quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Debate e movimento contra maldições

“É que o capitalismo tóxico não foi um mero excesso especulativo (…) É por isso que a formação do maior movimento da esquerda socialista é decisivo para o futuro da confrontação entre alternativas políticas.” Francisco Louçã, no esquerda, retira cinco lições dos resultados eleitorais. A desmontagem dos delírios editoriais de José Manuel Fernandes dá a necessária vivacidade polémica ao texto. Um diagnóstico político, um diagnóstico da conjuntura capaz de guiar uma alternativa, não prescinde de considerações sobre a crise do capitalismo português, sobre a sua crescente toxicidade socioeconómica e intelectual e sobre a melhor forma de fazer face a esta e a outras maldições.

Na minha opinião, quem apoia convergências duradouras entre os partidos de esquerda tem o dever de ancorar essa generosa aposta em análises exigentes e sobretudo em propostas substantivas no campo das políticas públicas. A CGTP também percebeu isso. A sua análise dos resultados é acompanhada de dez propostas gerais, mas clarificadoras, para um governo de mudança que esteja à altura das circunstâncias: onde e como dar os toques de política com impactos estratégicos?

4 comentários:

Miguel Fabiana disse...

"quem apoia convergências duradouras entre os partidos de esquerda tem o dever de ancorar essa generosa aposta em análises exigentes e sobretudo em propostas substantivas no campo das políticas públicas" - Política Construtiva e Fundada no Pluralismo que caracteriza a Esquerda Moderna e Democrática... vamos a isso!!!

Subscrevo!

Abraço,
Miguel

Dias disse...

“Só haverá um governo de esquerda se no país for criada uma força social de combate pela justiça económica”, afirmou Louçã.
Essa é provavelmente a maior âncora!

Muito a propósito também o documento da CGTP: “As soluções governativas têm de respeitar o sentido do voto” – apelando ao compromisso, mostrando disponibilidade, consubstanciando propostas. Assim teria que ser...

Nuno disse...

Esse livro é o novo do Francisco Louçã?

José M. Sousa disse...

O novo é este, em co-autoria com José Castro Caldas:

http://www.edicoesafrontamento.pt/pdfsintrodafr/economias_livro.pdf


O do post é de 94.