quarta-feira, 11 de outubro de 2017

O direito a não aprender nada


Pedro Passos Coelho saiu já tarde, mas eis que Pedro Santana Lopes saiu a terreiro para defender... Pedro Passos Coelho.

"Não parece bem que o partido possa ser entregue a quem, numa altura tão difícil para o país, passou a vida a pôr em causa o trabalho de salvação nacional que quase era feito. Para mim, é algo absolutamente incongruente. Devo dizer: não consigo compreender que isso possa acontecer. Porque, tal como os seres humanos, não concebo que a generalidade dos militantes do PSD, que defendeu e foi solidária com o Pedro Passos Coelho, possa agora dizer: Ai Passos Coelho saiu? Então vamos agora escolher aqueles que o quiseram deitar abaixo e disseram mal o tempo todo. E por isso acho que tenho esse dever". (Na SIC, ontem à noite)

Depois de 400 mil postos de trabalho destruídos, de toda a pobreza gerada e a que as Misericórdias tiveram de dar apoio, depois de se criarem 1,5 milhões de pessoas subutilizadas, a querer trabalhar sem encontrar; depois da queda do investimento a níveis pré-históricos; depois de toda a desarticulação dos serviços públicos de que não há memória e de que a Direita agora tira proveito para se queixar da geringonça; depois do rolo compressor nos direitos laborais que deitou abaixo a contratação colectiva quase ao zero; depois de uma emigração sem paralelo de quadros qualificados formados com o dinheiro dos portugueses, Pedro Santana Lopes voltou ao seu modo de governação desajeitado e sem pensamento estratégico, tão criticado em 2004.

Ainda que estas tiradas pareçam muito uma jogada de sedução ao aparelho partidário de Passos Coelho, não deixa de ser um pouco contra-corrente. Agora que o PSD queria tanto seguir as pisadas do CDS e lavar a cara com alguém mais jovial que fizesse esquecer o maior trambolhão da sua história - enfim, dar um passo em frente -, eis que surge quem o quer prender de novo ao passado.

Bloco Central? Não. Ergamos a nossa autonomia em relação à estratégia de Marcelo Rebelo de Sousa. Antes que o CDS nos roube o eleitorado, façamos de novo uma aliança PSD/CDS que tão mau resultado teve. "Os partidos têm de ser pessoas de bem". Façamos o mesmo que fizemos no passado, queiramos ser CDS enquanto o CDS quer ser PSD e, se calhar, teremos resultados diferentes...

Haja, pois, uma direita orgulhosa do mal que fez!

31 comentários:

Jose disse...

Sem dúvida tem a direita que orgulhar-se de ter feito o necessário.
Sem dúvida tem a direita que distanciar-se de uma esquerda treteira que, tendo feito o mal, se exclui da responsabilidade pelas suas consequências.
Sem dúvida que a PPC se deve a honorabilidade de um PSD que nega o geringonçoso oportunismo de um PS negacionista dessas suas responsabilidades.

Com dúvida que qualquer dos seus candidatos a sucessores seja capaz de manter a distância a semelhantes vermes.

R.B. NorTør disse...

«Se o teu adversário estiver a fazer um erro, não o corrijas.» - Alguém que sabe umas coisas!

Geringonço disse...

Pedro Santana Lopes, mais um medíocre com acesso a tachos!

Passos Coelho não se limitou a ser um mau governante, Passos Parasita Coelho é responsável por crimes económicos contra a população portuguesa.

Os neoliberais sabem bem que as políticas que aplicam não criam uma economia melhor, o próprio FMI sabe que assim é. O seu interesse não é progresso humano, o interesse neoliberal é regressivo e isto é facilmente constatável olhando para os vários países onde a terapia neoliberal é aplicada!

Passos, Rio, Santana, Montenegro, Duarte Marques, etc. Estes são o passado, presente e o futuro do PSD!
Digam lá se esta trupe maravilha não inspira confiança?

Anónimo disse...


"Sem dúvida tem a direita que orgulhar-se de ter feito o necessário."

O necessário para esventrar o pais, os portugueses e quem trabalha.

Passos Coelho foi um verme. Um verme canalha e sem escrúpulos que governou de acordo com a bíblia do neoliberalismo. Servindo os interesses dos grandes patrões, dos grandes banqueiros, dos grandes credores.

Um pulha. A extrema-direita agradecida votou nele, com aqueles ares de lambe-botas fundamentalistas, já treinados a praticar este acto com as botifarras dos donos da europa


"Passos, Rio, Santana, Montenegro, Duarte Marques, etc. Estes são o passado, presente e o futuro do PSD!
Digam lá se esta trupe maravilha não inspira confiança?"

Anónimo disse...

"tendo feito o mal"

Isto cheira tanto ao "eixo do mal" daquelas bestas que deram cabo do mundo e do planeta

Anónimo disse...

"a honorabilidade de um PSD "?

Qualquer prostituta tem muito mais dignidade e honra do que esta corja.

Esta "honorabilidade" faz mais lembrar a dos proxenetas, envolvidos naqueles bordéis tributários tão saudados por um grande patronato, ávido praticante de tais "honras"


Entretanto Passos Coelho prepara-se para dar uma enxada a Rio e a Santana, Montenegro e Mendes.
Não para trabalharem. Mas para continuarem a insultar o povo português, enquanto planeiam continuar a cavar o fim do Estado Social e a construir futuras tecnoformas e outras formas ao serviço dos banqueiros

Anónimo disse...

«Se o teu adversário estiver a fazer um erro, não o corrijas.» - Alguém que sabe umas coisas!

Nem mais

Anónimo disse...

"Sem dúvida tem a direita que orgulhar-se de ter feito o necessário."

"Por que é que a direita mais radical, a versão nacional da alt-right americana, que tem como órgão de expressão o Observador, não se preocupa com o CDS, mas sim com o PSD? (...) Porque instrumentalmente é o PSD que tem os votos e não o CDS, e é o PSD que pode, como se viu, prosseguir uma política agressiva que corresponda aos seus interesses e visão do mundo".

E por isso votou em Passos Coelho.

"Acresce que a direita tipo do PNR não lhes serve para nada, visto que é o exercício do poder político que lhes interessa e não a ortodoxia política, nem mimetismos das “frentes nacionais” europeias. Como tiveram a sorte grande, agora não lhes basta a terminação."
(...)

E por isso mudou o seu voto para Passos Coelho

"(...) Não é uma direita nacionalista e isolacionista, perceberam a importância que a Europa e os seus diktats económicos tinham em permitir-lhes uma tentativa de engenharia social que nunca passaria nas urnas se fosse apresentada aos eleitores. Esta foi, aliás, uma função essencial do PSD de Passos Coelho e que os levou a abandonarem as suas reservas ao federalismo e intervencionismo cosmopolita da Europa, para se tornarem europeístas."

E por isso defendeu os agiotas e os credores. Em função necessária à protecção dos grandes banqueiros e dos grandes patronos

João Pimentel Ferreira disse...

Então neste blogue não se fala do Sócrates, o amigo dos funcionários públicos que em 2009 aumentou a função pública em 3%, para dois anos depois pedir um resgate ao FMI? E eu que pensava que só os neoliberais é que eram corruptos e malvados!

Jose disse...

À direita volver' é o que há a fazer no PSD e mais além.

Esta esquerda do branqueamento do inquérito à CGD já mostrou as suas cores.
Esta esquerda que dá cobertura ao maior puteiro maçónico e corrupto herdeiro de Sócrates já cobrou o seu preço em dívida para o país, broas para os clientes e quebra de investimento público.

É tempo de um Bloco de Direita sem meias tintas nem transigências com um politicamente correcto imbecil que põe a ASAE nas cozinhas e os cães à mesa!!!

Anónimo disse...

Curioso.

Mas como o mesmo fulano que há dias dizia que "É preciso desmistificar. Eu sou liberal-social, e por isso sei que Passos Coelho nao o é, nem muito menos os membros do PSD sao liberais."

venha agora carpir pelos neoliberais e outros trastes iguais

Anónimo disse...

O Pimentel tem um blog próprio para falar do que quer ele, e ele e ele, todos eles juntos num só.

A tendência anti-democrática destes vendedores de banha da cobra manifesta-se nestas pequenas coisas. Não na chamada ao debate de Sócrates e na pedantice pesporrenta que se tem que falar no que estas coisas querem.

Mas como se fala de Sócrates, tentando relacionar o resgate do FMI ( solicitado a propósito pelos corruptos e malvados neoliberais é bom que não se esqueça) com os funcionários públicos, convertidos pela cangalha neoliberal nos "judeus" de nossa época tal qual estes eram considerados pelos nazis de outras épocas.

No fundo Pimentel replica aquilo já denunciado por aqui. "Procura sempre atirar os trabalhadores uns contra os outros, os do público contra os do privado, os novos contra os velhos, os precários contra os que conquistaram alguma, cada vez menor, estabilidade. Trata-se, no fundo, de dividir, enfatizando divisões horizontais e ocultando as mais importantes desigualdades verticais, para que quem está verdadeiramente em cima, o capital, possa reinar numa paisagem laboral também desta forma cada vez mais degradada". É a mesma ideologia dos trastes que estigmatizavam os judeus em meados do século passado e que tantos proveitos tem trazido aos neoliberais pelo seu uso mediático

Infelizmente para Pimentel o LdB ainda não é um dos antros em que ele perora e propagandeia de forma totalmente impune

Anónimo disse...

Neste blogue, meu prezadíssimo Sr. João Pimentel Ferreira, só se fala de homens verdadeiramente de esquerda como o é o Sr. Isaltino Morais.
Acontece que a nós, à canalha de esquerda, dá-nos para o prudente legalismo, pelo que ansiosamente esperamos pelo julgamento, condenação e cumprimento de efetiva pena de prisão do nosso queridíssimo camarada "Socas", para que nele orgulhosamente possamos votar e elegê-lo para os mais altos cargos da Nação. Não antes. Foi isso que, aliás, fizemos com esse nosso outro camarada do peito que é o novel Presidente da Câmara de Oeiras. Não se lembra do bem sucedido "slogan" autárquico do homem do charuto? Relembro-o, se me dá licença: "Isaltino, amigo, o povo comuna está contigo!"

Anónimo disse...

"Se o teu adversário estiver a cometer um erro, não o corrijas?" Não senhor: "Se o teu adversário estiver a cometer um erro, ajuda-o a fazer asneira ainda maior", pelo que António Costa deveria, desde já, oferecer-se como o primeiro proponente da lista de Santana Lopes. Na verdade, com inimigos desses, quem precisa de amigos?

Anónimo disse...

Como sabe Isaltino Morais foi expulso do PSD, e o PSD pagou caro, eleitoralmente, o preço dessa expulsão! Expulsou o PS José Sócrates? Ademais julgo que não é comparável um mero presidente de câmara, com o primeiro-ministro!

António Pinto de Almeida disse...

Pois mas no blogue do Pimentel fala-se de tudo, sem preconceitos! Já o LdB parece um anti-Observador!

Anónimo disse...

Américo pinto de Sousa, perdão de almeida, é afinal o parceiro de blog do Pimentel?

Não...É o próprio Pimentel. Acabado de confessar por um seu outro parceiro de blog, o Tiago...que afinal é o próprio Pimentel.

Que desespero este. em que está enredado o Pimentel

E que patetice esta. Sem o querer o Pimentel faz um enorme elogio ao LdB. Este ser um anti-observador.Brilhante

Anónimo disse...

Mas Pimentel está desvairado pelo facto de não se falar em Sócrates? Tanto que ainda põe-se como anónimo a jeito aí pelas 10 e 23.

Um aldrabão - neoliberal- encartado.

Para desespero de Pimentel e de outros neoliberais o que está na praça são os processos de conluio do poder com o grande poder económico. O papel de Sócrates será ainda avaliado. O papel dos tubarões também.

Que fitas faz este Pimentel

Anónimo disse...

O desespero dos neoliberais da nossa praça é tão deliciosamente revelador.

Querem que se fale de Sócrates. Mas porquê?
Por ter saído finalmente uma acusação a estas horas tardias e encardidas? Em que o que há de relevo são as ligações cada vez mais patentes entre o poder e grande poder económico?

Ah!

Não repararão os Pimenteis da nossa praça que as suas manobras são tão pueris que já só têm audiência nas caixas de comentários de medias invadidos por neocons, neoliberais, extremistas e outros anti comunistas?

João Ramos de Almeida disse...

Caro José,

O culpado sóposso ser eu. Antes, havia uma tentativa de elaborar ideias. Mas agora as sua spalavras parecem apenas insultos e palavras vãs. Será mesmo a mesma pessoa? Ou a vida corre-lhe mal? Nessas alturas, abstenha-se de vir e volte com mais elegância e termos. Ganhamos todos. Assim, só o José perde.

Anónimo disse...

"A garrafa vazia de Manuel Maria"

"A cabeça perdida de Damasceno Monteiro"

Agora o desvario documentado de quem fala em "vermes" e em "puteiros", em imbecis e em cães"

"É tempo de um bloco de direita" ?
Saudades dos braços levantados na saudação típica ou da governança neoliberal de Passos Coelho, com o fim dos direitos e com a estigmatização de quem trabalha?

"Por que é que a direita mais radical, a versão nacional da alt-right americana, que tem como órgão de expressão o Observador, não se preocupa com o CDS, mas sim com o PSD? (...) Porque instrumentalmente é o PSD que tem os votos e não o CDS, e é o PSD que pode, como se viu, prosseguir uma política agressiva que corresponda aos seus interesses e visão do mundo".

Toda esta agitação do Jose... afinal percebe-se porquê

Jose disse...

Caro João,
Não confunda os modos com a substância.
A sua substância é:
«Bloco Central? Não.»
«Haja, pois, uma direita orgulhosa do mal que fez!»

Eu não podia estar mais de acordo. E explico-me: o lixo que é o PS não o quero à direit, e ao seu alegado mal da direita recordo-lhe o da esquerda e o quão me satisfaz que continuem todos muito juntos.

Insultos? Tão só convicções.
Quanto há minha possível ausência, recordo-lhe que o seu co-bloguer Bateira não me publica e com isso viverá feliz e a mim não me desilude.

Anónimo disse...

"Tão só convicções"

É desta forma simultaneamente acobardada e mentirosa que jose reage.

Acobardada porque não ousa replicar o que disse. Repete afinal tão só os seus hábitos.

Mentirosa porque de facto passou para um registo inqualificável e de esgoto. Repete-se

Os "semelhantes vermes" mais o " maior puteiro maçónico e corrupto herdeiro de Sócrates", mais os imbecis com os cães à mesa são a face escrita actual dum longo historial de comentários provindos de alguém que só muito a custo consegue cobrir-se de um verniz aceitável.

Alguns dos seus comentários são censurados nalguns dos blogs em que se agita. João José Cardoso eliminou-lhe um em que elogiava a Pide e Salazar quando se falava precisamente nas vitimas do fascismo. Outros fazem-no quando de forma desbragada mostra a sua face cavernícola de racista, como quando insultou da forma que se adivinha António Costa.

(A referência a Jorge Bateira é apenas a manifestação da desonestidade própria de quem faz um choradinho sem os ter no sítio para assumir o dito choradinho. A higiene pública nunca foi querida aos amantes da extrema-direita)

Anónimo disse...

"Quanto HÁ minha possível ausência" é a tradução da esmerada literacia que o nosso patronato burgesso tem.

A esmerada educação cívica (do mesmo patronato) está aí em cima exemplarmente exposta

Jose disse...

Recordo aos falsos educadinhos aí acima que nunca vi ninguém admoestado pelos insultos que já vi dirigidos à minha pessoa.

Se o PS é puteiro maçónico e corrupto herdeiro do Sócrates, é opinião que em termos pessoais só é insultuosa para Sócrates, se é que nessa matéria algum insulto pode ser configurado a semelhante criatura.

Anónimo disse...

A exemplar linguagem de um patrão boçal a tentar justificar a sua própria boçalidade .

Que tristeza. Que falta de dignidade. Que falta de tomates para quem insulta se travestir nesta figura patética de coitadinho

Anónimo disse...

Mas infelizmente a matriz fundamentalista e de direita-extrema cobarde de Jose não passa.

Tenta ele atirar a odienta frase para cima de Sócrates. Aldraba e mente miseravelmente.

Porque o que dissera antes fora isto:

"Esta esquerda que dá cobertura ao maior puteiro maçónico e corrupto herdeiro de Sócrates"

Nem a iliteracia aí em cima focada pode justificar o carácter insultuoso e de patrãp de bordel de quem assim se expressa.

Jose disse...

Ó Cuco, a tua impoluta esquerda deu ou não fim à descoberta da corrupção na CGD?
Fechou o inquérito antes que se apurasse porque tantos mil de milhões foram perdidos na estrumeira das 'orientações políticas' para negócios, todos eles obviamente de elevado interesse público!
Cobarde és tu, miserável porta-voz de todo o mantra e de toda a ir responsabilização da esquerda.

Anónimo disse...

Depois do asneiredo, do pé-de-chinelo rasca e do choradinho auto-comiserativo este Jose muda de estratégia.

Volta ao cuco dos seus sonhos ou pesadelos. E volta a um tratamento coloquial que faz lembrar comportamentos um pouco dúbios que não interessa agora aqui escalpelizar.

Mas Jose tenta também, em desespero de causa, fugir do que se lhe denuncia para um outro debate. Agora sobre a CGD .

Não passa. Percebe-se que as "suas convicções" fiquem desnudadas e que a denuncia duma linguagem insultuosa, a fazer lembrar um patrão de bordel, lhe seja incómoda.

Mas é a realidade. Não vale a pena agora estas caricaturas cobardes para se desviar do espelho das suas próprias palavras

Jose disse...

Cuco, miserável porta-voz de todo o mantra e de toda a ir responsabilização da esquerda - cobarde!

Anónimo disse...

Não vale a pena repetir a chamada de atenção para o destrambelhamento do sujeito das 10 e 48

Muito triste quando se chega a este patamar. Onde a impotência se junta com os insultos e vice-versa. E onde a noção duma dignidade mínima se esvai desta forma tão expressiva

Permanecendo incólume esta caricatura cobarde de tentar desviar o espelho das suas próprias palavras