terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Bruxelas em estado de choque

É preciso ler um jornal irlandês para ficarmos a saber como reagiu a liderança neoliberal europeia ao programa e à campanha eleitoral do principal partido da oposição na Irlanda, o Fine Gael. Se passar a chefiar o governo como indicam as sondagens, o Fine Gael (centro-direita) quer que Bruxelas reduza substancialmente a taxa de juro da "ajuda" que recebeu do Fundo Europeu de Estabilização Financeira (em média 5,8%) e, se tal não for concedido a curto prazo, decidirá unilateralmente uma reestruturação da dívida de dois bancos que foram nacionalizados e afundaram as finanças públicas da Irlanda. Tal "corte" atingiria em cheio bancos ingleses e alemães. Chocante!

É uma forma de lidar com a austeridade selvagem imposta por Angela Merkel que devia fazer reflectir os restantes países da periferia da UE. Mas parece que por cá se prefere a diplomacia do "bom aluno" para ir à boleia do que se vier a decidir sobre o Fundo e as condições impostas à desesperada Irlanda. Em vez da acção concertada da periferia, temos o "cada um por si". O pior dos cenários.

13 comentários:

Maquiavel disse...

Mas qual é a admiraçäo deste programam de governo? Por ele vir da direita?

Este programa de governo é só o mínimo que o Fine Gael pode fazer. Os trabalhistas väo mais que duplicar na votaçäo, ficando perto dos 25%, enquanto o Sinn Fein terá uns 10%. Isto tudo se complica se nos lembrarmos que cada círculo eleitoral elege só 4 deputados.

Com o desemprego a subir e as coisas a näo melhorar para as pessoas normais correr-se-ia o "risco" de ser a esquerda a governar a curto prazo, o que nunca aconteceu na Irlanda. Logo para conter isso até os democratas cristäos (FG) se lembram destas medidas muito sensatas, ou na versäo de Bruxelas, "comunistas".

Irokumata disse...

Também temos um partido a meio caminho da direita em Portugal,mas a suas politicas de direita enterram os pobres e classe média e as suas de esquerda beneficiam os ricos e enterram o país!
Bonito né??

Anónimo disse...

Isto não é para dar mais ideias aos banksters portugueses mas check this out:

http://www.alternet.org/story/149827/jp_morgan_making_a_fortune_off_of_american_poverty

Anónimo disse...

O toxicodependente agoniza em longa doença que a dependência lhe trouxe, mas o autor da posta está preocupado em baixar o preço da droga em vez de combater o vício. Socialismo é assim.

José M. Castro Caldas disse...

Caro anónimo

Quem são os drogados? Os banqueiros irlandeses ou os irlandeses obrigados a pagar a conta calada dos bancos irlandeses falidos?

Anónimo disse...

Todos os países do norte da europa querem o rigor que faz parte dos tratados e que consta do pacto de estabilidade e econvergência. A diferença pode residir em pormenosres. Um blogue de esquerda não deve isolar povos. Até por revelar ignorância sobre a esquerda alemã e a infinita diversidade da realidade alemâ E que tal queixarem-se à Grã-bretanha? A austeridade abunda por lá. Está a ser imposta por quem?


Jorge Rocha

Maquiavel disse...

Casto Caldas, é óbvio que os drogados säo os banqueiros irlandeses que querem os irlandeses calados e obrigados a pagar a conta dos bancos irlandeses falidos. O "anónimo" näo entende porque... cegueira é assim!

Rocha, a austeridade no RU está a ser imposta pela direita conservadora. Tanto que os seus aliados liberais-democratas já estäo a torcer o nariz a tanta austeridade, porque se derem o seu aval arriscam-se a ser o PRD britänico...

Anónimo disse...

Maquiavel e caro Castro Caldas, os drogados não serão ambos? Ou pelo menos também uma parte dos últimos? Um apartamento no centor de dublin era mais caro do que em Manhattan. Muitos irlandeses beneficiaram e alimentaram a bolha imobiliária.


Jorge Rocha

Anónimo disse...

The city of london rules the financial world:

http://www.conspiracyplanet.com/channel.cfm?channelid=67&contentid=6748

Anónimo disse...

Em Portugal, Espanha, Grécia e provávelmente noutros paises da europa, é necessário fazer o que a Irlanda propõe e já foi feito pela Argentina, por ex.
Claro que em Portugal é muito mais dificil dada a atitude deste governo, aliás, de todos os governos desde há mais de 20 anos sempre preocupados em obedecer ás ordens dos patrões estrangeiros.
Com politicas destas nunca mais o nosso país levantará a cabeça.
A nossa escravidão será muito longa.

Anónimo disse...

The star trinity:

http://welcometoafreeworld.blogspot.com/2010/07/dc-london-and-vatican-rule-world.html

carlos disse...

entao.. isso foi o que a Merkel queria insttuir nas regras do fundo de apoio e foi acusada de estar a mandar achas para a fogueira. agora que a ideia vem da esquerda, já é tudo optimo. que hipocrisia.

linkwheel disse...

Hey cool weblog, just questioning what anti-spam software program you employ for feedback as a result of i get heaps on my blog. Anyway, in my language, there usually are not a lot good source like this.