quinta-feira, 18 de abril de 2019

Das insuficiências técnicas às campanhas políticas

1. A sustentabilidade de um sistema de pensões baseado na solidariedade intergeracional depende da evolução de, pelo menos, quatro fatores: demografia (relação entre ativos e pensionistas e, nessa medida, da evolução dos saldos natural e migratório); trabalho (volume do emprego e, nessa medida, das contribuições para a Segurança Social); política orçamental (taxas de contribuição e opções políticas tendentes à diversificação das fontes de financiamento do sistema); valorização dos ativos financeiros (resultante das aplicações dos fundos da Segurança Social).

2. A capacidade de fazer previsões sobre a evolução destes fatores é muito distinta. Se ao nível da demografia as projeções são mais exequíveis, é muito difícil antever, no longo prazo, as dinâmicas do emprego e das contribuições para a Segurança Social (como mostra a imprevista destruição de 200 mil postos de trabalho entre 2011 e 2015 e a criação de mais de 300 mil entre 2015 e 2018). E, mais difícil ainda, prever o imprevisível. Isto é, antever as opções de política orçamental futuras (ao nível, por exemplo, do grau de diversificação das fontes de financiamento) ou o «comportamento dos mercados» (e o grau de valorização dos ativos financeiros da Segurança Social).

3. A evolução das contribuições nos últimos três anos, resultante da criação de emprego, melhoria dos rendimentos e das novas receitas da Segurança Social (que permitiram, globalmente, que o FEFSS atingisse os 18 mil M€ no passado mês de março) é, a este respeito, lapidar. Se em 2015 se estimava que os primeiros saldos negativos do FEFSS ocorressem no ano seguinte, em 2019 a previsão passa para 2028 (9 anos), o mesmo sucedendo com o esgotamento do Fundo: se em 2015 se previa que o FEFSS estaria esgotado em 2029, quatro anos mais tarde (2019) a previsão passa para 2048. Ou seja, a estimativa de sustentabilidade mais que duplica, passando de 14 para quase 30 anos.


4. Desconfie-se pois, e muito, dos estudos tendencialmente fatalistas que indiciam, com ar grave e hora marcada, a falência do sistema público de pensões. O mais recente, da Fundação Pingo Doce, tende no essencial a reproduzir as opções e limitações de estudos idênticos, demasiado centrados na demografia (o parâmetro de análise mais exequível, mas igualmente sensível às políticas, à economia e à própria imprevisibilidade). Aliás, seria interessante encontrar neste estudo uma reflexão introspetiva sobre a referência à «profecia» de 1998, inscrita no Livro Branco, segundo a qual «a Segurança Social deixaria de ser sustentável a partir do ano 2020».

5. Reconheça-se porém que são os próprios autores do recente estudo a deixar claro que o modelo a que recorrem tem limitações, não permitindo fazer «projecções sobre a evolução da economia, da produtividade e do emprego – variáveis que condicionam, de forma estrutural, o futuro desempenho do sistema de pensões», apesar das tentativas de aproximação a estes parâmetros. Tal como assumem ter deixado «de fora (...) um conjunto de opções – como estimular a imigração ou encontrar formas de financiamento alternativas – que não poderiam ser adequadamente analisadas pela versão actual» do modelo. E portanto, as suas propostas espelham, no essencial, apenas o que cabe no modelo: aumentar as taxas contributivas, reduzir o valor das futuras pensões e aumentar a idade de reforma.

6. Deste tipo de propostas até às parangonas dos jornais é um fósforo, sendo as conclusões de um estudo limitado e parcial convertidas em profecia fatídica, que abre portas aos defensores da capitalização e privatização da Segurança Social, motivados pela abertura de novos mercados. A ponto de se tornar difícil colocar de lado a ideia de estar em curso mais uma campanha política fixada nesses objetivos e da qual quase parecem fazer parte economistas como Teodora Cardoso e Cavaco Silva, sintonizados com quem acha que as pessoas deviam ter mais incentivos à subscrição de PPR (como defende o presidente da Associação Portuguesa de Seguradores) ou mesmo ser obrigadas a fazê-lo (como defende o presidente da Associação de Fundos de Investimento e Pensões).

55 comentários:

Anónimo disse...

Muito boa análise

O timing para a divulgação deste trabalho aí em cima citado, coincide não só com a pre-campanha, como também com o avanço temporal dos agora convertidos peões de brega Cavaco e Teodora Cardoso.

As parangonas dos jornais, transformando um estudo encomendado em certezas, dá ideia da manipulação e da concertaçao ao serviço de agendas próprias.

O cheiro do dinheiro e das negociatas à custa desta imensa massa de dinheiro que ainda lhes foge dos circuitos da especulação e do saque, inebria os “ mercados” e concita a vampiragem.

Identificar processos e métodos é fundamental. Desde a origem e a fonte dos estudos, até aos mecanismos que os reproduzem e ampliam. Desde a fundação do grupo económico que assumidamente delapida a segurança social a Cavaco. Desde o Público ao observador. Passando como é óbvio pelos papagaios amestrados que enxameiam as redes sociais e caixas de comentários. E pelos provocadores

Jose disse...

«um sistema de pensões baseado na solidariedade intergeracional »
«diversificação das fontes de financiamento do sistema»

As chaves que asseguram às improdutivas gerações abrilescas as comodidades de um longa reforma.

estevesayres disse...

Desde já, o meu agradecimento aos ” Ladrões de Bicicletas”, por dar oportunidade a todas as correntes ideológicas de expressarem os seus pontos de vista.

Nem todos somos socialistas, comunistas ou de esquerda. Creio que na sua maioria, somos democratas. E por conseguinte, eu e não só, dizemo-nos democratas e patriotas. Enquanto outros, dizem “democratas patriotas e de esquerda,” . Ora logo aqui só se está a incluir, os de esquerda. Os democratas e patriotas que não são de esquerda, esses não tem direito a pronunciarem-se.

Em resposta, algumas questões levantadas por alguns, gostaria de recordar, quando se condena Robespierre, Danton , Morat condena-se pelos erros que eles cometeram e não pelos indivíduos que mandaram para a guilhotina. A mesma coisa se deve fazer em relação a Stalin. Assim, quando fazemos uma crítica a Stalin nós fazemos uma crítica a um individuo que cometeu erros – e eles devem ser escalpelizados e não perdoados, mas não fazemos uma crítica ao homem. Até porque Stalin não estava só. E, por fim, foi ele que mandou abaixo o Hitler.

Quanto a uma outra pergunta dirigida a minha pessoa, meu caro; o estudo que tenho feito ao longo dos anos sobre o Marxismo, e tendo em conta a “Tese da Urgeiriça” de Arnaldo Matos, leva me a concluir, que uma revolução não pode sobreviver sozinha num pais isolado. Vai levar alguns a anos não sem quantos , esperamos que seja para breve

Anónimo disse...

Este texto de Nuno Serra deixa perturbado o comentador das 15 e 37. Mais uma vez só lhe resta o exercício circense, para ver se esconde debaixo da sotaina ideológica o que serenamente é abordado no texto.

E sai o ódio a Abril ( deve ser pela proximidade da data que lhe estimula a raiva e lhe solta a bílis) agora expressa em "gerações improdutivas". Tolice que nem merece mais do que uma sonora gargalhada. Produtivos mesmo eram ( e são) aqueles rechonchudos empresários que viveram à custa e sob a protecção do estado fascista, patos bravos medíocres que arrotavam à mesa das comesainas da legião. E que agora têm a sua continuidade nas elites empresariais responsáveis pelo saque que é por aqui denunciado.

O resto já sabemos. Os patrões não gostam que os trabalhadores tenham direito à sua reforma. Comodidades só mesmo para aqueles porno-ricos, tão da simpatia do sujeito em causa.

Sai à sua paternal figura. Cavaco fez a sugestão da reforma aos 80 anos lá para os anos 2050, cumprindo o percurso ideológico dos "estudos encomendados".

Este só lhe alisa o caminho patibular

Pedro disse...

Pois.

A princípio acreditei nas predições catastrofistas da direita a este respeito.

Mas parece que eram fake.

Pelos estudos originais era suposto a segurança social falhar já para o ano, o que é treta.

Anónimo disse...

Este acreditou, acreditou

Ê um acreditador-mor. Da direita e em frente. E dos estudos originais.

S.T. disse...

Isto está giro.

Agora o troll europeísta de serviço tenta alinhar-se com posições de esquerda mas não se coíbe de tentar falsificar a história para denegrir os comunistas.

Será que os fins justificam os meios? Ou estará só a aplicar a "regra Juncker"?
("When the going gets though you have to lie" "Quando as coisas ficam sérias é preciso mentir")
http://ladroesdebicicletas.blogspot.com/2018/05/mentira-e-medo.html

Como diriam alguns amigos italianos, occhio!

Para quem ainda não topou o bicho e os seus donos, atenção ás tentativas de "nudging", ou seja, de "desvio".

S.T.

Pedro disse...

Estou a ver. Fui marcado pelo comité central para abate e agora mesmo quando concordo com vocês, sentem-se na obrigação de discordar de mim. Oe seja, estão a discordar de vocês próprios visto que neste post estou a concordar com vocês.

Percebem agora porque não sou de esquerda ? É que tinha vergonha de ser tão estúpido.

Quanto a falsificar a hitória, são vocês que tentam apresentar o auxilio a Hitler prestado pelos comunistas com a invasão da polónia como um acto defensivo.

Os comunistas até massacraram os polacos que enfrentaram Hitler.

Só em Katyn, os comunistas assassinaram 10 000 peisioneiros de guerra polacos.

Isto é defensivo à brava.

Os comunistas são os nazis da esquerda.

Anónimo disse...

O pedro diz que está a ver. E que foi marcado pelo comité central para abate

Pertencerá a alguma espécie cinegética?

Anónimo disse...

O pedro diz que quando concordo com vocês, sentem-se na obrigação de discordar dele.

Numa manifestação de suprema inteligência, afirma que estão a discordar de vocês visto que neste post está a concordar com ele próprio

Um caso raro.

Este paleio resultará dos seus "estudos originais"?

Ou será mesmo que ainda não percebeu?

Anónimo disse...

Percebem agora porque o pedro não é de esquerda ?

Percebemos pedro, percebemos há muito


É que o pedro tem vergonha de ser tão estúpido.

Não vale a pena ter vergonha pedro. Contra factos não há argumentos.


Mas há ainda aspectos ainda piores e aí é que o pedro devia corar de vergonha

Anónimo disse...

Quanto a falsificar a história, o pedro é especialista.

Fica-se entre o espanto e a diversão pelas asneiras que debita. Assim, aquela cabotinice a falar no auxílio dos comunistas a Hitler deriva de onde?

É que a idiotice é tão grande que se vai procurar fontes e não se encontram. Nem para as patacoadas do pedro nem para a cretinice destas.

Espera, houve um tipo do Observador que também tentou uma coisa parecida. Temos encontrada a fonte das tretas do pedro. Um neoliberal com simpatias por Passos e com um ódio a tudo o que seja mais à esquerda que o marques mendes.

Temos assim um provocador que imita as grunhices de outro e que diz que não é neoliberal.Mas o seu chefe é-o.

Estranho

E o neoliberal que diz que não o é, até se saracoteia em prol da UE. Nos dias em que é preciso, porque nos outros diz o contrário.

Um pequeno provocador a seguir a máxima. Será que este pedro é mesmo nazi?

Pedro disse...

Pois. Finalmente começaram a chamar-me fascista, neste caso por estar a concordar com a esquerda na defesa da segurança social.

Quanto à vossa defesa desavergonhada do imperialismo russo, muita gente de esquerda concorda comigo que é uma vergonha.

Nomeadamente o bloco jà condenou muitas vezes o imperialismo soviético.

Será que o bloco também é fascista ?

Isto é tudo fascista pá.

Esquerdista é tão inteligente...

S.T. disse...

Este personagem, Pedro, é interessante.

A sua função parece ser espalhar a confusão e procurar linhas de fractura antigas para depois as explorar. Sou de opinião que se lhe dê corda para ver aonde quer chegar.

S.T.

Anónimo disse...

O pedro diz que finalmente começaram a chamar-lhe fascista...

Ai sim?

Catalogaram-no de outras coisas mas essa não encontrei.

Essa vitimização tão típica do género, lol

Anónimo disse...

O pedro está envergonhado. Primeiro era por ser tão estúpido ( sic) . Depois era porque andava a fazer a defesa envergonhada do auxilio a Hitler pelos comunistas.

Ficou tão mas tão envergonhado com esta bacorada anedótica que resolveu mudar a agulha para a defesa do imperialismo russo

Hum. Tudo aspectos relacionados com o tema do post, lolol.

Que forma mais divertida de demonstrar uma tão grande impotência argumentativa

Anónimo disse...

Mas pedro, para além da vergonha, tem que fazer o seu trabalho.

Ele não está sozinho na sua luta contra muita gente de esquerda. E resolve convocar o bloco. Duma forma um pouco tonta e sumamente espantosa, confessemos. Porque volta a falar em fascista, algo que só foi auto-referenciado pelo pedro e de forma assaz choramingas

E sem que ninguém tenha sido rotulado de fascista, o pobre pedro passa a afirmar que "tudo é fascista"

Será que o pedro é apenas idiota ou, para além de o ser, também despeja desta forma desconexa toda esta baba troglodita?

Anónimo disse...

Sim Pedro é verdade: frequenta este blog um conjunto de Trolls que ataca em bando! É típico de quem não tem coragem para pensar pela sua própria cabeça ter que pertencer a uma seita, ou uma qualquer Religião, para estilhaçar quem pensa diferente. Não se esqueça Pedro, de que esta gente tem por modelos regimes totalitários, em que não existia liberdade de expressão, e nas suas formas actuais, mais sofisticadas, surgem como os policias do politicamente correcto. Intelectualmente parem abaixo de zero! Discutir para que?

Anónimo disse...

Ahahaha

Discutir para quê , pergunta o aonio eliphis joão pimentel ferreira

Pedro e o aonio eliphis, um assumido anti-liberal, outro liberal assumido.

De mãos dadas e juntos... Tão querido(s)

Anónimo disse...

O silêncio de "pedro"...

Sentiu-se ameaçado. Nem mais uma palavra?

Anónimo disse...

Mais uma vez os métodos do joão pimentel ferreira. Quando em desespero, inventa um comparsa, anónimo ou com outro nick qualquer, e de forma compacta ,aparece aqui para defender o que ele próprio dissera

O que é isto?

Anónimo disse...

Isto é aquilo que todos estão a pensar

Mas também é isto:

É típico de quem não tem coragem para pensar pela sua própria cabeça e tem que mentir e manipular para tentar propagandear o seu ideário de besta

É típico de tem que pertencer a uma seita, ou uma qualquer Religião, para estilhaçar quem pensa diferente.

É típico de quem usa as redes sociais ao serviço da extrema-direita. E que não hesita em inventar nicks, multiplicá-los e fazer deste um modo de vida

Não se esqueçam que esta gente tem como modelos os regimes neoliberais que quando necessário se transformam em regimes totalitários em que não existe liberdade de expressão, e nas suas formas actuais, mais sofisticadas, surgem como os policias do politicamente correcto, da imbecilidade e da mentira.

Intelectualmente parem abaixo de zero!

E eticamente são uma trampa.

Anónimo disse...

Pedro espingardeou em todos os posts. Menos neste.

A partir do momento em que pressentiu o perigo, calou-se.

Calou-se e repetiu o truque habitual. Convocou um "anónimo " para falar por ele


Pedro é mesmo o joao pimentel ferreira, vulgo aonio eliphis e tantos outros nicks


Pedro disse...

O fanático desta vez esmerou-se.

Uma meia dúzia de respostas a UMA resposta de quem ele diz que não liga nada ás opiniões.

E tudo isto para desculpar as invasões e massacres de tipo nazi praticados pelos estalinistas.

E o único argumento com que escreve centenas de linhas para defender assassinato em massa é que eu não sou eu, mas sou outros !

A imbecilidade da extrema esquerda em todo o seu esplendor.

Pedro disse...

Quanto a eu ser outros nicks, quem gere este blog pode verificar os ip's e constatar que é mentira.

Nem faço ideia de quem é esse Pimentel e já aqui discordei do aonio em várias coisas. E seguramente sempre fui anti-neoliberal.

O estalinista não tem argumentos para defender massacres de tipo nazi praticados pelos comunistas, como o de Katyn ou dos milhões de mortos pela fome na Ucrânia e então tenta distrair com parvoices.

Mas a forma histérica como defende assassinos em massa dá para entender que participaria entusiasticamente em assassinatos em massa.

As semelhanças do nazismo com o estalinismo tornam-se evidentes.

Anónimo disse...

Lolol.

Ó Pedro foste desmascarado

Anda bobby anda. Atira-te aos vermelhos. Com esse ar de cão enraivecido

Anónimo disse...

O Pimentel Ferreira desapareceu. Surge o aonio eliphis. E o Pedro

É mesmo verdade que defendes métodos nazis ó Pedro ?

Anónimo disse...

Mas quem defende assassinos em massa?

Aqui o único a fazê- lo é o pedro

Mais as suas lobotomias em estilo nazi

Anónimo disse...

“Sempre fui anti - liberal “

Diz o Pedro.

Mas agora abriu um espacinho para os globalistas

Ahahah. Ó Pimentel Ferreira e os assassinos em massa?

Anónimo disse...

O IP foi confirmado. É do aonio

Anónimo disse...

Quem participaria alegremente em assassinos em massa era o Pedro

Como se demonstrou

Aónio Eliphis disse...

Pedro, usando da mesma terminologia frásica do camarada xenófobo eurofóbico ST, não vale a pena dar corda aos Cucos panfletários. E sim, o Pedro tem plena razão, os soviéticos foram responsáveis por enormes massacres na Polónia e pactuaram com os nazis para a invasão da Polónia no pacto Ribbentrop-Molotov firmado em 1939. Ajudaram a destruir a social democracia alemã para entregar o poder aos nazis, e considerando que os Gulaks são comparáveis ao Holocausto em número de vítimas, pode-se dizer que os comunistas são os nazis da esquerda. Nem será necessário, porque os nazis tecnicamente já eram socialistas, nacional-socialistas e dos trabalhadores alemães. O mesmo caldo ideológico daqueles que dizem promover uma "política de esquerda patriótica".

Aónio Eliphis disse...

A propósito da segurança sociak, um excelente artigo a propósito

https://www.veraveritas.eu/2016/11/as-injusticas-e-insustentabilidades-da.html?m=1

Anónimo disse...

Atenção. Este site do Pedro aonio eliphis Pimentel Ferreira é uma armadilha. Para além de ser um site mal frequentado, dá origem a problemas informáticos sérios para quem lá vá

Anónimo disse...

O Pedro cala-se

Volta o seu outro alter ego, o aonio. O Pimentel Ferreira fica para o link aí em cima postado

O paleio é o mesmo.

Há aqui algum desnorte da camarilha europeista, não há?

Parecem dois gémeos a debitar o mesmo. Serão as eleições?

Anónimo disse...

O esforço que o Pedro aonio eliphis faz para agitar o espantalho comunista. E socialista

Agora aparece a história do nazismo e do socialismo. Aqui há tempos este paleio foi debatido também aqui. Dessa feita coube ao Pedro dizer aquilo que o aonio está agora a dizer. Ipsis verbis. E levou a devida rabecada

O mesmo paleio e a mesma estratégia. Desde que não se fale no que se debate

Aónio Eliphis disse...

Oh Cuco, julgas que toda a gente é tecnologicamente analfabeta como tu, que nem uma hiperligação sabes enfiar numa caixa de comentários?

Aónio Eliphis disse...

Sempre que o Cuco Comunista não gosta de um espinho na história da sua ideologia, trata-se pois apenas de um espantalho, usado de forma vil pela "tralha ordoliberal": Estaline é um espantalho, a Venezuela é um espantalho, os Gulaks são espantalhos, o pacto Ribentrop-Molotov é um espantalho, a aniquilação da resistência polaca é um espantalho, a Stasi é um espantalho, enfim o Cuco Comunista é um espantalho em si mesmo!

Anónimo disse...

Lolol

Aonio eliphis em todo o seu esplendor

Irritado pelo facto de ter sido desmascarado

Impregnado pelos espantalhos comunistas e afins. Desta forma de dama das camélias a raiar o histerismo

Calma Pedro aonio eliphis Pimentel Ferreira

Quando as evidências são muito grandes a cabeça perdida não vale de nada.

Anónimo disse...

Espero que o Pedro eliphis esteja mais calmo

Como diz a nossa muito estimada amiga comum, a Nadia, o que é preciso é aproveitar os dias. Da melhor maneira possível

Vossemecê devia seguir o nosso exemplo

S.T. disse...

Ver a razão do desnorte dos escarafunchosos trolls euroínómanos aqui:

https://www.blogger.com/comment.g?blogID=4018985866499281301&postID=3692565837234312047&page=1&token=1555942190586

S.T.

Romeu (São Paulo) disse...

Não compreendo este debate! O usuário Aónio Eliphis, assim como o ST e o Pedro, apresentam argumentos válidos, bem fundamentados e aparece uma série de anónimos sem credibilidade apenas a atacar a pessoa e não a mensagem! Tal empobrece o debate ideológico, que se quer vivo, mas com conteúdo!

https://pt.wikipedia.org/wiki/Argumentum_ad_hominem

Pedro disse...

Romeu.

Concordo consigo que o ST apresenta argumentos válidos, razão pela qual ainda vou falando com ele.

O problema é que considera troll quem discorde com ele e só apresenta argumentos que não têm nada a ver com a discussão.

Assim não pára de me chamar troll por discordar dele e só me apresenta argumentos válidos para me "rebater" em coisas em que até estou de acordo com ele, falando comigo num monólogo surrealista como se eu defendesse coisas que nunca defendi.

Assim apresenta brilhantes argumentos que me "rebatem" provam o envolvimento da direita no apoio a Hitler ou dos males da UE.

Os argumentos são realmente bons, o problema é que eu nunca disse o contrário e ele está a fingir que eu disse, aproveitando para me chamar troll pelas outras coisas em que realmente discordamos, mas sem nunca apresentar qualquer argumento quanto a ESSAS.

Por exemplo, já lhe disse umas 50 vezes que sou contra a UE e que concordo que foi a direita que pôs Hitler no poder, mas ele continua a fingir que sou a favor da UE e que que estou a desculpar o papel da direita no apoio a Hitler.

Ao mesmo tempo nunca respondeu a nada do que realmente discordamos -eu lembrar o facto histórico de que os estalinistas enfraqueceram Weimar tentando derrubá-la várias vezes, o que só veio a aproveitar aos nazis e que o movimento nacionalista actual está a ser conduzido pela extrema direita de acordo com a agenda de extrema direita - o que pode ser comprovado quando vemos que os líderes da vaga nacionalista são tipos como o Farage, a Le Pen ou o Steve Bannon.

A isso ele responde NADA e continua a "responder" vezes sem conta ao que nunca foi dito, a fingir que eu sou aquilo que não sou.

Como tal, acho que também está numa de trolagem.

Anónimo disse...

Ahahah

O Romeu está em s Paulo. A dar uma mãozinha ao bolsonaro?

Mas a fonte vem da Holanda onde está acoplado o joão Pimentel Ferreira

Ó Pimentel Ferreira aonio Pedro. Como método não presta

É tão facilmente desmascarado.

Aprendeu com a extrema-direita que tomou conta das redes sociais, ao serviço de bolsonaro?

Anónimo disse...

Peço desculpa mas....


O Aonio, o Pedro, apresentarem argumentos bem fundamentadas...


Ahahahahah

S.T. disse...

O "Pedro" é uma versão do troll "falso ingénuo" que levanta continuamente as mesmas questões.

Apreciem-me estas pérolas:

"Anos antes de Munique já Estaline tinha alinhado com os nazis para derrubar os sociais democratas que eram a base a república de Weimar."

"O comunismo foi o primeiro aliado do nazismo."

"Durante a republica de Weimar o principal alvo dos comunistas foi sempre a social democracia."

"O que estou a dizer é que o ataque á UE está a ser conduzido para os seus próprios fins por neoliberais muito mais radicais que os da UE."

"Vocês estão OUTRA VEZ a entregar o ocidente à extrema direita nacionalista."

"Como é possível cometer repetidas vezes o mesmo erro é prova espantosa de embrutecimento ideológico."

"Mas como para vocês é tudo igual, Weimar ou III Reich, Le Pen ou Merkel, Bolsonaro ou Dilma, então está sempre tudo bem."

"Coitadinho do ST que não sabe que os comunistas tentaram derrubar várias vezes a república de Weimar, enfraquecendo-a profundamente."

"Assim como agora, coitadinho, não sabe que as forças que estão a controlar o anti-europeísmo são maioritariamente de extrema direita - fazendo exatamente o que os estalinistas fizeram, alinhando com a extrema direita contra Weimar."

"O que não tira nada ao outro facto, dos comunistas terem enfraquecido ao máximo a esquerda moderada social democrata, contribuindo para a destruição da república de Weimar por parte dos nazis."

"Estes gajos enchem as caixas com relatos das cumplicidades da direita e do grande capital com Hitler, como se eu alguma vez os tivesse negado, na tentativa de esconder o que não lhes interessa - o importante papel dos comunistas na destruição da democracia alemã."

"Fiquem ingenuamente a sonhar com os outros nacionalismo enquanto tipo como o Bannon controlam o que realmente está a acontecer."

Agora digam-me se não é preciso ter uma paciência de santo para aturar estas madurezas.
Façam uma busca usando estas frases e vejam o que lhe foi respondido.

S.T.

Anónimo disse...

Temos então o troll Pedro a responder ao troll Romão

Ahahah


Anónimo disse...

Por favor este Pedro pensará que somos todos tontos?

Agora chegou a vez de choramingues idiotas e queixumes senis de vitimizacao barata

O único que eu vi por aqui a defender a barbárie nazi foi ... o Pedro

E já repararam no seu silêncio comprometedor?

Um troll arrivista, oportunista, com simpatias pelos tirocinarias e com medo

Adivinhem porquê

Anónimo disse...

O Romão não é outro senão o próprio aonio. Ou seja, o pedro

Directamente da Holanda, num recanto pouco decente

S.T. disse...

O "sou contra a UE" do "Pedro" por si só não me aquece nem me arrefece.

Apenas me comovo com argumentações válidas.

Preocupam-me as suas visões distorcidas e falsamente ingénuas da história.

Alguém que pensa que os comunistas é que "enfraqueceram" a Republica de Weimar é óbvio que não tem noção do que realmente se passou.

Alguém que diz que quando a França e a Inglaterra estavam a perder a guerra Estaline deveria ter aberto uma frente a Leste não percebe rigorosamente NADA de estratégia politico-militar nem das circunstâncias que URSS enfrentava na altura.

Alguém que vê o Steve Bannon em todo o lado não está bom da cabeça.

O crescimento da extrema-direita a nível europeu é um fenómeno sociológicamente complexo que não se pode reduzir a patacoadas sobre o Steve Bannon.

Um artigo interessante sobre as complexidades do ethos alemão para lá da sobresimplificação de considerar o AfD como a "má" extrema-direita.

A importância consiste em conter elementos históricos e culturais úteis para se compreender a natureza da contestação interna alemã para lá dos estereótipos.

https://www.strategic-culture.org/news/2019/03/18/eu-reichstaat-systemic-disarray-long-war-portends.html

É que os chavões que o "Pedro" tráz para o debate e as distorções que faz do que por mim é escrito não contribuem nada para o esclarecimento dos leitores.

E sim, continuo convencido que é um troll pertencente à mesma trollfarm do Aónio Pimentel.
E para isso nem preciso de ver os IPs.

S.T.

Anónimo disse...

Uma conversa verdadeira de dois "namorados": o pedro e o romeu

Não é lindo? Um diante do espelho, a falar para quem está do outro lado e a fazer a rábula de papaguear os disparates um pouco acanalhados que andou por aí a dizer?

Uma delícia

E essa da estadia em S Paulo do romeu. Uma homenagem do pedro a bolsonaro?

Um troll é um troll. Pode usar nickname de pedro. De romeu. De aonio

Anónimo disse...

Diz o pedro um pouco choramingas:

"Ao mesmo tempo nunca respondeu a nada"

E repete, adivinhando-se já o soluço:
"A isso ele responde NADA e continua a "responder" vezes sem conta"


Finalmente uma autocrítica.

O pedro de facto ainda não respondeu ao facto do único a defender aqui métodos nazis ter sido o próprio pedro...Lembrar-se-á o pedro daquele seu ódio injectado nos olhos, na maçã de Adão fremente, nas partes adiposas a abanar e a proferir tremendista:

"Acrescento que isso já não vai lá só com comprimidos - recomendo choques eléctricos, mangueiradas de água gelada e uma lobotomia á antiga maneira, com remoção de pelo menos 80% da massa encefálica. A que pelo visto não dão utilidade."

Heil,heil, pedro aonio eliphis

Anónimo disse...

Romeu, diz pedro,

Julieta, perdão, pedro, diz romeu, perdão aonio

Não são um encanto?

A santíssima trindade do troll...três em um de uma assentada

Aónio Eliphis disse...

"Ahahah

O Romeu está em s Paulo. A dar uma mãozinha ao bolsonaro?

Mas a fonte vem da Holanda onde está acoplado o joão Pimentel Ferreira"

AHAHA, assim se percebe que o Cuco é da casa e tem acesso aos IPs! Boa!

Anónimo disse...

Pois.

É o aonio, perdão o romeu, perdão o pedro, perdão a d. helena, perdão o pimentel ferreira, perdão o vitor, perdão a santíssima trindade com mais uns quantos; todos juntos num mesmo troll

O sistema de pensões, Cavaco Silva, Teodora Cardoso e esta "trupe" toda

O que se chama a isto?