quinta-feira, 4 de setembro de 2025

Trágicos mecanismos


O que faz um cidadão perante a tragédia no ascensor da Glória, em Lisboa? Procura informar-se, ouvindo quem sabe, ou seja, Carlos Cipriano, numa primeira conversa, necessariamente cautelosa, com Rúben Martins.

Apurem-se responsabilidades sempre políticas, tanto mais que estamos a falar de uma infraestrutura pública, de um serviço público. 

Os sindicatos servem para defender os interesses dos trabalhadores e a primeira vítima a ser conhecida é um trabalhador da Carris: André Marques, guarda-freio do ascensor. Mas os sindicatos servem para muito mais, já que são expressão de conhecimento que só os trabalhadores detêm. 

E a empresa pública é um repositório de conhecimento que pode ir sendo perdido, pela destruição de serviços e das respetivas competências técnicas. Como sublinhou Carlos Cipriano, “antigamente, com a manutenção a ser assegurada dentro das empresas, o conhecimento técnico, o saber fazer, era transmitido, ao longo do tempo, entre gerações de engenheiros e de operários, no quadro de carreiras estáveis”. Está a falar das Carris, mas também de outras empresas, como o Metro de Lisboa ou a IP. 

Sabemos já que houve alertas sindicais recorrentes acerca da externalização da manutenção do equipamento social, uma empresa privada, o chamado “mercado”: podem até cortar nos custos pecuniários no curto prazo, pela exploração intensificada da força de trabalho mais precária e pela degradação da qualidade do serviço prestado, mas aumentam os custos sociais em todos os prazos. 

Um dos mecanismos foi sintetizado por Rúben Martins, em resultado da conversa: “na prática, a cada concurso público, a equipa que vem tratar da manutenção dos equipamentos pode ser completamente nova, sem haver passagem de conhecimento, como era habitual quando a manutenção era internalizada”. 

Realmente, podem ser muitos os mecanismos liberais que matam.

4 comentários:

Manuel M Pinto disse...

https://www.abrilabril.pt/local/elevadores-da-carris-liberalizacao-mata
"Elevadores da Carris: a liberalização mata!"
Por Manuel Gouveia
Quinta, 04 de Setembro de 2025
"De há muito que os lisboetas se habituaram a ver a situação degradante das escadas rolantes e elevadores do Metropolitano de Lisboa. O que não suspeitavam é que uma degradação similar pudesse estar a acontecer nos elevadores da Carris. Até à tragédia de ontem."

Manuel M Pinto disse...

https://www.abrilabril.pt/local/moedas-retira-4-milhoes-de-euros-carris-e-da-os-web-summit
Moedas retira 4 milhões de euros à Carris e dá-os à Web Summit - 28 de Outubro de 2024
AbrilAbril
"Com a conivência do PS, Carlos Moedas conseguiu aprovar a retirada de quatro milhões de euros à Carris e a atribuição do mesmo valor à Web Summit. Na Lisboa do PSD/CDS, os trabalhadores poderão deslocar-se nos unicórnios prometidos pelo presidente da Câmara."

Manuel M Pinto disse...

http://aspalavrassaoarmas.blogspot.com/2025/09/a-raiz-do-crime.html
"A raiz do crime'
Opções: assistência e segurança ou Web Summit e espectáculo de autopromoção?

Manuel M Pinto disse...

"Problemas com ascensores de Lisboa começaram com a privatização da manutenção"
Consulte o artigo completo em:
https://www.abrilabril.pt/local/problemas-com-ascensores-de-lisboa-comecaram-com-privatizacao-da-manutencao