sábado, 13 de dezembro de 2008

Notas para um debate

Contribuir para a construção do que Manuel Alegre designou por Estado estratega é uma das tarefas da esquerda socialista. Esta ideia foi também abordada por Jorge Bateira em artigo, que vale a pena recuperar, onde defende que se repense a relação entre Estado e mercados como construções políticas passíveis de várias configurações. Um Estado estratega tem de ser capaz de disciplinar o poder empresarial privado e de impedir que este sobreviva através da transferência sistemática de custos para os consumidores, para os trabalhadores e para a generalidade dos cidadãos, sob a forma, por exemplo, de produtos perigosos para a saúde, de salários baixos, de más condições de trabalho ou de actividades poluidoras.

Outras práticas, quase sempre predadoras, devem ser também bloqueadas. Estou a pensar na entrada de empresas privadas no campo das actividades tradicionalmente associadas ao Estado Social e à gestão de equipamentos e infra-estruturas públicas. É preciso travar a busca de lucros à custa do esvaziamento do Estado e da perversão dos serviços e equipamentos públicos. Como já aqui defendi, esta é uma das mais pesadas heranças da «esquerda moderna» rendida à última fase do neoliberalismo agora em crise. Um Estado estratega tem de mobilizar os instrumentos de política disponíveis para encaminhar o sector privado para as actividades de produção de bens transaccionáveis para exportação. É aqui que as virtudes do empreendedorismo podem ser testadas. Os apoios públicos a sectores económicos, em tempos de crise, devem ser canalizados para a sua promoção. Um sector financeiro público cada vez mais robusto e capaz de forjar uma política de crédito adequada pode ajudar.

Isto passa também por traçar linhas de protecção em torno dos serviços públicos e de sectores naturalmente monopolistas. É também por isto que a provisão pública de bens e serviços sociais e a propriedade pública de sectores estratégicos continuam a ser decisivas. Há muito tempo que as privatizações apenas contribuem para a consolidação de grupos económicos rentistas que capturam reguladores e decisores políticos. Quem quer investir em bens e serviços para exportação quando pode controlar a Brisa, a Lusoponte ou a REN, empresas onde, dada a natureza da actividade, os lucros estão praticamente garantidos?

7 comentários:

Anónimo disse...

Senhor João,

Surpreendo-me com o teor reformista do seu texto.

Dias disse...

Apropriação dos principais recursos e de tudo o que é serviço público, esvaziamento das funções do Estado (o colaboracionismo não é de hoje), um código de trabalho "à medida" em tudo o que é tecido produtivo… Com a espada da globalização selvagem, este e os outros países estariam condenados a tornaram-se coutadas dos tempos modernos, onde só pequenas minorias pudessem caçar.

Mas enquanto houver sentido de pertença, a propalada destruição do Estado-Nação não se decreta…

Dias disse...

Tendo que optar, a minha escolha recaiu no debate sobre as “Cidades”. Considero que houve intervenções de grande qualidade. Deixo algumas (poucas) notas soltas:

• As descontinuidades (físicas e sociais) na malha urbana: “zonas descampadas”, bairros degradados, condomínios abertos ou fechados, tudo num “melting pot” contíguo, sem qualquer planeamento digno desse nome.
• A desanexação dos solos agrícolas como ponto de partida para a especulação e criação da bolha imobiliária, uma bola de neve iniciada há mais de três décadas e que provocou a valorização artificial dos terrenos. Uma desanexação que continua!
• A ideia largamente difundida e confundida sobre os serviços públicos, ou de como os utentes passaram a ser vistos como “clientes”…
• Uma curiosidade, o exemplo apresentado e que nos vem da “Meca dos Transportes Públicos”: Karlsruhe (Alemanha). Aí, 85% dos custos de exploração são provenientes das receitas. É o máximo, sem dúvida com uma gestão exemplar, mas que só vem demonstrar que os serviços públicos de qualidade não podem ser alicerçados numa mera ACB. Os défices podem e devem ser colmatados por outras vias (por exemplo, e como referiu o orador, pela exploração dos parques automóveis…não fossem eles concessionados a privados, como acontece em Lisboa e noutras cidades).
• Realço também uma ideia apresentada por um participante, sugerindo a reafectação de quartéis a desactivar, que poderiam constituir futuras residências de estudantes do ensino superior, uma área deficitária e limitativa para uma grande maioria.

Os assuntos aflorados constituem um manancial de reflexão para uma inversão política clara. Subscrevo as mensagens que saíram da sessão de encerramento do Forum: a esquerda não deve perder a oportunidade da mudança, nem delapidar o capital de esperança.

Anónimo disse...

João Rodrigues, eras tu que há uns anos andavas pela JCP a dizer disparates?

Anónimo disse...

can you email me: mcbratz-girl@hotmail.co.uk, i have some question wanna ask you.thanks

Anónimo disse...

I think if I read this BLOG after only say: very good, so you are not serious, but really very good!

Anónimo disse...

It seems different countries, different cultures, we really can decide things in the same understanding of the difference!
Personalized Signature:我喜欢淮安掼蛋,靖江青儿,南通长牌,姜堰23张,常州麻将这些地方言游戏