sexta-feira, 19 de abril de 2019

Jantar-debate de homenagem a Miguel Portas


Dia 24 de abril, quarta-feira, às 20h00, no restaurante Brasuca (Rua João Pereira da Rosa, nº 7, no Bairro Alto, em Lisboa). Com intervenções de Ana Gomes, José Gusmão, José Neves e Ana Drago (moderadora). Inscrições aqui, até dia 22 de abril.

46 comentários:

Pedro disse...

Faz mais falta que o irmão.

Anónimo disse...

O Miguel detestava também a sonsice, o relativismo e a desmemoria

E com um cigarro na mão e o seu sorriso irónico mandaria também â merda, embora mais subtilmente, os que lhe pregassem as qualidades ou a falta que fazia. Vindos daqueles papa-hóstias sonsos e a rezar hossanas pela UE neoliberal

Anónimo disse...

A que propósito se fala num irmão a propósito de outro irmão?

Eles tinham as relações que tinham.(Ao que parece até boas). Mas isso é um assunto que não diz respeito a mais ninguém senão ao seu círculo familiar.

O escavacar na vida pessoal, ainda por cima de falecidos,é feio. Sinal de alcoviteira ou de tentativa de aproveitamento político de um cobarde a ver se apanha o comboio?

S.T. disse...

Aleluia, my sisters and brothers!

Sem menosprezo por outros comentadores, o anónimo das 8:49 consegue exprimir muito bem a atitude correcta face a este novo troll europeísta.

S.T.

S.T. disse...

Aproveitando a oportunidade, alguém que lá vá poderia perguntar à Ana Gomes "onde está o cheque?"

Os habitués das caixas de comentários dos LdB compreenderão...

S.T.

Pedro disse...

Estou a ver.

Nem posso preferir o Miguel Pirtas ao Paulo Portas, que sou alvo de provocação dos comunas de serviço...à mesma...

Por falar nisso, eu presentemente sou a favor da saída de Portugal da UE. Sou contra a UE.

Mas é muito complicado para vos estar a explicar que as vossas cabecinhas não dão para tanto.

Pedro disse...

Caro anónimo.

Será o mesmo anónimo que o outro anónimo com quem estou a falar ? Como lhes falta educação internética para terem a decência de usar nicks, não posso saber.

Entretanto, achar que um irmão faz mais falta que o outro é meter-me na vida familiar onde ?

Os dois eram figuras públicas e estou-me nas tintas se se davam bem ou mal. Precisamente porque não tenho nada a ver com a sua vida familiar e só me estou a referir ao seu papel político.

Mas cabecinha de comunista raivoso não consegue fazer a separação.

Anónimo disse...

Quer-se lá saber das preferências dum tipo aí em cima. Nem da sua cabecinha raivosa a tentar fazer a separação

O que já é preciso denunciar é este lambe-botismo dum indivíduo que está nos antípodas políticas do Miguel Portas. Indivíduo que se tenta aproveitar da onda para ver se passa. E a quem o Miguel mandaria à merda com todas as letras

casilvaco disse...

A tentativa de boicote é óbvia . Não pode agradar a quem vê alguma abertura no monolitismo da esquerda . De facto os participantes não são todos de qualquer “comité central”!,

Pedro disse...

Lambe botismo a quem ?

Neste momento estou a elogiar o Miguel Portas e vocês estão-me a insultar por causa disso.

Estou a lamber as botas ao bloco ?

Por falar nisso, duvido muito que o M. Portas apoiasse entusiasticamente a invasão de países independentes e o massacre dos seus habitantes por parte do império soviético como vocês fazem.

Anónimo disse...

Esse Pedro a lamber as botas ao bloco????

Qual quê. A lamber as botas ao Miguel e a fazer-se passar por aquilo que não é.

E ainda a invocar o apoio do Miguel. Ao seu arfar de anti-comuna primário

Mandava-o à merda e não só.

Anónimo disse...

O tipo está a elogiar o Miguel Portas. A fazer olhinhos ao Miguel. A tentar flirtar com este. A lamber-lhe de facto as botas

Para fazer-se passar pelo que não é. E sobretudo para tentar fazer passar o discurso dele como se fosse do Michael Doors.

É de traste

Pedro disse...

Vejo que o pessoal da extrema esquerda me ficou mesmo a odiar por eu condenar a política agressiva da URSS na invasão da Polónia.

Mas alguém tem dúvidas de que o Miguel Portas condenaria a política "defensiva" da URSS que passou, pelo ataque pelas costas ás forças polacas que estavam REALMENTE a combater Hitler ?

Alguém tem dúvidas que o M. Portas, condenaria, por exemplo, uma política supostamente "defensiva" dos comunistas russos que passou pelo assassinato de dezenas de milhares de prisioneiros polacos ?

O bloco já condenou muitas vezes as ditaduras de tipo soviético.

O bloco até já condenou a deriva ditatorial de maduro, mil vezes mais soft do que Estaline ou até de Brejnev.

Por isso vão chamar fascista á Catarina e ás manas Mortágua.


Anónimo disse...

É mesmo bom ver até onde vai o "pedro"...parece que agora apareceu nos braços de um "comentador" polivalente neste e em mais uma centena de blogs. Um neoliberal ferrenho, enquanto o pedro por aqui e com este nick refere que é um antineoliberal maciço. Mas com "extremos" porque até vota em "nós"

Anónimo disse...

E esta?

O pedro é afinal o joão pimentel ferreira, agora mais conhecido por aonio eliphis

Apanhado por um enorme descuido...

Pedro a escrever da Holanda?

Anónimo disse...

Ninguém chamou fascista a ninguém. Nem sequer ao "pedro".

Acusou-se "pedro" de ser um lambe-botas. Um arrivista. Um oportunista. A tentar colar-se a quem o mandaria simplesmente para outro sítio ( "à merda") se aparecesse um tipo assim. Mandá-lo a tal sítio, depois do dito "pedro" ter dito as barbaridades que disse.

Já lá vamos às barbaridades.

O que começou a parecer cada vez mais estranho foi esta fixação de, primeiro, anti-esquerdista permanente. Depois, quando mais apertado, de anti-comunista reles, ideologicamente motivado e sinistramente filiado.

Era necessário pedro tentar aligeirar um pouco o perfil. Tingi-lo menos de direita boçal.

Não há melhor meio do que se colar a pessoas decentes,já falecidas. Ou então apregoar mudanças de posição rebolucionárias.

Foi o que fez "pedro". Pensando passar por entre os pingos de chuva.

Anónimo disse...

Foi uma frase de ST que a mim me alertou pessoalmente:

"Este personagem, Pedro, é interessante.A sua função parece ser espalhar a confusão e procurar linhas de fractura antigas para depois as explorar. Sou de opinião que se lhe dê corda para ver aonde quer chegar."

Dê-se-lhe corda.

E começamos a ver que a função do pedro não é debater o que se debate mas sim fazer chicana política. Quando confrontado com os factos,fugir e passar para outro tema. Mas sobretudo repetir estribilhos ideológicos afins duma extrema-direita perigosa e dos seus apêndices

Onde é que nós já vimos isto?

Anónimo disse...

Vemos que pedro repete de forma obsessiva os seus postulados ideológicos. É este o seu objectivo principal

Fá-lo mentindo sem escrúpulos.

Considera de forma demasiado primária um "nós", referindo-se à pluralidade de opiniões expressas por aqui, como se estas constituíssem um todo. Junta no mesmo molho socialistas, comunistas, bloquistas, democratas sem partido, como se estes fossem um conjunto homogéneo, a quem fosse possível dirigir-se individualmente. Ataca globalmente esse "nós". São todos "nós, os maus" e é o "bom", ele. Ele é apenas um que "não é nem de esquerda nem de direita". Que sistematicamente acaba por atirar sempre contra a esquerda

Mas, surpreendentemente, de repente abandona esta estratégia. Começa a tentar dividir os seus interlocutores. Há os de extrema-esquerda e há o Bloco que até "concorda" com ele. Há que tentar "furar" por aí. E surgem as odes de hipócrita ao Miguel Portas e a tentativa de colar o Bloco à sua narrativa actual.

Sem argumentos, começa a ver que estes começam a derrapar, perante o desnudar das suas atoardas. Mantendo sempre a sua narrativa principal (são os soviéticos, blablabla)-é para isso que está cá- começa no entanto a dar tiros nos pés.

As maiúsculas tão características de um sujeito como o joão pimentel ferreira, confesso aldrabão desonesto. O paleio rebarbativo, sempre repetitivo, de alguém que também confessadamente já aqui declarou a sua admiração pelos postulados de Goebbels. Repete em forma de slogan e de forma manhosa o que pretende dizer e impingir, como se fossem verdades absolutas. Como se fossem "leis científicas". Basta atentar na forma como joão pimentel ferreira escreve aqui ou no seu blog de personagens inventadas


E há a utilização da mentira pura e dura, como´é sempre apanágio de João pimentel ferreira.

Ninguém por aqui chamou fascista a ninguém. Nem sequer ao "pedro". Acossado, tentando dar colorido local, tentando chamar os bloquistas em sua defesa, tentando vitimizar-se, serve-se deste expediente.

Dirá em tom de pseudo-virgem ofendida:
"Finalmente começaram a chamar-me fascista"

Ninguém o fez...

Repete aqui o expediente:

"Por isso vão chamar fascista á Catarina e ás manas Mortágua."

Ninguém de bom senso dirá tal coisa. Apenas a direita trauliteira. Ou os provocadores a tentar fazer o seu trabalho

(Com um pormenor

"Manas" mortágua?

Curiosamente é assim que as irmãs Mortágua são muitas vezes designadas pelos patifes que pululam nas caixas de comentários abjectas)

Anónimo disse...

Ninguém chamou "fascista" ao menino pedro

Mas quem faz afirmações destas :

"O comunismo foi o primeiro aliado do nazismo"

"Os comunistas são os nazis da esquerda."

é de um merdas que mergulha tanto na merda que diz que não merece qualquer consideração. Um merdas e um fdp


Que se revela ainda mais quando o mesmo menino pedro diz isto:
"Acrescento que isso já não vai lá só com comprimidos - recomendo choques eléctricos, mangueiradas de água gelada e uma lobotomia á antiga maneira, com remoção de pelo menos 80% da massa encefálica. A que pelo visto não dão utilidade."

O menino pedro a revelar-se à antiga, como os nazis?

Pedro disse...

Credo.

E dizem que se estão nas tintas para as minhas opiniões quando cada resposra minha tem direito a dois ou três testamentos ?

E ainda por cima sem nenhum argumento.

A única coisa que dizem é que eu sou outros gajos quaisquer ou que sou neoliberal por elogiar o Miguel Portas.

E isto tudo para desculpar as invasões e massacres de tipo hitleriano praticados pela URSS.

Que imbecis.

Ó menino, eu sou independente, como tal há coisas com que concordo cm a esquerda e outras em que não.

Com certeza que fanáticos atrasados como você não são capazes de perceber isto.

S.T. disse...

Suponho que para mim seja mais fácil manter a cabeça fria em relação a um troll como o "Pedro".

Nunca fiz segredo de não pertencer ao "vocês" do "Pedro". Penso ter identificado ao razões da chicana que este personagem tenta encenar. Vejam os meu comentários noutros posts dos LdB, nomeadamente aqui:
https://www.blogger.com/comment.g?blogID=4018985866499281301&postID=3692565837234312047&bpli=1

Gostaria de acrescentar algumas reflexões, para melhor erradicar a peçonha que o "Pedro" tenta difundir.

A primeira ideia é que as forças políticas de esquerda não podem ser mantidas reféns do seu passado, sobretudo quando os seus erros foram assumidos e as devidas lições extraídas e assimiladas. É óbvio como o PCP arrasta atrás de si todos os trastes e tarecos do passado soviético que trolls como o Sr Jaime Santos não se cansam de lembrar.

A segunda ideia é que linhas de fractura antigas não devem ser escamoteadas mas deve ser feita uma ponderação cuidadosa em relação à sua relevância para o presente. Ou dito de uma forma mais clara: Não se deixem enredar em tentativas de activar divisionismos antigos que já nada têm a ver com as circunstâncias presentes.

A terceira ideia é que, como já tenho vindo a defender nestas caixas de comentários, a esquerda necessita de fazer uma reflexão profunda sobre as suas tácticas de resistência (ou dolorosa falta delas!) a formas de manipulação que as redes sociais e blogs permitem.
Talvez o exemplo do Podemos, aqui mesmo ao lado, explique melhor este ponto de vista:

https://jacobinmag.com/2019/04/podemos-spying-pablo-iglesias-psoe-elections

Compreendem por que é que eu insisto tanto numa informação variada, eclética e internacional?
Ou aprendem rápidamente a resistir a tentativas de manipulação ou vão parar ao caixote de lixo da história. Peço desculpa pela brutalidade, mas parece-me justificada. E caso haja dúvidas, sim, este aviso também é destinado a algumas cabeças do Largo do Rato.

S.T.

Anónimo disse...

O Pedro ê mesmo o aonio Pimentel Ferreira. Confirmado pela Nadia que está aqui ao pé

Anónimo disse...

Sim

Argumentos como lobotomias e choques eléctricos são argumentos demasiado fortes

Olha como o Pedro se cala e foge

Tal qual o aonio Pimentel Ferreira

Anónimo disse...

O Pedro é independente. Assim como a independência do intendente do capo

Tal qual a independência do aonio.

Mais o lambe-botas ao Miguel.

Aónio Eliphis disse...

Ahahahaha, o Pedro é afinal o Aónio Eliphis, diz o Cuco. O amor é tanto que me veem em todo o lado. Mas o Pedro disse tudo, a esquerdalhada comuna está contra a UE, mas fecha os olhos à invasão militar e prepotência de Moscovo ocorridas durante a União Soviética! Taxonomicamente, os esquerdalhos comunas nem sequer são Cordados!

Aónio Eliphis disse...

Já o ST ganhou esse vício esquerdalho-fascista de chamar trol a toda a gente com a qual discorda!

Pedro disse...

Caro ST.


A vossa única argumentação é que eu sou outros quaisquer e que sou neoliberal por apoiar o Miguel Portas e que se alerto para os males da subida da direita é porque sou de direita e se discordo de alguma coisa que vossa excelência diga é porque sou "fracturante"…

E depois o troll sou eu ?

Vocês ainda não deram duas para a caixa.

Vocês não páram de mentir a dizer que o comunismo não contribuiu para o derrube da república de Weimar.

Você é capaz de dizer que os comunistas não tentaram várias vezes derrubar a democracia de Weimar, enfraquecendo profundamente o regime com golpes militares e agitação como greves gerais ? Então é mentiroso.

Você é capaz de dizer que comunistas e nazis não fizeram uma greve geral em conjunto ? Então é aldrabão.

Vocês é capaz de dizer que os comunistas não apoiaram a iniciativa dos nazis de plebiscito na prússia para derrubar o governo social democrata seu mentiroso ?

Você é capaz de dizer que não foi o komintern que passou a tratar os social democratas de sociais fascistas criando a tal fractura de que se queixa tanto ?

Isto são FACTOS históricos e não é por você ser ignorante ou mentiroso que deixam de o ser.

Quem está aqui a criar fracturas é você ao encobrir os seus amigos estalinistas quando reconhece que arrastam os "trastes soviéticos" mas ao mesmo tempo acusa de troll todos os outros que se referem a isso.

O troll aqui é você.

E quem está a criar fracturas são vocês, ao alinharem com a extrema direita nacionalista contra quem avisa contra os seus perigos.

Nem sabes que até há esquerdistas a favor da UE ? O livre, por exemplo. Estás insultar esses esquerdistas e a acusar de fraturante quem se inquieta com a ascensão dos nacionalistas de extrema direita do Steve Bannon ?

Aqui o troll fracturante és tu.


Eu nem estou a defender a UE, só estou a achar nojento que esquerdistas como vocês fiquem todos contentes com a subida da extrema direita, só por ser anti-europeísta.

Ainda não entendeste ?

Eu não estou a defender a UE, estou dizer que o Farage, o PNR ou a Le Pen são muito piores.

Ainda não ?

Dasse...

Anónimo disse...

Lolol

Cá temos o Pedro e o aonio. O aonio e o Pedro. Por trás temos o anafado joão Pimentel Ferreira.

A santíssima trindade. O aonio a espumar pelo facto de lhe terem chamado aquilo que é.

Agora chega a rábula do europeismo bonzinho e dos maus que lhes contestam a cartilha.

Anónimo disse...

Daqui a pouco chega a de um anónimo com os olhos em alvo a dizer que o Pedro tem razão e que isto ê um bando de sadicos que impedem a Voz livre dos eurocratas de Bruxelas.

Anónimo disse...

O Pedro “ esqueceu-se” e desatou a responder, pensando que estava a responder ao Aonio

Só que se enganou. Estava a responder-se a si próprio, em vez de o fazer em relação ao eliphis. Este ainda não aparecera como tal.

Uma delicia. Basta ver na parte final do post do João Rodrigues sobre os “ sonsos”

Ahahah

Anónimo disse...

Tanta cena histérica para quê, aldrabão da feira com múltiplos nikles para ver se passa

Pedro disse...

Então esquesceste-te de dizer que eu também sou o Jaime santos e o José ?


É a tua principal linha de "argumentação" de fanático atrasado mental para encobrir os crimes do estalinismo - dizer que eu sou toda a gente.

E eu já disse umas dez vezes que NÂO sou a favor da UE meu atrasado mental.

O que estou a dizer desde o princípio e os atrasadinhos ainda não conseguiram perceber é que a Le Pen, o Farage e o Steve Bannon são piores do que a UE.

É como se por cá vocês apoiassem o PNR, o NOS e o Chega, só por serem contra a UE.

Vocês são espertos á brava.

S.T. disse...

Embora lamente que o post sobre o jantar de homenagem ao Miguel Portas se tenha tornado o palco de salpicos de outra discussão noutro post deste blog, ( https://www.blogger.com/comment.g?blogID=4018985866499281301&postID=3692565837234312047&page=1&token=1555942190586 ),
não posso deixar de mostrar a minha satisfação pelos ataques de que o meu nick é objecto.

É que isso significa que para a trollfarm europeísta as minhas teses são uma ameaça e batem onde mais lhes dói, o que me dá uma enoooorme satisfação.

S.T.

Aónio Eliphis disse...

Pedro questiona-se perante ST

"Ainda não entendeste ?"

Como diria Cícero, os homens com a idade são como o vinho: os bons apuram e os maus azedam!

O ST já não está na idade de "entender" tal a fobia que tem aos estrangeiros e ao projeto europeu.

O resto é retórica com uma pitada de sapiência macroeconómica.

Aónio Eliphis disse...

A tática do Cuco é fixe: personificar todos os anti-comunistas num tal de Pimentel. Se aparece alguém a discordar da cartilha, é porque só pode ser o Pimentel. E que grande Pimentel deve ser para conseguir conglomerar tantas ideias e movimentos!

Anónimo disse...

Ahahah

Neoliberal por apoiar o Miguel?

Ahahah

Ó Aonio Pedro. Olhe que isto aqui não ê o Observador. Bora lá ler devagarinho para ver de que o acusam

Se for preciso ajuda, não hesite

Lembra-se ? Até lhe chamaram lambe-botas. Oportunista. Hipócrita. E que a diferença entre o pedro e o Miguel era tanta, que o saudoso Miguel Portas não hesitaria em mandá-lo â merda se o encontrasse por aqui

Mas obrigado por esta achega que nos elucida mais do modo de actuar de um aldrabão desonesto

casilvaco disse...

E se se deixassem de “ merdices” e lugares comuns e se se passassem a respeitar e a dialogar numa perspetiva lúcida actual e de acordo com o que já muitos pensadores inc marxistas vêm pensando e debetendo . Leiam informem-se e no mínimo respeitem a memória de alguêm aque o tentou fazer e divulgar .

Pedro disse...

Casilvaco

Isso foi o que eu fiz aqui. Limitei-me a dizer que realmente prefiro o Miguel ao Paulo Portas e não tencionava dizer mais nada.

Acontece que sou alvo de um troll de extrema esquerda que tudo o que eu diga debita dez testamentos a acusar-me de ser todas as pessoas que tenham discordado com ele ao longo da vida, las but not least, que serei neoliberal. O que, estando eu a dizer que prefiro o Miguel ao Paulo Portas, está-se mesmo a ver que o troll não é nada mentiroso. Tudo isto porque discordei dele noutros posts.

Anónimo disse...

O “ grande” Pimentel é assim uma fraude

Não se trata de aglomerar tretas e mais tretas. Mas sim de tentar este, de moto próprio, manipular o debate e distorcer a informação

Isso tem vários nomes e são todos muito feios

(Já agora esse aparente distanciamento do grande aonio ao seu outro nick Pimentel Ferreira merece uma boa gargalhada. O blog deste último alberga o eliphis. E um dia este “ descaiu-se” e apareceu a assinar textos do primeiro

Ainda há dois dias encaminhava o pessoal para esse blog, lolol)

Anónimo disse...

Mas mas mas

E mas mas mas

Porque motivo dizer que jose ou Jaime Santos são o Pedro se de facto não o são?

Uma estratégia terrível e cómica esta de tentar negar a verdade, tentando atribuir afirmações a outros que nunca foram feitas

José é jose

Jaime Santos é Jaime Santos

Pedro é aonio eliphis e joão Pimentel Ferreira

Simples

Anónimo disse...

Pedro dixit:
"Então esquesceste-te de dizer que eu também sou o Jaime santos e o José ?"

Mas esquecimento porquê?

O jose é o jose

O Jaime Santos é o Jaime Santos

O pedro é o pedro. é o aónio eliphis, é o FilipeMp, é o Marco, é o Romeu, é o joão pimentel Ferreira

Simples. Para quê estas fitas?

Anónimo disse...

Aonio eliphis vem repetir o mesmo paleio doentio de Pedro.

A semelhança é assustadora. Tanta que já não dá para cobrir mais o disfarce do pedro como entidade autónoma, com os seus comentários particularmente idiotas como é seu timbre. Daqueles "espertos à brava", lol

Que fazer?

Aposta-se que pedro vai-se sair com algumas tiradas particularmente rebolucionárias

Anónimo disse...

"A táctica do Cuco é fixe" diz o pedro aonio

O cuco? O que namora com a cuca? lolol


Passemos a coisas sérias. O pobre do aonio inquire sobre um tal de pimentel.

Ó diacho. A desmemoria é de tal forma que o aonio se esquece que é o próprio pimentel? Até tem um blog onde o mesmo tem estes dois nicks aqui citados- aonio eliphis e joão pimentel ferreira.

Agora o aonio "esqueceu-se"

Lolol. Um grande sim, um grandessíssimo...

casilvaco disse...

Entendamo-nos ... Há nāo sócios que estão sentados e há sócios que estão a pé... como se diria na reuniāo do Salgueiros há muitos anos .
Por outras palavras ... há quem esteja de boa fé e entenda algum ( já nāo digo mais...) interesse em debater ou comentar algo que justifique ou desperte o seu mesmo que parco interesse é um conjunto híbrido mas comum em curto cortex cerebral que aproveitam as oportunidades para ou apenas dizerem ou pensarem que dizem papagueando-se ... e outros infiltrados caraneiristicamente com objectivos que vão muito para além de uma simples pastagem .
Neste particular no mínimo respeitem a memória de Alguêm que soube viver justificando a nossa admiração muito para além de de quem se permite alinhavar aqui meia dúzia de linhas entre as quais eu me incluo.






Pedro disse...

Kodak.

Cuidado, que está por um triz de começarem a dizer que você sou eu...

Anónimo disse...

Mas porque alguém diria que Kodak era o pedro?

Pedro é um infiltrado com objectivos que vão muito para além de uma simples pastagem.

A diferença é tão nítida...