quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Dois economistas que mereciam o Nobel

Esta coisa do Prémio Nobel da economia é complicada. Em primeiro lugar, trata-se de um «falso» Nobel. Alfred Nobel não considerava a economia uma ciência digna desse nome e na realidade o prémio é atribuído pelo Banco Central da Suécia («em memória de Alfred Nobel»). Em segundo lugar, o prémio tem um enviesamento teórico e ideológico claro que reflecte bem a natureza da instituição que o atribui e da disciplina premiada. De qualquer forma, o prémio tem peso político. É mesmo difícil ignorá-lo.

Na próxima segunda feira é anunciado o deste ano. Parece que se fazem apostas. Bom pelo menos isto oferece um pretexto para se falar de economistas e oferecer razões para a atribuição do prémio. Numa atitude ecuménica, e retomando o espírito de 74 (quando Gunnar Myrdal e Fredrick Hayek foram premiados, sem dúvida a melhor colheita), aqui fica a minha sugestão: Albert Hirschman e Israel Kirzner. O primeiro pelos seus contributos para a economia do desenvolvimento, para a história das ideias económicas e políticas e para a quebra das barreiras disciplinares (os seus contributos para a economia como ciência política e moral são notáveis). O segundo (no extremo oposto do espectro político) por ter, na tradição austríaca de Mises e de Hayek, feito tudo para mostrar as implicações teóricas de se falar seriamente de empreendedorismo, de conhecimento e de processos de descoberta no mercado e por ter procurado fundamentos éticos para a sua versão extrema de capitalismo.

Duas contribuições robustas e muito interessantes. Duas contribuições ignoradas. Como não? Se as tradições austríaca e institucionalista ou marxista não constam dos programas da esmagadora maioria dos departamentos de economia. De facto, os economistas tendem a ser pouco liberais no campo das suas ideias.

4 comentários:

A. Cabral disse...

O' Joao,

Entao isso nao e' dar o Nobel 74 parte 2? Hirschmann seria o Myrdal Jr., porque o Kirzner e' seguramente o Hayek Jr.

Ja chegam as remakes dos filmes de 70, agora remakes de Nobeis de 70...

(dito isto Simon 78 - Kahneman 02)

João Rodrigues disse...

E Sen 98. Talvez North 92? Dado o que tem escrito recentemente. Mas de qualquer forma acho que um remake podia ser bom. Talvez desta vez com os neoliberais a perder...

A. Cabral disse...

Nos EUA ja ouvi dizer que o Myrdal ganhou o Nobel por favor, por ser sueco. Outra teoria e' que Myrdal so foi galardoado para precaver polemica em premiar o Hayek. Claro que nao acredito em nenhuma das duas, mas noto como os nobeis serviram para nacionalizar a teoria economica como teoria made in the usa.

NC disse...

Tiro o meu chapéu ao seu post.

Já isso do enviesamento do prémio já depende do lado da "barricada" em que cada um se escolhe enfiar...