quarta-feira, 25 de abril de 2007

Utopias reais


Numa época marcada pela crise do imaginário socialista, numa época em que tantos confudem derrota política com derrota no campo das ideias, é bom saber que continuam a existir correntes de pensamento que procuram nutrir projectos de superação do capitalismo.

Depois do colapso do «socialismo real», os teóricos socialistas não podem mais recusar-se a escrever «as receitas para as cozinhas do futuro». Ou, pelo menos, não podem recusar-se a tentar escrever rascunhos. Boas ideias podem de facto consolidar bons movimentos. Uma das funções da teoria social crítica é precisamente a de contribuir para pensar novos mundos.

Erik Olin Wright, importante sociólogo norte-americano, tem juntado, desde meados dos anos noventa, economistas, sociólogos, cientistas políticos e filósofos em torno de temas que muitos gostariam de arredar da agenda académica e política: configurações institucionais que assegurem redistribuições igualitárias e eficientes dos activos da economia, formas de realizar objectivos socialistas em economias em que o mercado tem um lugar de relevo, formas de expandir a democracia e a participação a novos espaços, criação de mecanismos de controlo democrático do investimento...

Chamou-lhe «projecto das utopias reais», num esforço para combinar o princípio da esperança com o pragmatismo necessário a quem sabe que a mudança é díficil e que as propostas socialistas para serem mobilizadoras têm de ir para além da crítica do que existe. O resultado-síntese dos vários trabalhos já publicados é um excelente livro em construção que autor disponibilizou aqui.

33 anos depois da Revolução não me ocorre melhor sugestão de leitura.

Sem comentários: