terça-feira, 15 de novembro de 2011

Amarrar os pacientes

O federalismo não é, por natureza, uma coisa necessariamente boa nem necessariamente má. Tudo depende do significado, finalidade e substância que se lhe quiser conferir.

Quando Angela Merkel defende que «a missão da nossa geração é fazer sempre evoluir a Europa como união económica e transformá-la, passo a passo, numa real união política», não são com certeza as necessárias alterações na governação económica europeia que tem em mente (como a possibilidade de o Banco Central Europeu passar a emitir moeda ou a criação das condições para a existência de um verdadeiro orçamento europeu).

E também não estará decerto a pensar, pelo modo despudoradamente autocrático e impositivo com que tem gerido politicamente a crise, numa devolução da democracia europeia às suas próprias instituições e aos Estados membros.

Perante o avolumar do fracasso do moralismo austeritário, que se recusa a encarar, o que Merkel certamente pretende é consagrar nos tratados o aprofundamento dos desfalques iníquos na soberania dos Estados e ter mão, ainda mais firme e directa, sobre as democracias europeias. Como um médico que não aceita reconhecer o efeito contraproducente do tratamento que estipulou, a chanceler pretende agora amarrar os pacientes às suas camas, para lhes administrar sempre que for preciso - sem resistências nem contratempos - doses reforçadas do remédio que os está a matar.

6 comentários:

Unknown disse...

Caminha-se a passos largos para a destruição dos estados mais pequenos.
Portugal deixou-se abocanhar e agora ainda que queiram dizer não, já não lhes será possível.
Entretanto conseguirão calar a Grécia, a Itália , a Espanha e por aí fora...Até quando vamos continuar calados e submissos...?

Anónimo disse...

A sr Merkel em fevereiro de 2010 dizia que a confirmar-se a fraude das contas gregas pelo goldman sacks era um escandalo,entretanto já não se fala disso porquê?aqui http://portugalnonevoeiro.blogspot.com/2011/08/httpwww.html

Edgar Santos Monteiro disse...

É uma vergonha a escolha da fotografia. Comparar a CDU de Angela Merkel ao regime nazi alemão é de uma leviandade chocante. Espera melhor deste blog.

Nuno Serra disse...

Edgar Santos,
Registo a sua opinião, mas sugiro-lhe que não vá por aí. A escolha da foto não pretende, obviamente, ter esse alcance.

Teófilo M. disse...

Se trocar o vocábulo "política" por "alemã" na frase de Merkel, ela ganha um contexto muito, mas muito interessante

José Gonçalves Cravinho disse...

Porque é que eliminaram a CEE e mudaram o nome para UE?Eu não entendo nada d'horta,mas penso que a Palavra Comunidade não soava bem aos ouvidos dos Liberais porque tem uma certa relação com o substantivo Comum que muita gente até quererá eliminá-lo do Dicionário e substituí-lo por Normal.Desaparecendo o substantivo Comum do Dicionário,desaparece também Comunidade,Comuna,Comunal e
Comunismo.