quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Usar todas as armas


O melhor é os países periféricos usarem a reestruturação da dívida para pressionar a Europa, dizendo: têm de nos emprestar dinheiro com juros mais baixos, caso contrário nunca iremos escapar a um default. Acho que Portugal deveria usar a ameaça de default para pedir juros mais baixos ao fundo europeu.

Matt King, director de estratégia do Citigroup.

Com as taxas de juro nestes níveis, apenas atenuadas pelas intervenções do BCE no mercado secundário, e perante políticas de austeridade cada vez mais contraproducentes, vai sendo altura de mudar as regras do jogo. Repito-me:

Os países periféricos, na linha do que tem sido proposto por vários economistas críticos, devem avançar com uma auditoria à sua dívida, preparando o caminho para uma reestruturação por sua iniciativa. De qualquer forma, esta reestruturação é inevitável na ausência de mudanças no enquadramento europeu. Estas mudanças só poderão surgir precisamente se houver uma iniciativa diplomática concertada das periferias que use a arma dos fracos: não podemos pagar a estas taxas, vamos lá renegociar com transparência até porque há dívida odiosa (a auditoria revelará certamente mais submarinos e outras brincadeiras internacionais...).

Só com a ameaça credível da reestruturação, liderada por uma aliança de países, é possível introduzir as reformas europeias que urgem: emissão de euro-obrigações, mudança do papel do BCE, maior flexibilidade das regras do mercado interno para permitir políticas industriais de apoio a novos sectores económicos, maior controlo dos fluxos financeiros, um orçamento europeu que seja a contrapartida a essa escala da perda de instrumentos de política económica à escala nacional, harmonização fiscal, etc. Só assim se poderão debelar os desequilíbrios que este euro reforçou.

9 comentários:

Anónimo disse...

Caro João Rodrigues,
O Nuno Teles contraria a possibilidade de federalismo no antepenúltimo artigo. Penso que devia lê-lo com atenção. Haverá uma Europa a várias velocidades.


Jorge Rocha

Anónimo disse...

As exportações da Holanda e da Alemanha para a China bebeficiam toda a Europa. Só a Polónia vai crescer 4% em 2011.São vários os países que vão crescer 5%. Selecciona-se os dados que interessa para provar as teses já estabelecidas.


Jorge Rocha

António Carlos disse...

"Acho que Portugal deveria usar a ameaça de default para pedir juros mais baixos ao fundo europeu."
Ao ponto a que chegámos: temos de chantagear quem nos emprestou dinheiro (ameaçando não pagar) para que nos emprestem mais!

Anónimo disse...

Eurozone Central Bank Deception | Rothschild illuminati Banking ... - [ Traduzir esta página ]All the governing council of the European Monetary Union met not only about the ... The new Eurozone logo represents the “All Seeing Eye” of the illuminati. 12 stars in the flag represent 6+6 that equals the prime illuminati Occult ...
adventofdeception.com/eurozone-central-bank-deception

باز راس الوهابية وفتواه في جواز الصمعولة اليهود. اار الازعيم-O FLUVIÁRIO NO DESERTO disse...

nunca antes das eleições na Alemanha

excepto se a situação piorar muito

de resto não temos poder negocial

se a espanha e a itália tivessem uma posição comum

jvcosta disse...

clap clap clap!

Anónimo disse...

Isso foi o que outros paiises fizeram recentemente: http://goo.gl/Ux3jd

Joao Farinha

Anónimo disse...

Eheheheeh. Portugal nem governo vai ter, o Berlusconi vai às putas... Países que têm governos deste claibre e a evolução calamitosa da situação económica.

linkwheel disse...

Completely understand what your stance on this matter. Though I might disagree on a number of the finer details, I think you probably did an awesome job explaining it. Sure beats having to analysis it on my own. Thanks. Anyway, in my language, there aren't a lot good supply like this.