terça-feira, 29 de outubro de 2013

Economia pós-autista

Com a crise financeira internacional de 2008, um terramoto atravessou não só a economia como também a teoria económica. A rainha perguntava na London School of Economics: "Como é que ninguém viu aproximar-se a crise?" Mas tal como a economia, onde as mudanças foram ténues, também a teoria económica, na sua versão dominante, pareceu imune à crise. O escandaloso Nobel a Eugene Fama , o tal que teorizou que os mercados financeiros agem de forma eficiente, mostrou bem como a crise não alterou nada do que se aprende nos departamentos de economia um pouco por todo o mundo.

Felizmente, existem estudantes de economia realmente interessados em aprender como a economia funciona e que exigem pluralismo teórico nas suas salas de aula (dos austríacos aos marxistas). Movimentos de estudantes têm aparecido nos últimos 10 anos que lutam pela revisão dos “autistas” currículos universitários onde só o paradigma neoclássico tem lugar. O mais recente é a “Associação por uma Economia pós-crise” da Universidade de Manchester que chegou às páginas do The Guardian (aqui e aqui). A luta destes estudantes é exemplar. Depois de se organizarem e recolherem assinaturas a pedir pluralismo teórico e análise da presente crise económica no seu curso, o departamento de economia pediu uma proposta de novo currículo para macroeconomia a um dos seus professores. O programa era impecavelmente pluralista, mas foi rapidamente vetado pela direcção por não cumprir "requisitos científicos". O assunto parecia arrumado. Contudo, os estudantes organizaram um módulo alternativo com a colaboração do dito professor. Perto de metade dos estudantes inscritos na cadeira de macroeconomia (à volta de 200) frequentam agora este curso feito à margem da Universidade. A seguir.

6 comentários:

O Puma disse...

Na verdade tudo se move

H. da Luz disse...

Provavelmente a melhor noticia dos últimos tempos. (Sabendo que mesmo entre nós o pensamento não é uno, como por pouco se tenta fazer crer)

Aleixo disse...

A seguir...eu apostava, que começarão a infernizar a vida do "desalinhado Professor"!

Nuno teles disse...

aleixo,

na verdade, isso já acontece ;)

Mesmo na noite mais triste disse...



Há sempre alguém que resiste.


Há sempre alguém que diz NÃO!

Anónimo disse...

Há sempre uma opisição.