segunda-feira, 4 de junho de 2007

A ecologia e a esquerda

Foi com grande satisfação que vi o bloco erguer a ecologia como a principal bandeira da sua convenção. A forma como lidamos com o planeta tem sido sempre um dos grandes tabus da esquerda portuguesa. O assunto é desvalorizado sistematicamente e raramente convocado para os grandes debates nesta comunidade política. A título de exemplo, veja-se as vezes em que neste blog se escreveu sobre o assunto... Não é isto que se passa em grande parte da Europa e tendo a explicar esta nossa originalidade com o hiato temporal que habitualmente nos separa em quase tudo do resto da Europa.

Quero acreditar que esta aposta do Bloco constitui efectivamente uma mudança de postura e um marco importante para que a esquerda radical comece finalmente a dar mais importância às questões ecológicas. Porém, não consigo esconder o receio de que esta seja apenas uma bandeira para encher o olho, à semelhança do que fez o PCP nos anos 90 com a criação do ridículo partido «Os Verdes» que resultou na desonesta coligação CDU.

4 comentários:

L. Rodrigues disse...

O ambiente como bandeira de esquerda requer uma abordagem séria, construtiva, que constitua uma narrativa credível e catalizadora. Por essa é uma bandeira que a direita se prepara para roubar... basta ver os conservadores em Inglaterra, os novos verdes...

Ricardo disse...

Não sejam injustos com o PCP.
Se lerem os documentos do PCP, as resoluções políticas dos congressos perceberão que a temática ambiental está presentem na perspectiva de que a questão ambiental é uma questão de classe, é uma questão de domínio dos recursos é uma questão de sobrevivência da humanidade.
Aconselho a lerem os textos disponibilizados no sítio do PCP dedicado à Conferência Nacional sobre as questões económicas e sociais, feitos numa iniciativa sobre as questões energéticas.
A estratégia eleitoral, o PEV (o único na Europa Ocidental não associado à social-democracia), não resulta de uma transferência de competências, embora reconheça que subsiste essa ideia em muitas cabeças.

miguel disse...

o ambiente como bandeirinha. é isso mesmo! força BE!

partido ridículo... digam lá outra vez?

Anónimo disse...

Realmente, caí aqui hoje por acaso mas

...os Verdes são um Partido ridículo? Já se deram ao trabalho de visitiar o seu site? De ler os seus documentos? De ler o (pouco) que passa para a comunicação social?

Elogiar o BE para logo acusar alguém de ser ridículo é realmente contraditório. Um Partido que se dedica à ecologia com responsabilidade e firmeza, só porque concorda com o PCP em muitos aspectos (noutros não), como muitos outros democratas deste país, é tratado como ridículo.

Um que utiliza a ecologia de forma ridículo como bandeira de levantamento de um partido que não se apresenta como mínima alternativa de mudança, que alinha com o PS e, nalguns locais, com o PSD por um pouco de protagonismo, já é um exemplo a seguir (!).