sábado, 17 de maio de 2014

Votar pela democracia


As sondagens da UE têm registado um crescente cepticismo dos cidadãos relativamente ao que se convencionou chamar o "projecto europeu". As políticas adoptadas desde 2010 apenas estenderam à periferia o descontentamento que em 2005 já tinha levado à rejeição do Tratado Constitucional no centro da zona euro. A verdade é que o modelo de crescimento pelas exportações no centro, com salários estagnados, dependeu em boa parte do financiamento que concedeu à periferia, onde alimentou um crescimento pelo crédito que estava condenado a terminar mal. Hoje, os dirigentes políticos do centro culpam a periferia pela sua sorte como se não tivessem responsabilidades nesta crise. Mais, através do "apoio financeiro" da troika, resgataram a dívida da periferia aos seus bancos e, invocando o seu estatuto de credores, preparam-se para impor às periferias um modelo de sociedade neoliberal sem qualquer legitimidade democrática. Afinal, o "projecto europeu" conduziu à divergência económica, ao contrário do que prometia.

É também preciso dizer que o "projecto europeu" não promoveu a fraternidade europeia. Hoje, o ressentimento entre europeus cresce porque o desastre social imposto à periferia, como punição pelo seu "despesismo", foi concebido nos corredores do poder do centro da zona euro. Nesta, o desemprego é o mais elevado de sempre, tem um nível de Grande Depressão nas periferias, e empurra boa parte das economias para a deflação. É caso para dizer que o "projecto europeu" se virou contra os europeus, lançou-os uns contra os outros e estimulou a xenofobia. Dado que uma parte importante das classes baixas deixou de se identificar com as esquerdas, a grave crise que vivemos também é uma crise política. É uma crise das democracias europeias.

Por outro lado, é preciso lembrar que a paz na Europa se ficou a dever muito mais ao poder de dissuasão nuclear que a Grã-Bretanha e a França adquiriram, ao lado dos EUA, contra a URSS, do que aos méritos da CEE, depois UE, como força de paz. Aliás, como bem recorda Jacques Sapir ("Sortir de l'Euro"), "a UE foi causadora de conflito quando precipitou a desintegração da ex-Jugoslávia e a guerra civil daí decorrente. [...] A oferta de um plano de estabilização [à Eslovénia e à Croácia], cujos efeitos seriam desigualmente distribuídos pelas Repúblicas da Jugoslávia, atiçou a oposição entre a Croácia e a Sérvia. E foi a perspectiva de uma rápida adesão à UE que convenceu os dirigentes eslovenos e croatas a provocarem a secessão. O mesmo fenómeno está hoje em curso na Ucrânia."

Finalmente, se ainda há quem fale da UE, e do euro em particular, como protecção contra as crises financeiras é porque tem memória muito curta. A globalização financeira, de que a UE se tornou um bastião, permitiu o rápido contagio da crise de 2007-8 iniciada nos EUA e, dada a aberração institucional da zona euro, gerou uma crise de dívida pública que mascarou uma gravíssima crise de dívida privada, já existente. Ambas estão longe de terem sido resolvidas.

Com um Banco Central sem tutela política, e com um governo económico que invoca uma legitimidade tecnocrática para ocultar o domínio dos países do centro, o projecto ordoliberal consolidou-se: submeteu as escolhas dos eleitorados à ideologia ordoliberal dos Tratados e das directivas que o Tribunal de Justiça fará cumprir. Ignorar o erro da criação da moeda única e a natureza antidemocrática do actual "governo económico", fingindo que estamos a eleger o presidente da Comissão Europeia, só prolonga uma farsa insustentável.

Como alternativa, propor um Estado europeu, pós-Estados democráticos, quando evidentemente não há um povo europeu, revela uma trágica preferência pela engenharia social e, sobretudo, deixa à vista uma grande insensibilidade à urgência em pôr fim ao desastre que estamos a viver. Os democratas não podem ignorar que os Estados do centro rejeitam uma União de transferências e que os da periferia querem continuar a fazer escolhas genuínas. Também por isso, no dia 25 de Maio é preciso votar contra a utopia federalista das elites europeias.

(O meu artigo no jornal i)

8 comentários:

Anónimo disse...

Também voto contra o projeto federalista das elites económicas europeias. E das suas coberturas, chamemos-lhes ingénuas, à esquerda. Não contribuo para o peditório da manutenção de Portugal no euro.

É lamentável andar envergonhadamente a dizer que "entre a manutenção do euro ou a defesa do Estado social escolheríamos o Estado social", para depois escolher, de facto, o euro.

Ou será que mais de uma década não chegou para tirar conclusões? Será preciso levar a destruição do Estado social até ao fim para concluir depois que, afinal, devíamos ter saído do euro? Depois é tarde.

Está mesmo muito certo: ou se defende o Estado social ou se defende o euro. Só que a escolha é hoje, agora, não quando já só sobrar o segundo.

Quem defende a manutenção do euro é cúmplice do projeto antidemocrático das elites económicas europeias. Uns por natureza, outros por interesse, outros por convicção, outros por ingenuidade, outros por desatenção, outros por burrice.

Que os partidos da troika assim procedam nada tem de surpreendente, é da sua natureza, do seu interesse ou da sua convicção.

E o Bloco? É por ingenuidade, por desatenção ou por burrice?

Pois é, amigos. O dilema está muito bem formulado: ou Estado social ou euro. Só que a escolha é hoje, já. É hoje que se trava o combate. É hoje que é preciso estar do lado certo.

Jose disse...

Sair do euro para obter a manutenção do estado social(como hoje os conhecemos)é um dos mais exóticos delírios, numa época em que delirar é o exercício mais vulgar!
Fazendo da política a arte da fantasia - não, como lhe compete a arte do possível - traz para a democracia um sentido que ultrapassa a demagogia para se tornar lixo mediático de que o cidadão razoávelmente se alheia.

João disse...

O Bloco, está enredado nos seus nós. E é pena, porque também tem por lá gente boa e que quer uma outra sociedade (a par dos "Coxinhas" - para usar esta expressão transatlântica - e das Barbie, que não há só aquela que foi à Convenção, naturalmente). O problema é que não se poder ao mesmo tempo Deus e o Diabo. Na verdad,e bem vistas as coisas, talvez essa malta boa do Bloco - repito e insisto: que os há por lá, de facto, venha a encontrar outros espaços de projecto e luta social e política, que não são casas assombradas nem têm papões escondidos atrás das portas.

Aleixo disse...

A crise económica presente, limita-se a ser produto da globalização implementada pelo capital.

A captura dos centros de decisão política,

através de "capachos narcisistas e convencidos de pertença a casta superior",

visando legitimar:

a circulação de capitais e o regabofe da engenharia financeira,

os derivados e afins imaginativos,

as propaladas virtuosas economias de mercado,

...etc...etc...

subvertendo a Democracia...

implementam o protecionismo dos mais fortes!

Aires da Costa disse...

"Com um Banco Central sem tutela política..." ????
Admira-me que aceite e contribua para esta ilusão. O facto de os seus administradores serem plenipotenciários não retira o caracter eminentemente politico ao BCE.

Em verdade, grande parte dos problemas da economia portuguesa neste século, derivam precisamente da política desenvolvida pelo BCE.

Não existe nenhuma "aberração institucional do euro". Aberração é julgarmos que a política monetária (e cambial) definida no âmbito duma instância como o BCE alguma vez deixaria de ponderar a força dos países que o integram.

Anónimo disse...

A persistência, atabalhoada e não fundamentada, do euro como caminho único, é um dos mais exóticos delírios, numa época em que delirar não é de todo o exercício mais vulgar
Há neste pulsar algo mais profundo e mais "substancial"

Fazendo da política a arte da manipulação e da fraude totalitáira - traz para a democracia um sentido que ultrapassa a demagogia para se tornar não só lixo mediático como também um atentado à cidadania e à inteligência dos cidadãos

O que se pretende também é que o vulgar mortal se alheie ( razoável ou não razoavelmente) e para isso os discursos a roçar a idiotia, a má-fé e profundamente ideológicos de passos,portas, luís e cavaco são o complemento óbvio do cerco mediático infernal que nos rodeia.

De

Anónimo disse...

O nosso karma é levar com os disparates do José. ! temos de ter paciência. Afinal, se até Deus lhe perdoa por ele não saber o que diz.
Mas ler tanto disparate, convenhamos que farta um bocadito.'

R.B. NorTør disse...

Anónimo, se não gosta tem bom remédio: não leia. Vai ver que o seu dia melhora logo.