quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

A crise como oportunidade...

"O peso do endividamento, sobrecarregado pelo desconserto económico, serve uma vez mais de pretexto ao desmantelamento da protecção social e dos serviços públicos. Há um ano pressagiou-se o coma dos liberais, mas eles encontram no repetido anúncio de que «as caixas estão vazias» o instrumento da sua ressurreição política." Serge Halimi, director do Le Monde diplomatique.

Notas breves. A resolução política de uma brutal crise nunca é evidente; precisamos de opor a este projecto de regressão, uma estratégia de reforma assente no incremento da progressividade do sistema fiscal, parte de um processo mais vasto de criação de um multiplicador da igualdade, no controlo dos capitais e na reconfiguração do sistema financeiro, no uso de instrumentos de protecção comercial e de política industrial ou na redemocratização das instâncias de condução da política económica; há tanto para fazer...

2 comentários:

João Dias disse...

É esse o "drama" dos socialistas, "há tanto para fazer" e continua-se a caminhar no sentido contrário.

rui fonseca disse...

"uso de instrumentos de proteccção comercial"

O regresso de cada um a cada canto
nunca deu bons resultados. A história prova que o isolamento nunca foi proveitoso a ninguém e nem sequer evitou a guerra. Antes, pelo contrário.