sábado, 23 de novembro de 2019

Pense bem

Novo enquadramento da foto oficial do ministro
23 Novembro. Passaram quase duas semanas sobre o golpe militar na Bolívia, que colocou inconstitucionalmente no poder uma senhora que nem é a terceira figura da Nação, eleita por um senado sem quorum, com um discurso de ódio ao "índio", com suspeita de relações criminosas, que deu carta branca para a reprimir,  e sem que o Governo português tenha uma palavra a dizer sobre o assunto. 

O ministro dos Negócios Estrangeiros, sempre tão lesto e hábil a fazer declarações  densamente pensadas, concerteza encontraria a forma de conseguir criticar Evo Morales por não ter cumprido a sua promessa de não se recandidatar - coisa que o próprio já admite não fazer - e ao mesmo tempo poder condenar um golpe militar violento, tudo sem arreliar os seus pares europeus ou quem manda efetivamente na NATO - os Estados Unidos, cuja administração já reconheceu o novo governo boliviano. 

No dia 25 e 26 deste mês, em Soldeu (Andorra), Augusto Santos Silva - refere um comunicado oficial do Ministério - vai participar "na reunião de ministros dos Negócios Estrangeiros da Conferência Ibero-americana, dedicada ao tema... Inovação para o desenvolvimento sustentável – Objetivo 2030." E "à margem da conferência, no dia 25 de novembro, às 17h00" - será que é desta ? -  "o ministro manterá um encontro" - vai ser mesmo agora! - "com a sua homóloga, Maria Ubach i Font, no Ministério das Relações Exteriores de Andorra" - Andorra?! -  "onde serão analisadas as relações bilaterais, nomeadamente a celebração, em 2019, do 25º aniversário do estabelecimento das Relações Diplomáticas entre os dois países". 

Como aqui somos optimistas, vamos esperar por um texto da Lusa com declarações do ministro em que, finalmente, eleve o seu pensamento a dedicar-se a assuntos terrenos como sejam a vida e morte de pessoas nas ruas da Bolívia e do Chile às mãos de militares e polícias. Até a Amnistia Internacional já está em campo.

Pense bem neste fim-de-semana, senhor ministro.

3 comentários:

Rão Arques disse...

Não se pede a um penso que pense.

HC disse...

concerteza???

Anónimo disse...

Não se pede a Rao arques multinick Ferreira que pense

Isso com toda a certeza