quarta-feira, 13 de junho de 2007

Elogio a Hayek

Como sublinha John O'Neill, num excelente livro escrito em 1998 sobre os limites do mercado (The Market: Ethics, Knowledge and Politics), o problema de uma grande parte dos intelectualidade de esquerda é que não percebeu a grande lição dos intelectuais da direita intransigente (em especial F. Hayek): existe uma diferença abissal entre a derrota no campo da luta política e a derrota no campo das ideias. A primeira é questão de poder e de luta social. A segunda é questão de «verdade e validade». Hoje, poucos mantêm esta distinção tão crucial. Hayek, pelo contrário, manteve-a sempre. Mesmo quando o liberalismo era uma ideologia absolutamente minoritária.

Quem quer alcançar vitórias na luta das ideias tem de ter a infinita paciência e persistência de pensar o que parece ser, num dado contexto, impossível de concretizar. Simplesmente porque não existe poder e força política suficientes. Muitas vezes isto implica somente não deixar cair no esquecimento verdades essenciais. Mesmo que isso acarrete acusações de conservadorismo, passadismo ou saudosismo. Às vezes isto implica também cuidar e proteger palavras que são todo um programa de crítica e de transformação: luta de classes, imperialismo, desenvolvimento desigual, controlo de capitais, controlo democrático da economia, nacionalizações, autogestão, socialismo...

4 comentários:

GCS disse...

Grande verdade, que a esquerda (ou será 'esquerda') de hoje teima em esquecer...
Complexos? Whatever...

GCS

A. Cabral disse...

"Mesmo quando o liberalismo era uma ideologia absolutamente minoritária." E' uma afirmacao um pouco forte.

A Mount Pelerin Society foi criada com essa conviccao, mas nao durou muito tempo a ansiedade. Dez anos apos o fim de segunda guerra, o receio de uma nova grande depressao e de uma investida socialista estava desfeito.

Assim se fez a prodigiosa transicao defesa - ataque.

Ricardo G. Francisco disse...

Muito bem.

E por isso do outro lado podem contar com quem estará disponivel para combater esses conceitos. No campo das ideias está claro.

Ricardo G. Francisco disse...

Muito bem.

E por isso do outro lado podem contar com indivíduos que estarão disponiveis para combater esses conceitos. No campo das ideias está claro.