sábado, 13 de dezembro de 2008

Um debate a não perder

Deixo aqui o texto que convoca este debate: «De extensão e profundidade ainda não totalmente conhecidas, a presente crise foi já descrita como a “mais grave desde a grande depressão”. Uma das suas novidades é, não só a de se situar bem no centro do capitalismo financeiro mundial, os EUA, mas também a de se ter já estendido à Europa e ameaçar contagiar o resto do mundo. A crise põe em evidência os problemas ligados à desregulação dos mercados, imagem de marca do capitalismo neoliberal em que vivemos desde os anos 1980. Todavia, seria um erro grosseiro reduzir os problemas do capitalismo neoliberal ao mau desempenho e má regulação do sector financeiro. A crise tem e terá ainda mais consequências económicas e sociais. Por exemplo, o aumento das desigualdades à escala mundial; o crescente número de pessoas desempregadas a sobreviver com o apoio de subsídios; o aumento do número de pessoas que, apesar de trabalharem, têm que ser apoiadas por prestações sociais. Desejam alguns que a crise seja amortecida com uma socialização dos prejuízos pela via da intervenção do Estado que deixa tudo o resto na mesma. Mas esta crise pode ser também uma oportunidade de viragem no sentido de um outro sistema mais justo, ou (pelo menos) um capitalismo mais regulado, com uma maior e melhor distribuição dos rendimentos, em suma, no sentido de políticas mais alinhadas à esquerda. Muitos, como nós, consideram porém que o sentido das mudanças que se perspectivam dependerá sempre das respostas políticas das forças de esquerda e da capacidade de se encontrarem pontos de contacto entre elas. Daí a ideia de promovermos este debate».

O Hotel Zurique fica situado na R. Ivone Silva (traseiras do Hospital Curry Cabral— estacionamento, metro:Campo Pequeno e CP: Entrecampos).

5 comentários:

Anónimo disse...

Um debate desta natureza parece-me ser perda de tempo.
É que, com uma crise como esta em que se vê, aqui e lá fora( os ricos e poderosos a serem ajudados a socializarem os prejuizos..., veja-se só o caso escandaloso e vergonhoso do BPP), as pessoas querem é ir para a ILHA.
Como sempre, mas mais hoje por força das malfeitorias e vergonhosas politicas do autodenominado PS, as chamadas elites deste país mais não têm feito do que roubar.
Esta gente sem vergonha anda de facto a brincar com o fogo.
Vamos a ver se o efeito da Grécia não se estende por aí fora.
Então é que o Sócrates e a corja que o acompanha e apoia perdia a arrogancia e a soberba.

Anónimo disse...

O debate foi adiado. Nao sei se sabem...

Anónimo disse...

how can you write a so cool blog,i am watting your new post in the future!

Anónimo disse...

For the same things, the different experiences of people always give a different experience, very good article!
Personalized signatures:Personalized signatures:面对面视频斗地主,面对面视频游戏下载,淮安掼蛋,常州三打一,常州麻将

Anónimo disse...

After reading the information, I may have different views, but I do think this is good BLOG!