quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

A esquerda face às suas responsabilidades

A crónica de Rui Tavares, na última página do Público de ontem, foi acutilante. Confronta as mulheres e os homens de esquerda deste país com a sua responsabilidade histórica que, neste momento de grave crise é, em última análise, uma responsabilidade moral.

A crónica termina assim: "Se o desejo da esquerda é - como costumam alegar os seus líderes - transformar a sociedade portuguesa, pois o momento aí está. Basta ver o incómodo com que qualquer diálogo à esquerda, mesmo quando diminuto e contingente, é encarado pelo statu quo da política nacional. É que o combate às desigualdades não é apenas uma boa resposta às razões do nosso atraso nem aos sintomas da nossa injustiça. É também uma estratégia transformadora que, se for levada a sério, não deixará incólume o nosso panorama político."

Os debates do próximo domingo, em Lisboa, só podem ser o início de uma caminhada que restitua esperança a este país.

4 comentários:

antónio m p disse...

Eu não diria que "só podem ser" isso. Os protagonistas que se adivinham ou subentendem!, têm uma história nestas coisas de promover iniciativas muito originais.

Ingénuo sou eu e mesmo assim... estranho a receita para unir a esquerda...

Anónimo disse...

i think the archive you wirte is very good, but i think it will be better if you can say more..hehe,love your blog,,,

Anónimo disse...

Different people have different life, different people have different interpretations of human life, you may pay more attention small links, so you have style!

Anónimo disse...

I think I come to the right place, because for a long time do not see such a good thing the!