domingo, 28 de abril de 2019

Apresentação


O fascismo não cai do céu aos trambolhões. Não é um clube político fruto do ‘espírito do tempo’, ou uma ideia na moda. Não é um produto maléfico saído da psique perturbada de alguns chefes, não é a expressão de características específicas de certos povos ou etnias, em suma, não é uma aberração política e ideológica misteriosa que se abate inopinadamente, como uma pandemia, sobre o liberalismo oligárquico e as sociedades europeias do pós-Primeira Guerra Mundial. […] O grande cenário para a emergência dos fascismos na Europa é a crise do sistema liberal. […] É certo que a História nunca se repete na sua factualidade. O fascismo dos anos 20 e 30 também não. Os movimentos que, na segunda metade do século XX e no início do presente, o pretenderam mimetizar transformaram-se invariavelmente em grupos de actividades criminais ligados à violência racista, ao tráfico de armas ou de drogas; ou seja, repetem-se como farsa marginal e de delinquência, mas sem qualquer influência real na sociedade ou expressão política relevante. Não foi ali que a serpente pôs o ovo.

Fernando Rosas na contracapa de um livro que “demorou muito tempo a escrever”.

25 comentários:

Pedro disse...

As voltas que a esquerda dá só para não reconhecer a especificidade do fascismo, nomeadamente os pontos em comum com a esquerda.

De morrer a rir é a afirmação de que os verdadeiros movimentos fascistas são "uma farsa", que os fascistas são os que a esquerda quiser. Para certa esquerda até são toda a gente que não seja de esquerda…

Como o marxismo defende o determinismo do movimento único da história rumo ao comunismo passando pelo capitalismo, para o marxista todo o radicalismo que não for comunismo só pode ser um aprofundamento do capitalismo.

Assim, o fascismo apresentava certos pontos em comum com a esquerda, como a defesa do estado social e o controle da economia pelo estado ? O fascismo tinha até correntes que queriam a nacionalização de parte da economia ?

Não faz mal. A esquerda finge que não sabe e contrapõe com a cooperação do nazismo com o capitalismo, como se a esquerda moderada, por exemplo a social-democrata trabalhista de Attlee não tivesse desde sempre cooperado com o capitalismo, desde que os capitalistas não se metessem com o estado social.

O próprio racismo hitleriano é o mais anticapitalista que há, visto que ignora completamente barreiras de classe e ataca frontal e principalmente os grandes capitalistas judeus.


De facto, os judeus são a etnia proporcionalmente mais representada na alta finança internacional, o que torna completamente estúpido encarar o anti-semitismo nazi como uma radicalização do capitalismo.

Basta pensar nos Rothshild, Rockefeller, o Abramovich ou os Cohen que bancam o Trump,

" It has been stated that nearly 60 per cent of the members of the foreign market at Frankfort, and nearly as many at Berlin, are of Jewish origin"

http://www.jewishencyclopedia.com/




O capitalismo apoiou e foi essencial para a ascensão do nazismo ?

Sim, foi, mas em certas ocasiões o comunismo também.

Se não fossem os ataques constantes à república de Weimar e a consequente desestabilização da democracia alemã por parte dos comunistas o nazismo nunca tinha chegado ao poder.

E se não fosse a aliança nazi-soviética a segunda guerra mundial tinha acabado em seis meses com a derrota dos nazis,

Anónimo disse...

As voltas que o pedro dá só para esconder o que é o fascismo

E as voltas que o pedro dá só para tentar colar à esquerda a tralha que admira e por quem suspira.

Anónimo disse...

Pedro a aproximar-se da narrativa oficial de joão pimentel ferreira

A máscara tão criteriosamente trabalhada para servir nos momentos adequados, cai por terra sem honra nem glória.

Pobre pedro. Adivinha-se a irritação por lhe revelarem os amores e os desamores.

Adivinha-se que lhe acertaram em cheio, directamente lá na Holanda, de onde provêm este comentário do pedro. Não gostou da associação da emergência dos fascismos na Europa com a crise do sistema liberal.

Ele, logo ele,liberal dos sete costados, fiel seguidor de coisas como mises e lambe-botas assumido de hayek.

A chamuscarem o seu perfil ideológico, que um dia deu origem aqui a um debate interessante. O pobre pedro ferreira pimentel na sua ânsia atabalhoada de defender mises, chegou a citar Goebbels em sua defesa. E na defesa de goebbels

Anónimo disse...

Vale a pena escalpelizar a idiotice que pontua este palavreado raivoso de pedro?

Diz pedro:
" os fascistas são os que a esquerda quiser"

Hum. Como explicar para que o pobre pedro ( pimentel ferreira, não nos esqueçamos) perceba?

Vejamos se ele vai lá.

Tomemos como exemplo a patetice do pedro. Esta não é o que a esquerda quiser. É o naco que o pedro escolhe para si próprio, sendo irrelevante o que os demais querem ou não

Elementar

Anónimo disse...

Diz pedro:
"Para certa esquerda (fascistas) até são toda a gente que não seja de esquerda…

Pobre pedro. Mais uma vez se desmascara porque repete quase ipsis verbis o que pimentel ferreira por vezes vomita

Mas chamar de fascista toda a gente que não é de esquerda é tão bovinamente ridículo como prosaicamente idiota.

Sabemos que já alguns amados comentadores do Observador tentaram tal sandice. Quando inquiridos sobre onde encontrar as fontes para tais dislates, metem o rabinho entre as pernas e fogem

Aposta-se singelo contra dobrado que´é isso mesmo que pimentel ferreira , vulgo pedro ou aonio eliphis, vai fazer.

Os poltrões são assim. E quando se associa a cobardia, à manipulação e à mentira puras e duras, ainda mais se nota a fuga.

A trote

Anónimo disse...

Diz pedro

"Assim, o fascismo apresentava certos pontos em comum com a esquerda, como a defesa do estado social e o controle da economia pelo estado ?"O fascismo tinha até correntes que queriam a nacionalização de parte da economia ?"

Ahahaha

Este escarafunchar do pobre pedro, na sua tentativa acéfala de tentar reescrever a história, é uma pilhéria mesmo à joão pimentel ferreira. Antes e depois de engordar

Duplamente.

Porque tal historieta de pedro pimentel ferreira teve lugar há pouco tempo e com os resultados que se podem apreciar aqui

https://ladroesdebicicletas.blogspot.com/2019/04/sonsice-relativismo-e-desmemoria_16.html


Porque o fascismo apresenta certos pontos em comum com o pedro, como o ataque do estado social e o controle da economia pelos privados "O fascismo tinha até correntes que queriam a privatização de parte da economia.Como defende o pedro. E o joão pimentel ferreira

Ou de como a um se chega ao outro.

Mais uma vez, elementar

Anónimo disse...

Diz o pedro:
"Como o marxismo defende o determinismo do movimento único da história rumo ao comunismo passando pelo capitalismo, para o marxista todo o radicalismo que não for comunismo só pode ser um aprofundamento do capitalismo."

Esta é demasiado idiota para ser escalpelizada.

Talvez só aventar que o radicalismo do pedro só pode ser um aprofundamento do capitalismo? Que o pedro passou do aonio para o eliphis ou do pimentel ferreira para a dona Helena?

Abençoada Nadia que resolveu alargar os seus horizontes

Anónimo disse...

Diz pedro:

"Não faz mal"

Pois, lolol

limpa o pedro ao jornal?


E diz mais pedro:" A esquerda finge que não sabe"

Ah , essa ignorância da esquerda,lolol


Mas continua este mesmo pedro:

" como se a esquerda moderada, por exemplo a social-democrata trabalhista "


Repare-se na delícia deste acto falhado

Há a "ignorância da esquerda", certo? Mas a seguir há a referência a "uma esquerda moderada". Não se sabe se esta é esquerda, porque não é ignorante? Mas ao ser esquerda é, de acordo com o dicionário peculiar da idiotice transcrita do pedro, ignorante

Desculpem.

Ahahaha

Anónimo disse...

Diz pedro:

" por exemplo a social-democrata trabalhista de Attlee não tivesse desde sempre cooperado com o capitalismo, desde que os capitalistas não se metessem com o estado social"

Estamos ou não no terreno predilecto de alguém?

Eis a defesa crua do "capitalismo" e da "cooperação" capitalista.

Lolol. Onde é que já ouvimos estes hinos ao capitalismo assim transcritos desta forma tão...pueril?

Isso mesmo. No curriculo do joão pimentel ferreira


Com um pormenor delicioso.

Diz pedro: "desde que os capitalistas não se metessem com o estado social"

Ahahaha. Ah, estes capitalistas não gostam nada mesmo do Estado Social. Até têm que ser chantageados para que o respeitem, porque senão não há cooperação da esquerda moderada.

Não é um verdadeiro primor?

E não há aqui uma ligeira insinuação do carácter pedófilo dos capitalistas, a meterem-se assim com o Estado Social de tão tenra idade?

Pedro lá sabe o terreno onde se move, lololol

Anónimo disse...

Diz pedro:
"O próprio racismo hitleriano é o mais anticapitalista que há"

Hummmm. Um racismo anticapitalista ...e logo o maior que há.

Pobre pedro. Agora mistura conceitos como quem mistura tintas de guache. Se a ignorância pagasse imposto o pedro contribuiria decisivamente para baixar a dívida do país.

O que seria do racismo antes de existir capitalismo? Simplesmente não existia? Ou se existisse, não seria o mais que houvesse?

Ahahaha

Anónimo disse...

Continua a dizer pedro ( pimentel ferreira aonio eliphis):
"O próprio racismo hitleriano é o mais anticapitalista que há, visto que ignora completamente barreiras de classe e ataca frontal e principalmente os grandes capitalistas judeus. De facto, os judeus são a etnia proporcionalmente blablabla e mais blablabla representada na alta finança internacional, blablabla o que torna completamente estúpido encarar o anti-semitismo nazi como uma radicalização do capitalismo.Blablabla E basta pensar nos Rothshild, Rockefeller, o Abramovich ou os Cohen que bancam o Trump.

Lololol.

Saia uma banca para o pedrinho

Vejamos. Quando um tubarão come um tubarão , isso é , segundo o dicionário de pedro pimentel ferreira, a prova que é o mais antitubarão que há, já que ignora completamente barreiras de classe e ataca frontalmente os da sua própria classe. E é estúpido encarar o anti-tubarão como a radicalização do próprio tubarão.

Confusos?

Vamos então traduzir

Pedro pimentel ferreira ignora uma das características básicas do capitalismo. É que o capitalismo devora literalmente o mundo e devora-se a si mesmo...

Um potentado económico quando engole uma empresa menor, concentrando ainda mais o capital, significa, segundo a linguagem do pedro pimentel ferreira, que tal potentado económico é o mais anticapitalista que há.

Nem respeita as barreiras de classe, blablabla

Saia aí uma OPA para mostrar o verdadeiro carácter anticapitalista blablabla


Desculpem mas esta é de chorar a rir. Como é possível tanta idiotice dita deste género tão pomposo? À joão pimentel ferreira?


Percebe-se porque motivo este tipo demorou tantos anos a tirar o seu curso de informático

Anónimo disse...

Diz o pedro:
"O capitalismo apoiou e foi essencial para a ascensão do nazismo ?"E em certas ocasiões o comunismo também"

Mais uma vez uma história mal contada. O nazismo era o próprio capital a governar. E a governar-se. Daquela forma de besta descontrolada, tentando por de pé um império de mil anos

Elementar

Tanto como o ódio dos nazis aos comunas e aos judeus e a todas as classes ditas inferiores.
E tanto como o ódio do pedro aos comunas e à esquerda e aos anti-europeístas coerentes

Esperem lá.Há aqui um padrão. Que aproxima inexoravelmente pedro não só de pimnentel ferreira como também dos nazis

Anónimo disse...

Diz pedro:
"Se não fossem os ataques constantes à república de Weimar e a consequente desestabilização da democracia alemã por parte dos comunistas o nazismo nunca tinha chegado ao poder.E se não fosse a aliança nazi-soviética a segunda guerra mundial tinha acabado em seis meses com a derrota dos nazis"

Bom ,quanto a isso pode-se ler o que foi escrito no já citado post de joão Rodrigues.

No seu desespero de ocultar esta denúncia do fascismo, pedro tenta tudo. Até jogar nas bacoradas que andou a repisar. As idiotices deste género ficam com quem as diz e representam uma original via do pedro não só para se mostrar mais estúpido do que é,como também para fazer o papel para que foi criado pelo pimentel ferreira.


Anónimo disse...

Quem escreve tais idiotices mostra várias coisas

Pedro está dupla ou triplamente irritado.


E irritado e zangado e fora de si porquê?

- Porque foi identificado como sendo joão pimentel ferreira, um conhecido parlapatão que usa e abusa de nicknames falsos para fazer o que faz. Ao serviço duma escola sórdida, a de von Mises e de um projecto neoliberal próximo da extrema-direita

- Porque foi apanhado a mentir e a mentir por várias causas:
Para deturpar os movimentos unitários que permitiram o derrube do nazi-fascismo.
Para insultar a memória dos que caíram combatendo a besta.
Para ocultar o que se suspeita que seja a sua conivência com a extrema-direita actual e os seus antecessores

- Porque se descaiu e confessou a sua simpatia pelos métodos dos torcionários nazis

Anónimo disse...

Porque de facto o pedro joão pimentel ferreira foi o único por aqui a defender métodos nazis, desta forma tão patente e prazenteira:

"Acrescento que isso já não vai lá só com comprimidos - recomendo choques eléctricos, mangueiradas de água gelada e uma lobotomia á antiga maneira, com remoção de pelo menos 80% da massa encefálica. A que pelo visto não dão utilidade."

Heil,heil, pedro aonio eliphis pimentel ferreira. "À antiga maneira"?

Pedro disse...

Caro estalinista.

Acha mesmo que alguém vai ler esses testamentos todos ?

Eu não vou de certeza.

Além do mais toda a sua "argumentação" se resume a dizer que eu sou o tal Pimentel.

O marxismo "científico" em toda a sua imbecilidade.

Você devia escrever a obra magna do neo-estalismo.

Em vez de "O capital" chamar-se-ia "O Pimentel".

Pedro disse...

Movimentos unitários ?

Passaram quase toda a existência do nazismo a empurrar o problema para cima dos outros e depois dizem que são unitários ?

Para o comunismo formar uma frente unitária contra o fascismo foi preciso o Hitler invadir a URSS porque senão ainda hoje eram aliados.

Até neste blog, centristas, esquerdistas e independentes que não alinhem 100%,com as políticas nacionalistas de partidos de extrema direita como o ukip são insultados pela EXTREMA ESQUERDA.

A extrema esquerda está a ser unitària é com a extrema direita - como fez durante muitos anos com o Hitler.

Anónimo disse...

O troll do Pedro pimentel aonio etc etc quer conversa fiada

Ahahah

Olha para o silêncio do pobre tipo sobre o que andou a dizer

O único a defender os “métodos à maneira” é este Pedro etc etc.

Que foge à poltrão qd confrontado com os seus métodos.

Só lhe restam estas cenas de cama com o seu hitler?

Anónimo disse...

Pedro diz:
"Acha mesmo que alguém vai ler esses testamentos todos ?Eu não vou de certeza"

Já sabemos a dificuldade em pedro ler algo mais do que os manuscritos de mises e a sebenta do passos.

Ou escrevinhar poemas de gosto duvidoso à anatomia da sua namorada

Anónimo disse...

Diz o pedro :
"Além do mais toda a sua "argumentação" se resume a dizer que eu sou o tal Pimentel"

É, não é?

Lolol... Bora lá ler de novo.

E apreciar o ruído de galope que a fuga do pobre pedro provoca para fugir ao que se lhe esfrega na face

Anónimo disse...

Diz o pedro: "O marxismo "científico" em toda a sua imbecilidade.Você devia escrever a obra magna do neo-estalismo. Em vez de "O capital" chamar-se-ia "O Pimentel"

Lolol

Eis em toda a sua imbecilidade, a impotência argumentativo do pedro pimentel ferreira

Com um peculiaridade notável. Esta aparece centrada no seu próprio umbigo.



Anónimo disse...

Diz o pedro:
"Movimentos unitários...e depois a existência do nazismo e depois foi preciso o hitler e depois os aliados"

Par esta conversa já demos e já foi amplamente discutido o papel do pedro aonio pimentel ferreira por aqui:

https://ladroesdebicicletas.blogspot.com/2019/04/sonsice-relativismo-e-desmemoria_16.html


Já foi denunciado o que o pedro anda por aqui a fazer. E o motivo para estas asnices originais que demonstram a crispação e irritação do mesmo

- Porque foi identificado como sendo joão pimentel ferreira, um conhecido parlapatão que usa e abusa de nicknames falsos para fazer o que faz. Ao serviço duma escola sórdida, a de von Mises e de um projecto neoliberal próximo da extrema-direita

Anónimo disse...

- Porque foi apanhado a mentir e a mentir por várias causas:
Para deturpar os movimentos unitários que permitiram o derrube do nazi-fascismo.
Para insultar a memória dos que caíram combatendo a besta.
Para ocultar o que se suspeita que seja a sua conivência com a extrema-direita actual e os seus antecessores

- Porque se descaiu e confessou a sua simpatia pelos métodos dos torcionários nazis

Anónimo disse...

Repare-se que entre tudo o que é denunciado, o pobre pedro aonio eliphis pimentel ferreira só se tenta agarrar aos "movimentos unitários"

Daquela forma patética aí em cima expressa.


Nem um pio, nem um resfolhar, nem um suspiro, sobre tudo o resto

Nomeadamente isto:

O pedro aonio pinentel ferreira descaiu-se e confessou a sua simpatia pelos métodos dos torcionários nazis

A realidade é tramada. Pedro etc etc etc é mesmo o único que por aqui confessa as suas saudades pelos métodos de "à antiga maneira"

Heil, heil pedro. Sem ponto de interrogação

Anónimo disse...

Mas há um outro motivo para esta crispação de pedro and so on de cada vez que João Rodrigues denuncia o fascismo.
E para o acanalhado anti-comunismo primário de pedro etc etc. Ou o seu ódio pela esquerda em geral.

É que para a derrota do nazi-fascismo foi fundamental o papel dos comunistas, dos democratas, dos anti-fascistas, dos patriotas

E isso é algo que o pedro não consegue perdoar. Afinal os que empregavam os métodos defendidos pelo pedro foram derrotados na segunda grande guerra.

E esse é um espinho enorme encravado na garganta do pedro etc etc.