sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Lembrem-se do Chile (quando ouvirem as cantilenas da Iniciativa Liberal)

«Poder-se-á pensar que por causa de um aumento de quatro cêntimos do preço do bilhete do metro na capital chilena destruíram-se estações e incendiaram-se carruagens e lojas e fizeram-se fogueiras com o entulho das ruas, mas isso é ver apenas a superfície do problema.
(...) Lucía Dammert, professora e investigadora na Universidade de Santiago de Chile, explica que "há razões estruturais, relacionadas com as políticas económicas que foram sendo adotadas e que não resolveram os problemas dos mais pobres e da classe média, nem melhoraram a sua qualidade de vida". (...) "A maioria continua a sentir que vive numa sociedade profundamente desigual, em que os privilegiados vêem os seus privilégios ser reforçados e os outros limitam-se a trabalhar para não receber nada de volta".
(...) Cerca de 25% da riqueza do país está concentrada nas mãos de apenas 1% da população e apenas 2,1% em metade das famílias com os rendimentos mais baixos. "No contexto internacional, o Chile é, de longe, o país mais desigual da OCDE", explicou ao mesmo jornal chileno Dante Contreras, docente universitário. (...) Qualquer descrição sobre a vida na capital soa familiar: casas demasiado caras (só na última década o preço da habitação aumentou 150%, tendo os salários aumentado 25%, aponta o “El País”, citando um estudo da Universidade Católica do Chile) e transportes igualmente caros. O salário mínimo é de 301 mil pesos (cerca de 370 euros), mas 70% dos trabalhadores recebem menos do que cerca de 680 euros por mês.
(...) Na opinião de Carlos Huneeus Madge, o atual sistema económico do país, "assente num neoliberalismo extremo que desmantelou o Estado, é incompatível com uma democracia estável". Exemplo disso, diz, são as privatizações, "que abrangeram quase todas as empresas públicas, como as do sector da energia, e estenderam-se depois ao sistema de pensões, educação, saúde e água". (...) As pensões são um tema especialmente fraturante no país, com os seus críticos a afirmarem que o sistema introduzido em 1982, em que os trabalhadores depositam as suas contribuições em contas individuais geridas por entidades privadas, não garante "pensões dignas" e "perpetua as desigualdades".»

Excertos da reportagem de Helena Bento, no Expresso (23 de outubro), a ler na íntegra.

50 comentários:

Anónimo disse...

No Chile a água é privada...isto é quase tão estúpido quanto privatizar a "luz"...

Muito do projecto político dos últimos 30 anos de Portugal está explanado neste post, não estamos ainda no pelotão da frente mas estamos quase.

Viva a democracia e viva a liberdade.

Anónimo disse...

Os tipos do instituto Mises devem estar a ruminar na próxima acção de propaganda aos seus boys

Mas a realidade é tramada.

PauloRodrigues disse...

Vamos fundar a Iniciativa Anti-Liberal?

Anónimo disse...

Muito tem-se falado na catástrofe social de Argentina e agora Chile, depois dos protestos, mas pouco sobre o Brasil de Bolsonaro e a destruição social, política e económica que está produzindo, especialmente na imprensa portuguesa, que tergiversa e, quando muito, critica apenas política ambiental - como se Bolsonaro e seus amigos tivessem alguma. Parece ser que o Brasil é tão grande que é "esquecido" e faltam comentários e solidariedade entre correntes progressistas. É como se não precisasse de apoio externo. A desigualdade é provavelmente pior que no Chile, embora Bolsonaro ainda não tenha terminado de destruir a saúde e educação públicas por falta de tempo.

Jose disse...

Uma coisa parece certa: a economia cresce mas disso comparticipam poucos.
Menor problema que crescer coisa alguma e tocar pouco a quase todos.

Jose disse...

A lata de trazer o caso da privatização da luz, quando poe cá o preço está carregado de impostos!

Cláudio Bento disse...

Aquilo para os lados de Santiago do Chile está tão mau, que é ver as resmas de migrantes a fugirem para Caracas, para o sonho socialista onde são todos iguais. 70% da população chilena recebe 600€ por mês, uma miséria dirá o esquerdalho, não referindo que tem o salário médio mais alto da América Latina, já em Paridade Poder de Compra.

Geringonço disse...

Pois, Neoliberalismo é um cancro!
Não produz uma sociedade melhor, não gera mais riqueza, mais inovação, não é mais eficiente, e certamente não é pela liberdade!

Neoliberalismo foi desde o seu princípio um esquema dos privilegiados para acabarem com os ganhos que a maioria da população alcançou.

Neoliberalismo não é uma teoria, é apenas uma conspiração, em 2019 o que não falta é provas disto mesmo!

Anónimo disse...

É caso para chileno dizer: vou ali à argentina comprar um quilo de carne e já volto!

Anónimo disse...

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_presidentes_do_Chile

Desde 1994 (pós Pinochet):
- 10 anos democrata cristão (1990-2000)
- 14 anos socialista (2000-2010; 2014-2018)
- 5 anos liberal (2010-2014 e 2018-2019)



Anónimo disse...

Está carregado de CMEC, quer você dizer...

Jose disse...

É o berreiro habitual sempre que há quaisquer problemas: ou é do capitalismo ou da ausência do socialismo.
Mas verdadeiramente na moda está o neoliberalismo, mais que todos temido por tender a não criar emprego público, esse remanso onde o socialista admite ser tolerável esperar que o socialismo chegue!

Anónimo disse...

Ao anónimo de 25 de outubro de 2019 às 12:27 resta dizer que é bem mais rápido destruir do que construir.

Cavaco em poucos anos devolveu as nacionalizações aos seus antigos donos em privatizações amplamente subsidiadas pelas "indemnizações" estatais.

Sócrates, em menos de nada, enterrou o país em Parceirias Público Privadas absolutamente ruinosas e rentistas, e maioritariamente tendo como beneficiários os mesmos privados anteriores (e vários dos seus camaradas). E financiou o crescimento exponencial da Saúde Privada (que tinha começado a ser apoiada pelo Soares nos tempos do Governo do Bloco Central) e da Educação Privada (onde ponteavam ilustres membros do seu partido).

Passos, numa sanhas "além-troikista" neoliberal, privatizou o que sobrou e valia dinheiro, a troco de migalhas e subvalorizado, e reprivatizou a banca falida assumindo todos os prejuízos para os contribuintes, no que se lhe seguiu alegremente o Costa.

Todos os anteriores, eram neoliberais; mesmo os que se apelidam de socialistas, mas que disfarçam muito mal quando olhamos ao cerne das suas políticas públicas.

Anónimo disse...

"As pensões são um tema especialmente fraturante no país, com os seus críticos a afirmarem que o sistema introduzido em 1982 ..."

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_presidentes_do_Chile
1982 - Ditadura Pinochet
1990-2000 - Presidente democrata cristão
2000-2010 - Presidente socialista

10 anos de presidência socialista não foram suficientes para reverter o sistema de pensões introduzido por Pinochet? (sem falar em 10 anos de presidência democrata cristã)

Anónimo disse...

Ora, disseste bem:"emprego público". Já a "despesa pública" continua a ser o remanso onde o neoliberal admite ser tolerável esperar que regresse o esclavagismo.

Jose disse...

Preocupa-te com os neoliberais da 'cultura' 'festivaleiros' 'excursionistas' e toda a restante mama pública.

Anónimo disse...

O pimentel Ferreira Paulo Rodrigues na iniciativa anti ele próprio?

A idiotice a tentar boicotar uma boa posta

Anónimo disse...

Cláudio Bento confirmado como o traste do pimentel ferreira

Estou completamente de acordo com a posição pro-aborto da Nadia

Mais não

Anónimo disse...

Jose e joão pimentel Ferreira, histéricos a defender Pinochet

E a tralha dos bois de Chicago

A ligação íntima, carnal, profunda, ideológica e caceteira entre a tralha dos viúvos de Salazar e a tralha dos desonestos neoliberais

São tão queridos uns para os outros

Jose disse...

A corrupção e a concorrência da matilha partidária torna a despesa pública pouco atractiva para o liberal.

Anónimo disse...

Então, o "neoliberal" abomina os partidos políticos(plural) e prefere caudilhos, é isso? Ou são todos banqueiros anarquistas?

JE disse...

Jose apressado, encrespado,irritado, com os bofes de fora...

Já lá vão quatro

A matilha ideológica salazarenta agora travestida de liberal?

Lol...a verdade é como o azeite. São de facto uns travestis uns dos outros

JE disse...

Da corrupção sabe jose um bom pedaço

Não só porque esta é endémica numa sociedade em que a pilhagem e o saque é o esqueleto central dessa sociedade (com momentos mais "agudos" como o registado no consulado de passos coelho), como também porque ele, jose, é um verdadeiro mãos largas com os corruptores

Pela sua própria boca:

" se há corruptores é porque há corruptos, e pelo que sei são os corruptos que promovem a corrupção e não o contrário"

O que os amigos fazem os amigos dizer

Anónimo disse...

Chile. Más de un millón en Santiago contra Piñera. La más grande manifestación desde la época de Salvador Allende (Fotos+Videos)

http://www.resumenlatinoamericano.org/2019/10/25/chile-mas-de-un-millon-en-santiago-contra-pinera-la-mas-grande-manifestacion-desde-la-epoca-de-salvador-allende-fotosvideos/

Anónimo disse...

O regime de Piñera – e insisto nisso de "regime" porque um governo que reprime com a brutalidade que todo o mundo viu não se pode considerar democrático – defronta-se com a mais séria ameaça popular já enfrentada por qualquer governo desde o derrube da Unidade Popular em 11 de Setembro de 1973.

As ridículas explicações oficiais não convencem nem aqueles que as divulgam; ouvem-se denúncias sobre o vandalismo dos manifestantes, ou seu desprezo criminoso pela propriedade privada, o pela paz e tranquilidade, para não falar das oblíquas alusões à influência letal do "castro-madurismo" no desencadeamento dos protestos que culminaram com a declaração do "estado de emergência" pelo [palácio] de La Moneda, argumento absurdo e falacioso esgrimido anteriormente pelo corrupto que hoje governa o Equador e esmagadoramente desmentido pelos factos.

O estupor oficial e dos sectores da oposição solidários com o modelo económico-político herdado da ditadura carece totalmente de fundamento, a não ser pelo anacronismo da opulenta partidocracia dominante (uma das melhor remuneradas do mundo), sua cegueira incurável ou seu completo isolamento das condições em que vivem – ou sobrevivem – milhões de chilenas e chilenos.

Para um olho bem treinado, se há algo que surpreende é a eficácia da propaganda que durante décadas convenceu aos próprios e aos alheios das excelsas virtudes do modelo chileno. Isto foi exaltado até à saciedade pelos principais publicistas do império nestas latitudes: politólogos e académicos do bom pensar, operadores e lobistas disfarçados de jornalistas, ou intelectuais coloniais como Mario Vargas Llosa, o qual num artigo recente fustigava sem piedade os "populismos" existentes ou embrionários que atribulam a região ao mesmo tempo que exaltava o progresso "a passos de gigante" do Chile.

Para os opiniólogos bem pensantes, este país é a feliz culminação de uma dupla transição: da ditadura à democracia e da economia intervencionista a uma de mercado. A primeira coisa não é certa, a segunda sim, com uma agravante: em pouquíssimos países o capitalismo arrasou tanto os direitos fundamentais da pessoa como no Chile, convertendo-os em custosas mercadorias só ao alcance de uma minoria. A água, a saúde, a educação, a segurança social, o transporte, a habitação, a riqueza mineira, os bosques e o litoral marinho foram vorazmente apropriados pelos amigos do regime, durante a ditadura de Pinochet e, com ímpeto renovado, na suposta "democracia" que lhe sucedeu.

Este cruel e desumano fundamentalismo de mercado teve como consequência que o Chile se convertesse no país da América Latina com o maior endividamento das famílias, produto da infinita privatização já mencionada que obriga chilenas e chilenos a pagarem por tudo e a endividarem-se até ao infinito com o dinheiro que lhes expropriam dos seus salários as piranhas financeiras que manejam os fundos de pensão.

(cont)

Anónimo disse...

Segundo um estudo da Fundación Sol "mais da metade dos trabalhadores assalariados não pode retirar uma família média da pobreza" e a distribuição do rendimento, diz um estudo recente do Banco Mundial, coloca o Chile junto a Rwanda como um dos países mais desiguais do mundo. Finalmente, recordemos que a CEPAL comprovou no seu último estudo sobre a questão social na América Latina que os 1 por cento mais rico do Chile apropriam-se de 26,5 por cento do rendimento nacional, ao passo que os 50 por cento das famílias mais pobres só tem acesso a 2,1 por cento do mesmo. Será este o modelo a imitar?

Em suma: no Chile sintetiza-se uma explosiva combinação de livre mercado sem anestesia e uma democracia completamente deslegitimada, que dela só conserva o nome. Degenerou numa plutocracia que, até há poucos dias – mas agora não mais – medrava diante da resignação, desmoralização e apatia da cidadania, enganada habilmente pela oligarquia mediática sócia da classe dominante.

Sebastián Piñera foi eleito com apenas 26,4 por dos eleitores inscritos. Em poucas palavras, só um de cada quatro cidadãos se sentiu representado por ele. Hoje essa percentagem deve ser bastante menor e num clima onde por toda a parte o neoliberalismo se encontra acossado pelos protestos sociais.

Mudou o clima da época e não só na América Latina. Suas falsas promessas já não são mais críveis e os povos rebelam-se: alguns, como na Argentina, desalojando seus porta-vozes do governo através do mecanismo eleitoral e outros tentando com suas enormes mobilizações – Chile, Equador, Haiti, Honduras – por fim a um projecto insanavelmente injusto, desumano e predatório. Não há dúvida: há um "fim de ciclo" na região. Mas não, como postulavam alguns, o do progressismo e sim o do neoliberalismo, que só poderá ser sustentado, e não por muito tempo, a força de repressões brutais.

( Atilio A. Boron)

Anónimo disse...

Os fascistas Liberais de direita no seu melhor…

E por cá, eles já se encontram na AR (os neoliberal de direita, os liberais, os fascistas, e os ditos de esquerda), com ajuda (propaganda) da maioria da “comunicação social” (alguma dela paga com os nossos impostos e taxas), com o apoio do ex-governo, e não só. Ao longo destes 45 anos ninguém aprendeu nada sobre esta canalha, como diria o meu avô materno; “andam todos a dormir na forma”!

Cláudio Bento disse...

O Chile tem o salário médio mais alto da América Latina, já em Paridade Poder de Compra. E tudo o resto é ladainha demagógica de esquerdalhos.

Anónimo disse...

Essa imagem é um portento

Anónimo disse...

"salário médio", o grande equalizador! Daí a luta perene pelo aumento do "salário médio"...

Jose disse...

A desigualdade é essencial ao desenvolvimento económico, peguem-lhe do jeito que quiserem.
Imponha-se a igualdade e a economia para.

E o planeta? Com todos a comerem tudo...

Anónimo disse...

Desde que hajam 20, 30 ou 40 que deixem de comer para que tu te empanturres, o planeta fica bem, né? E viva a desigualdade salvífica!

Anónimo disse...

Só a economia mais avançada da América do Sul
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Lista_de_pa%C3%ADses_da_América_do_Sul_por_PIB_(PPC)
Mas, os que discordam podem sempre fugir para a Venezuela esse grande exemplo (mais um) do sucesso das políticas socialistas.

Anónimo disse...

É como dizia o outro: a Chile vai bem, os chilenos nem por isso...

Anónimo disse...

Jose e mister multinick
De mãos dadas em prol da sua classe. Dos que exploram, dos que são responsáveis pelo estado de trampa a que chegámos

Jose e multinick multifunções. Um viúvo de Salazar e um assumido ultraliberal. Juntos, papagueando o mesmo e tão irremediavelmente impotentes

Mas pode-se estar descansado. A confirmação das ligações perenes entre os apologistas de Salazar e a tralha neoliberal

João Pimentel Ferreira disse...

O Chile tem o salário médio mais alto da América do Sul, mesmo já considerando Paridade Poder de Compra, isto é, considerando o custo de vida do cidadão comum. No índice de Gini, que mede as desigualdades, o Chile aparece na média, e bem atrás do Brasil ou do Paraguai que são mais desiguais. O capitalismo gera muita riqueza, e é normal que aqueles que não são bem fadados pela mesma, queiram também a sua quota parte do bolo. Mas não se entusiasmem em demasia, pois a Venezuela é um bom exemplo, no qual as situações podem facilmente descambar caso adotem medidas demasiadamente socializantes.

João Pimentel Ferreira disse...

Não é só a mais avançada, porque dir-lhe-ão aqui que não basta criar riqueza mas também distribuí-la. O Chile está na média na América do Sul no índice de Gini que mede as desigualdades e tem o salário médio mais alto, mesmo já considerando o custo de vida.

JE disse...

joão pimentel ferreira vem ele próprio, himself, defender os boys de chigaco. E indirectamente um amigo destes, um tal canalha de nome pinochet

Ora bem. Alguém ser defendido por alguém como joão pimentel ferreira é mau.É péssimo. Como acreditar numa só palavra em quem porfia por ser aquilo que é?

Como acreditar em quem nem a si próprio se respeita? Aquelas cenas canalhas do pimentel ferreira a insultar os autores do blog e a sua jura de não mais aqui colocar os pés,confrontam-se com a persistência em fazer vender as tretas ao serviço de uma ideologia sinistra.

Não ganha nada a coluna vertebral do pimentel ferreira. Não ganha nada o alvo da sua propaganda néscia e senil

JE disse...

Os boys de chicago tiveram azar

Um dos seus meninos de eleição está a arder. Bem pode alguém dizer idiotices repetidas ad nauseuam,umas vezes como anónimo,outras vezes como bento, outras vezes como pimentel ferreira

A propaganda é tão descarada que só tem rival na sua aflição. Tonto a tentar vender peixe podre

O instituto mises tem que nomear uma coisa mais asseada

JE disse...


No Chile, mais de um milhão saem à rua apesar da repressão

No seguimento das manifestações massivas de sexta-feira que marcaram o dia de greve geral, as denúncias de atropelos aos direitos humanos mantêm-se e a ONU prepara uma visita.

Na tarde deste sábado surgiram denúncias de que militares chilenos estariam a disparar contra a população civil que, durante esta semana, se manifestou pacificamente em várias regiões do país.

Os violentos protestos e manifestações contra a política neoliberal do presidente Sebastián Piñera obrigaram-no a recuar parcialmente nas medidas de austeridade recentemente anunciadas, sem antes declarar o estado de excepção em Santiago e em outras cidades do país.

Os anúncios de aumento das tarifas de electricidade, há cerca de um mês, e dos bilhetes de metro, foram apenas o rastilho, num país que é o mais desigual entre os que fazem parte da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), ocupando a sétima posição do ranking na América Latina.

O Instituto Nacional de Direitos Humanos (NHRI) do Chile até agora contabilizou 997 feridos e 3162 detidos durante os protestos contra as políticas económicas do governo Piñera.

Além desta instituição, movimentos sociais, sindicatos e outros cidadãos denunciam pelas redes sociais o desaparecimento de pessoas, algumas das quais dizem estar a ser removidas à força das suas casas à noite.

Enquanto isso, no meio da onda de protestos que abala o país, o presidente, sem falar da sua própria renúncia, solicitou a renúncia, pediu ontem de manhã a demissão de todos os ministros.

ONU prepara uma visita ao Chile
Uma equipa do Escritório de Direitos Humanos da ONU organiza, hoje, uma visita ao Chile para investigar denúncias sobre 18 mortes no contexto de protestos naquele país.

Os especialistas chegarão amanhã para esclarecer esses factos e outras alegações de crimes cometidos por terceiros, de acordo com a porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Ravina Shamdasani.

«Recebemos relatos de violações de normas e padrões internacionais relacionados ao uso da força pelas forças de segurança do Estado», afirmou.

O escritório também acompanha de perto a crescente crise no Chile, incluindo relatos de violações e abusos dos direitos humanos e a declaração de um estado de emergência, enfatizou.


JE disse...

Os boys de chicaco + pimentel ferreira a esbracejarem e a gritarem:

"No pasa nada, no pasa nada"

Mais de um milhão de chilenos metem o fado dos boys de chigago e o fadado joão pimentel ferreira no seu lugar

O resto é apenas a idiotice de quem quer negar a realidade.Desta forma tão obtusa que é um primor ver até onde ela vai

JE disse...

O capitalismo gera muita riqueza...

Quem gera é quem trabalha.O capital costuma apossar-se da riqueza assim gerada

Até ao dia em que os ladrões são desmascarados. E depois temos que ouvir fados idiotas sobre os fadados para a riqueza e os não fadados

Saia aí mais uma Geni, perdão Gini, para mostrar a dança do ventre a que a tralha neoliberal se entrega, quando os factos se encarregam de defecar sobre a sua ideologia

Anónimo disse...

Então, os chilenos revoltam-se sem razão, aquilo está infiltrado de chavistas, é isso?

Anónimo disse...

Fadado para a riqueza o joão pimentel ferreira? Ou para a seita que assalta e rouba e depois fala em fadas?
Daquelas do Brasil, onde governa um bolsonaro e que a fada do multinick atribui um futuro risonho?

Anónimo disse...

No índice de insatisfação social, os chilenos estão lá em cima! Então, a opulência de uns ser a pobreza de muitos mais é questão de "fado"? Ao menos, o outro afirma, enganado ou aldrabão, que "a desigualdade e essencial ao desenvolvimento".

Jose disse...

«Uma equipa do Escritório de Direitos Humanos da ONU organiza, hoje, uma visita ao Chile …»

Ou não fosse a chefia desse escritório uma ex-presidente do Chile!

João Pimentel Ferreira disse...

"O capitalismo gera muita riqueza...

Quem gera é quem trabalha"

Depreende-se portanto que na Venezuela ninguém trabalha.

Anónimo disse...

Jose está tão desesperado que tem a suprema lata de duvidar que a pulhice anda â solta em Santiago

Ele também era um dos que diziam que “não pasava nada”no tempo da outra senhora e do famigerado trambolho salazarista

Ou no tempo em que os filhos da puta falangistas cantavam o refrão” viva la muerte” Faziam-no por motivos românticos, dizia jose.

Ou que Barrientos mandava metralhar homens mulheres, grávidas e crianças porque era um despautério não cumprir as ordens de verdugos fascistas Também não se “ pasava” nada

Era também o que dizia jose. Quem lhe contradizia as informações de conivente cúmplice com tais barbaridades obscenas seria o quê?

Um ex candidato à presidência portuguesa mandado assassinar em Espanha por um grupo de servidores da pátria, uns tais pides?

Anónimo disse...

Pimentel multinick dúvida que quem cria riqueza é quem trabalha

Acha que quem cria riqueza ê aquele néscio quase quase que cantava poemas eróticos à anatomia (“ tetas” brrrrr) de uma prostituta que usava

Que tenha tido a impotência de mais uma vez fugir para os braços da Venezuela, é bem sugestivo da dita cuja. Falamos da impotência

Mas parece que na Venezuela quem cria riqueza é mesmo quem trabalha. Ê o que se vê. Porque parece que aquela marioneta ianque não só não cria nenhuma, como parece que é um mafioso com ligações a cartéis da droga. E que se comporta como um ladrão de alto coturno a assaltar quem trabalha e produz riqueza

Não quererá pimentel Ferreira fazer agora um outro poema,quase quase erótico, a alguma peça anatómica do tal Gualdó, para mostrar que ele produz riqueza? Isto claro se a nossa muito estimada amiga não se importar

JE disse...

Este excelente vídeo demonstra bem a vacuidade de quem anda feito espantalho a pregar o paraíso chileno

https://www.youtube.com/watch?time_continue=16&v=CM-SAZTroWU