segunda-feira, 8 de março de 2010

Coisas que interessam

"E esta crença absoluta nas vantagens da desregulação dos mercados não se ficou, no caso de Alan Greenspan, pela filosofia. Desde que foi nomeado pela primeira vez por Ronald Reagan até ao fim do último mandato em 2006, com George W. Bush na Casa Branca, o presidente da Fed nunca perdeu uma oportunidade para passar à prática as suas ideias."
Sérgio Anibal

"Em termos mais gerais, confiar na magia do mercado como forma de garantir a segurança dos bancos tem sido sempre uma receita para a desgraça."
Paul Krugman

"Do nosso ponto de vista, a proposta de redução salarial no sentido de melhorar a competitividade não tem qualquer fundamento técnico-económico sólido e revela que quem a sugere não fez um mínimo de cálculos sérios sobre o assunto (…) Por exemplo, para se atingir uma melhoria de 20% na competitividade externa os salários teriam de descer 60% (…) E, note-se, nem sequer argumentamos com outros efeitos da descida salarial claramente inaceitáveis, como seja o seu impacte na solvência das famílias que recebem rendimentos salariais, as quais veriam os seus rendimentos descer ao mesmo tempo que as dívidas que contraíram se manteriam no mesmo valor."
João Ferreira do Amaral

"Estamos a falar essencialmente de desigualdade económica. O facto de sermos tão desiguais põe em causa o nosso desenvolvimento e a natureza democrática da sociedade, com consequências também ao nível do funcionamento da economia. Desigualdade e pobreza são coisas diferentes, mas no caso concreto de Portugal uma das matrizes da pobreza é também a desigualdade."
Carlos Farinha Rodrigues

Sem comentários: