quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Dos donos e das donas disto tudo


Este processo de interligação entre os capitais portugueses e angolanos não tem qualquer paralelo na história do pós-colonialismo. Nenhuma potência colonial se transformou em suporte direto de um processo de acumulação primitiva na sua ex-colónia e, simultaneamente, num campo de reciclagem de capitais da elite no poder. 

Excerto do livro Os Donos Angolanos de Portugal, da autoria de Jorge Costa, Francisco Louçã e João Teixeira Lopes, publicado em 2014. Este livro tem sido lembrado nestes últimos dias.

Sugiro que comparem esta análise com a versão da economia política mais vulgar, sem memória e sem classe, de um Manuel Carvalho em editorial do Público de ontem: “prova-se uma vez mais que um país pobre jamais pode ser exigente”.

Enfim, vale tudo para diluir as cumplicidades de fracções bem ricas e poderosas da burguesia portuguesa na água turva da chamada “bancarrota”, termo de resto pouco rigoroso mesmo para um Estado endividado numa moeda que não controla politicamente.

E Portugal nem sequer é um país pobre e pobre não é gente como a família Amorim, que de resto tem sido muito pouco escrutinada nas suas ligações a Isabel “vendia ovos quando tinha seis anos” Santos e nos seus usos de todas as possibilidades abertas ao capital pela presente forma de economia política. A liberalização financeira, indissociável da integração, dificulta muito a exigência.

E quem é que lhes entregou a Galp, quem foi? Isto tem sido de facto uma nada exigente privataria.

12 comentários:

João Pimentel Ferreira disse...

Esta tipa foi rainha e construiu o seu império durante o reinado Sócrates, e nunca este blogue alguma vez criticou o maior corrupto de todos os tempos em Portugal desde 1974. Sintomático da idoneidade e independência deste espaço.

Anónimo disse...

E o ex-PR J. Eduardo dos Santos quando se ausentará de Angola?. Qual vai ser o pretexto?. Saúde?.

Facto: Isabel dos Santos muda residência para o Dubai. Transita entre este País e a sua terra natal a Rússia evitando assim extradição para Angola.
Pergunta: Isabel dos Santos tem falta de confiança na Justiça de Angola ou tem a consciência de ter cometido ilegalidades isofismávelmente puníveis?.
Pergunta: Em primeira e última análise por quanto tempo ainda ficará em Angola o ex-PR José Eduardo dos Santos, cujo nome de batismo é José Eduardo Van Dunen?. Afinal a ser imputável a filha não será, sim, mais imputável o pai?.
Será que anda todo mundo a ladrar para a árvore errada?.

Emigrante 2013 disse...

""Negocios para cà"" (da élite de là) e ""negocios para là"" (da élite de cà)*quem se "lixa é sempre o mexilhão" (o Povo)
O *BES* do ""senhor"" Ricardo Salgado espatifou com ""CERTOS" Negocios" em Angola alguns dos Milhares de Milhões de €uros que o "mexilhão" Zé Povinho està hoje a pagar da ""Conta"": *BES / NOVO BANCO*

Emigrante 2013 disse...

""Negocios para cà"" (da élite de là) e ""negocios para là"" (da élite de cà)*quem se "lixa é sempre o mexilhão" (o Povo)
O *BES* do ""senhor"" Ricardo Salgado espatifou com ""CERTOS" Negocios" em Angola alguns dos Milhares de Milhões de €uros que o "mexilhão" Zé Povinho està hoje a pagar da ""Conta"": *BES / NOVO BANCO*
P.S.Muito Bom o Comentario do "Anonimo" de 22/01/2020 às 15:34

Anónimo disse...

Posso estar enganado mas o comentário de Manuel Carvalho ontem no Público parece me de certa forma irónico

Jorge disse...

Seria bom que estudassem a Françafrique e a Commonwealth.

Aleixo disse...

De "bestial a besta", num abrir e fechar olhos!

Esta cambada de hipócritas que anda a "botar faladura", não tem vergonha na cara.

Andaram todos a lamber e,
AGORA...não há pior!

Só visto.

Jaime Santos disse...

O João Rodrigues parece muito preocupado e bem, com a influência que o capitalismo angolano tem em Portugal. Parece é esquecer-se que as mesmas pessoas que tomaram posições importantes em centros de decisão nacional são também aquelas que beneficiaram da repressão em Angola para se tornarem imensamente ricas primeiro.

O PCP, juntando-se à Direita (!!), votou contra os votos de condenação da AR em 2016 pelas penas aplicadas a ativistas angolanos pela democracia, a liberal, aquela que é incompleta, lembra-se?

Está aqui: https://www.publico.pt/2016/03/31/politica/noticia/parlamento-dividese-sobre-condenacao-a-angola-1727701

Parece-me que o seu problema com Isabel dos Santos não é que ela seja talvez a mais egrégia representante da cleptocracia em que se tornou o Governo de Angola durante do consulado de José Eduardo dos Santos (que o PCP já mais teve a coragem de criticar), depois da degenerescência do nacionalismo progressista que levou à independência (ali e em muitos outros lugares). É só que ela tenha vindo para cá associar-se ao capitalismo português, que lhe abriu as portas de par em par.

E, note-se, os crimes de corrupção são coisa pouca relativamente à barbárie que teve lugar durante a guerra civil, inclusive no tempo de Agostinho Neto (Francisca Van Dunem lembra-se, pergunte-lhe).

Resumindo, desde que seja respeitada a 'soberania' de cada Estado, o que se faz lá dentro não é da conta dos demais. Se calhar, é também isto que explica a posição do PCP relativamente à Hungria, mau grado a violação dos direitos dos Partidos Políticos na Oposição, Comunistas incluídos, pelo Fidesz no poder.

Se por 'soberania' entende o poder do povo nas mãos de um qualquer José Eduardo dos Santos, tragam-me já, por favor, as grilhetas de Bruxelas.

Andar a tirar o argueiro (a tábua, vá lá) do olho do vizinho e esquecer a trave que está à frente dos nossos olhos tem um nome e não é bonito... Veja na Bíblia...

Anónimo disse...

Sem ser filha de quem era teria Isabel dos Santos conseguido fazer tudo isto?.
Portanto não será isto tudo uma linear consequência do regime político em Angola?.
Não deveriam os angolanos julgar toda aquela elite política?. E quem com ela colaborou?.

Rão Arques disse...

E MARCELO TAMBÉM SIM?
Não se arranjam umas fotos de Isabel dos Santos com Marcelo Rebelo de Sousa?!
Ai não?!
Ou estou muito enganado ou isso aconteceu quando a senhora veio a Portugal tratar de negócios bancários, e o nosso Presidente em modo prestar vassalagem esteve lá e até terá botado e faladura.
Obrigado a quem saiba e se lembre para me tirar de duvidas.
Revoltante, quando é de notar que o chefe de família esteve quase quatro décadas no poder e ninguém sabia nem viu nada ou as memórias foram ensaboadas?
Agora, qual matilha amestrada aparecem cães de todos os cantos a atirar-se à filha com o pai também a ser mordido comendo por tabela.
Qual vergonha qual carapuças ?!

Jose disse...

Com sorte, são todos um bando de ladrões menos Sócrates e su matilha!

Anónimo disse...

Em 2003, o PS decidiu que era o momento de "levantar as objecções" à entrada do MPLA na chamada "Internacional Socialista", numa altura em que as históricas relações de "irmandade" entre o PCP e o MPLA, nascidas no combate comum à ditadura salazarista, já há muito tinham esfriado irremediavelmente. Desde então, o PS é o partido português que é "partido irmão" do MPLA. As objecções tinham essencialmente a ver com as estreitas relações de amizade, e não só, de Mário Soares e da sua gente com Jonas Savimbi: morto este, em 2002, esse obstáculo desapareceu.

Nas últimas décadas, a política "socialista" dos governos de Angola não tem sido significativamente diferente da política "socialista" dos governos que o PS liderou em Portugal, sendo inegáveis as parecenças com a política dos governos portugueses liderados pelo PSD, nomeadamente no favorecimento de grandes negócios privados, com alguma corrupção à mistura. As aventuras e desventuras do clã "dos Santos" no mundo dos negócios não diferem por aí além das que, entre nós, foram protagonizadas por Sócrates e Salgado.