lá os impostos porque piores serviços públicos não é possível.