quarta-feira, 29 de março de 2023

Todo o humanismo é um antifascismo


«Quando um candidato do Chega foi detido por tentativa de homicídio, não me recordo de alguém ter defendido que deveríamos limitar os movimentos dos militantes do partido em nome da nossa segurança, apesar da motivação até ter sido racial. Mas recordo-me (e outros o recordaram) de André Ventura ter explicado, na sua tese de doutoramento, em 2013, como o “pânico social” se tornou “responsável pela estigmatização de certas comunidades que foram associadas, de modo superficial, ao fenómeno terrorista”. Sabe bem o que está a fazer. E para quê.
Ventura não podia respeitar Mariana Jadaugy e Farana Sadrudin porque as duas mulheres, que dedicaram parte da sua jovem vida a ajudar refugiados, representam tudo o que ele quis insultar no preciso dia em que morreram. O Centro Ismaili, a Fundação Aga Khan e o conjunto da comunidade ismaelita defendem, no trabalho quotidiano que desenvolvem nas margens da sociedade, incluindo os refugiados, todos os valores que Ventura despreza. Como poderia respeitá-los nesta hora?
De Ventura nada espero. Nem que, perante a disponibilidade da Comunidade para acolher os três filhos do homicida, perceba o oceano de decência que o afasta daqueles que, ao contrário dele, sofrem com este crime.
»

Daniel Oliveira, O que Ventura poderia aprender com os ismaelitas

(Na imagem, azulejo no Centro Ismaili, num exercício de integração dos princípios da «geometria, simetria e equilíbrio», que estão presentes em todo o edifício. Construído com «a preocupação de assimilação de várias influências e culturas», numa tentativa de «encontro» entre diferentes «legados históricos», o centro tem vários jardins, entre os quais o das oliveiras e o das laranjas amargas, além do jardim interior, que tanto evoca os jardins persas como o Jardim do Éden, «com quatro canais a representarem os quatro rios do paraíso». De modo a que, no conjunto arquitetónico, «para cada zona fechada» exista sempre «uma zona aberta que lhe corresponde»).

Sem comentários: