quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Consultor do capitalismo de desastre

Uns dizem que o “país prejudica a banca”, os outros, como o economista “leninista” Daniel Bessa, o das engenharias políticas rumo a uma capitalismo cada vez mais medíocre, dizem que o Estado social aniquila a economia. É sempre ao contrário, claro. A banca prejudica o país e foi o Estado social, apesar do seu subdesenvolvimento, que impediu que a economia privada afundasse ainda mais. O que eles querem sei eu: reconfigurar o Estado para o transformar em definitivo num comité executivo dos assuntos do capital financeiro e dos grupos económicos rentistas, ávidos por continuar a capturar sectores, como a saúde, onde os lucros estão garantidos. Foi a pensar em economistas como Bessa que escrevi, quando colaborava semanalmente com o i, uma crónica sobre os consultores do capitalismo de desastre. Já repararam que estes consultores da crise como oportunidade andam todos à volta de Cavaco? É toda uma economia política e moral que nos trouxe até aqui...

2 comentários:

Carlos Albuquerque disse...

Os consultores do capitalismo do desastre andam à volta de Cavaco mas é Sócrates que enterra o estado social ao não controlar despesas absurdas. E é Sócrates que quer agora facilitar os despedimentos.

Será que algum candidato presidencial terá a coragem de dizer: "Obviamente demito-o!" ?

duarte disse...

Este Bessa disse tb na entrevista ao público que "há vida para além do direito"a respeito das alerações às leis laborais,para logo a seguir dizer que ,sim senhor,a antecipação de dividendos para fugir ao fisco era uma prática conforme à lei.Estamos conversados em matéria de coerência e de moralidade pública.Eu acho que estes economistas não têm mais nada para dizer,não há uma ideia para além do jargão habitual,andam completamente aos papéis,não souberam prever nada nem têm solução para nada.Lamentàvelmente a opinião públca,destroçada por décadas de manipulação,tarda a reagir.