segunda-feira, 29 de agosto de 2022

Divers faits


Augusto Santos Silva encarna a colonização neoliberal do PS. Em menos de 140 caracteres, toda uma ideologia incapaz de aprender o que quer que seja com o mundo desde pelo menos a crise iniciada em 2007-2008. 

É com este intelectual que pelos vistos certa esquerda conta para travar a extrema-direita. Esta “credibilidade”, esta submissão a “mercados”, criações institucionais do poder político, só a alimenta. As agências de notação são apenas uma perversa, mas complementar, nota de rodapé e que só gera  instabilidade na ausência de freios e contrapesos. 

Repetimos as vezes que forem necessárias: o banco central controla, se quiser, a taxa de juro da dívida denominada na moeda por si emitida e em todas as maturidades. O BCE teve de querer a partir de certa altura para salvar o euro e os bancos, introduzindo algum realismo numa rematada distopia monetária. Um gráfico pode valer mais do que muitas palavras



Quando o BCE deixar de querer, quando a elite alemã deixar de querer, os mercados implodem e o euro também. Tudo o resto, incluindo a austeridade recessiva mais ou menos larvar, é pura política de classe, aceite por aqueles que, dado o nome, devem defender quem trabalha, ao invés de patrocinarem uma política de transferência maciça do trabalho para o capital, como a que está em curso: já vai em 7,5% do rendimento, previsto só este ano. 

A UE foi criada em Maastricht para destruir a social-democracia europeia depois de terminada a sua utilidade para as classes dominantes, em face da crise do socialismo: os fait divers de uma Primeira-Ministra finlandesa favorável ao belicismo da OTAN e a ofuscação twiteira do presidenciável Santos Silva são testemunhos tão tardios quanto pífios deste facto de norte a sul.

1 comentário:

Anónimo disse...

Mais outro da terceira via. No caso luso, será mais via verde - via verde para os grandes grupos económicos sem freios nem amarras. Ou, mais específicamente e no caso do douto, via circunvalação. Às voltas andamos, sem nunca sair da cepa torta. Eu, como não vou na léria dos spin doctors e não voto em partido nenhum, na hora de exigir, precisamente porque em nada contribuí para este sujeito me "represente", o que mais me surpreende a posteriori, é que afinal, é sempre um milagre quem, em dada legislatura ocupa a governação, porque nas minhas perquenas amostras estatísticas, ninguém neles votou. Meu pobre Augusto, não tens afinal culpa nenhuma pelo estado do país e contigo me solidarizo! Já os otários que "circunveladamente" te dão os cargos que tens ocupado...outra história, a mesma via