quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Reformas: começar por escutar (II)

[Continuação da série iniciada aqui]

“A escuta é insubstituível porque só ela permite descobrir a realidade do funcionamento de um grupo de pessoas. Estamos sempre a falar das finalidades, dos objectivos de uma instituição – do que devia ser – mas não damos importância ao que é. E, o mais importante para se compreender o funcionamento das nossas empresas e instituições, não são as necessidades abstractas dos indivíduos mas antes os comportamentos concretos das pessoas enredadas nas condicionantes de um funcionamento complexo, em relação ao qual têm responsabilidades mas que não controlam. …

A escuta não põe em risco o modelo da representação sindical ou mesmo política? A objecção é válida de um ponto de vista teórico. Mas, no actual estado de coisas, ela é simplesmente retórica. … As organizações que designamos “representativas” representam apenas minorias activas que, elas próprias, representam de um modo pouco preciso a realidade vivida pelos seus representados. Elas são eficazes apenas em domínios bem delimitados como os salários e as condições de trabalho, e apenas em certos momentos. … O problema de que padecem as organizações sindicais, tal como os partidos políticos e todas as organizações fechadas e preocupadas em defender as suas prerrogativas e o seu estatuto, é precisamente a não-escuta. … O diálogo social apenas pode ser restabelecido através da escuta, da abertura, e do fim dos monopólios da representação. O problema ultrapassa a questão sindical: é indispensável uma nova reflexão sobre as condições de uma vida democrática activa num mundo diferente. A democracia limitada à representação é insuficiente porque dá demasiada importância ao problema do acesso aos representantes. Temos de passar de uma democracia de acesso a uma democracia de deliberação.”

3 comentários:

MFerrer disse...

Entretanto o PS já vai nos 42,5%...
Já vai nos 42,5% !!
Apesar disto: http://www.petitiononline.com/demissao/petition.html
e confirmado por isto:http:
//ww1.rtp.pt/noticias/?article=376266&visual=26&tema=1

Sobe PS sobe !
(Sondagem para a RR, Expresso e SIC )http://sic.aeiou.pt/online/noticias/pais/sondagemlegislativas.htm
MFerrer

Dias disse...

“O problema de que padecem as organizações sindicais, tal como os partidos políticos e todas as organizações fechadas…é a não-escuta”
Mas isso exige trabalho (não aquele de Sisifo), além de outra cultura.

Hoje as coisas são de tal ordem, que só de pronunciar as palavras transparência e participação, se corre o risco de rotulagem de “comunistas” ou “esquerdistas”. Um primeiro passo para a exclusão. Há na sociedade portuguesa uma descriminação velada daqueles que pensam e se afirmam de outra maneira, as minorias.
A democracia que nos oferecem deixa muito a desejar…

Pedro Viana disse...

Continue crente MFerrer. E espero que o Zé também, e que se mantenha "firme". Vai ser tão divertido...

E já agora, devia olhar também para outras sondagens, como as da Marktest, RTP/JN/Universidade Católica e Correio da Manhã/Aximage, conhecidas por acertarem mais nos resultados finais de eleições. É que não têm à sua frente militantes do PS, donde habitualmente não dão "preferência" a certos partidos em detrimento doutros. A Eurosondagem é conhecida por nas vésperas das eleições presidenciais ter previsto que o Mário Soares ficaria à frente do Manuel Alegre, ao contrário das outras. Por "coincidência" é também a sondagem que neste momento indica uma maior votação no PS. É preciso dizer mais?...