domingo, 7 de março de 2021

Pedalar


Se Ana Cordeiro Santos não vem ao blogue, o blogue vai até à economia política, divulgada numa excelente análise em quatro partes, da autoria da jornalista Luísa Pinto, no Público, com uma relevante pergunta de partida: Porque é que procurar casa se tornou um inferno? 

 “O tema da financeirização da habitação está a ser estudado um pouco por todo o mundo. Em Portugal também. Ana Cordeiro Santos, investigadora da Universidade de Coimbra, dedicou-se exaustivamente ao tema enquanto coordenadora do Finhabit, um projecto de investigação que culminou na publicação de “A nova questão da habitação em Portugal”. Este trabalho mostra como o nexo finança-habitação tem vindo a acentuar desequilíbrios e desigualdades. O escrutínio feito às políticas públicas levadas a cabo em Portugal atesta que agravaram a transformação da habitação num activo financeiro transaccionável.”

Em complemento, aproveito para deixar aqui um estudo, publicado na Análise Social, sobre a financeirização da habitação e desigualdades no nosso país, comparando as áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, da autoria de Ana Cordeiro Santos e Raquel Ribeiro. 


1 comentário:

Jose disse...

Fica sempre a ideia que os problemas são tratados com a atribuição de rótulos - financeirização, gent...inão-sei-quê - e nunca a descrever causas e e a relatar situações, e menos ainda a adiantar soluções outras que não outro tantos rótulos.