quinta-feira, 24 de junho de 2010

Folheando o Diário Económico de hoje...

«...o direito à gratuitidade é uma questão inalienável de cidadania, competindo aos decisores políticos, económicos e sociais encontrarem o modelo de desenvolvimento que garanta a criação de valor necessária para o sustentar: investindo na inovação e criatividade, na qualificação dos cidadãos, na investigação e desenvolvimento e na internacionalização, potenciando as suas vantagens comparativas nos mercados vocacionais, como os nórdicos fizeram com sucesso. Todos sabemos que é mais difícil este caminho, mas é o único que permite traçar o caminho correcto»

(Francisco Murteira Nabo)


«Um dia, mais tarde ou mais cedo, vai saber-se que a crise actual foi decidida num dos muitos centros de poder oculto espalhados pelo mundo.
Um dia, alguém tem acesso a documentos de uma reunião de um clube privado tipo Bilderberg, a uma inconfidência por parte de uma fonte género Trilateral, a uma acta redigida e assinada por mãos invisíveis, e lá virá a lume a criação e implantação de uma estratégia da crise para acabar de vez com os direitos conquistados pelos assalariados desde a revolução industrial, para exterminar os direitos humanos de cariz social.»

(João Paulo Guerra)


«A política [de austeridade] alemã é um perigo para Europa e pode destruir o projecto europeu. (,,,) Actualmente, os alemães estão a arrastar os seus vizinhos para a deflação. E isso poderá conduzir ao nacionalismo e à xenofobia. A democracia pode estar em risco

(George Soros)

3 comentários:

Anónimo disse...

Caro Francisco,

Parece-me que deixamos o neoliberalismo ganhar o fôlego suficiente para renascer das cinzas...

...quando toda a gente vaticinava o fim da "fera", ela renasce com mais força do que tinha... E AGORA?!?!?

Vamos escrever mais uns artigos ou mandar mais uns amigos para a Assembleia da Republica e ficar à espera que nos chamem... para ... whatever ?

Já não acredito no Poder da caneta, mesmo que seja uma caneta digital ! O único Poder que é reconhecido é aquele que é exercido, de facto e não só de juris! A única Autoridade que é reconhecida é aquela que é exercida, de facto e não só de juris!

Remember remember the fifth of November
Gunpowder, treason and plot.
I see no reason why gunpowder, treason
Should ever be forgot...

Miguel

João Aleluia disse...

1. A gratuitidade da educação, mas também da saúde, e até certo ponto da justiça, são vectores fundamentais do desenvolvimento.
O facto do PSD vir agora pôr estes valores fundamentais em causa demonstra bem o tipo de politicos que temos, e domonstra bem como a democracia não é um sistema adequado.

2. A teoria da cospiração do segundo comentário nem vale apena comentar. E parece-me até de bastante mau gosto misturar assuntos sérios com delirios literários.

3. Quanto ao comentário de Soros, ainda estou na dúvida se Soros estudou economia com o João Rodrigues, ou se está com medo de perder dinheiro com o pico do euro que ocorrerá entre agora e fim da moeda (provavelmente durante os proximos 5 anos) e portanto que a zona euro a desvalorizar em massa.
Puro open show and sell, bem à moda de buffet.

L. Rodrigues disse...

Pai Natal,
também não sou adepto das teorias da conspiração, mas os grupos referidos existem e reunem (com que intuito?) e o proprio Neoliberalismo teve uma raíz na Mont Pelerin Society.

http://en.wikipedia.org/wiki/Mont_Pelerin_Society#Influence

Podemos achar que isto é delirio literário, mas quem financia os think tanks referidos no link, por exemplo, só pode dar o seu dinheiro por bem empregue.

Ou seja, como dizem os espanhois, eu não acredito em bruxas, mas que as há, há.