segunda-feira, 13 de junho de 2022

Combustíveis: os culpados são só os impostos e a guerra?


Até quando a narrativa de que são apenas os impostos e a guerra as fontes do aumento do preço dos combustíveis? Sim, a guerra foi a detonadora do preço dos combustíveis. Mas parte substancial da subida é fruto do poder de mercado desproporcional das petrolíferas e de governos neoliberais que não ousam intervir.

Entre o início de março e o início de junho, o referencial das margens de refinação das petrolíferas no mercado europeu aumentou cerca de 242%. É indecente que as petrolíferas aproveitem o poder de mercado que detêm aliado ao ensejo da guerra para aumentar as suas margens de refinação.

É fundamental que haja um esforço concertado dos governos para intervirem no mercado. Desde logo, pelo efeito que tem no orçamento das famílias. Mas também pelo seu efeito na inflação. Sendo um bem que incorpora a estrutura de custos de quase todas as empresas na economia, baixar o custo dos combustíveis é vital para conter o aumento global de preços.

Governos que agitam o receio da valorização salarial devido à inflação e são silenciosos quanto a esta evolução refletem uma triste imagem do seu posicionamento de classe.

Fonte aqui.

2 comentários:

Anónimo disse...

É preferível afundar o país do que intervir contra os lucros das petrolíferas, a posição do governo é esclarecedora, espero que quando estas empresas apresentarem os lucros anuais esteja lá o António Costa a comemorar os resultados porque afinal de contas é um dos responsáveis pela grande conquista. O partido socialista ficará conhecido pelo partido que privatiza os lucros e socializa os prejuízos.

Anónimo disse...

EUA permitem transações de energia com bancos russos sancionados
Certas atividades limitadas foram autorizadas até 5 de dezembro, diz o Departamento do Tesouro.
For the purposes of this general license, the term ‘related to energy’ means the extraction, production, refinement, liquefaction, gasification, regasification, conversion, enrichment, fabrication, transport, or purchase of petroleum,” the statement reads.

This includes crude oil, lease condensates, unfinished oils, natural gas liquids, petroleum products, natural gas, or other products capable of producing energy, it states.
https://www.rt.com/business/557161-us-energy-transactions-russian-banks/