sexta-feira, 27 de agosto de 2021

O que acontece a quem fica sem empresas públicas


Enquanto por cá a Ryanair continua a habitual política de comunicação selvagem contra uma concorrente sua, a TAP (e sempre com todo o tempo de antena disponível), no Reino Unido acaba de cancelar repentinamente todos os voos para a Irlanda do Norte, porque o governo não cedeu à chantagem sobre a cobrança de uma taxa.
 
Imagine-se o que seria de um dia para o outro termos interrompidas as linhas aéreas da Madeira e Açores por divergência, em matéria fiscal, de uma operadora em posição dominante e que tudo faz para eliminar a concorrência. Agradecemos à Ryanair por todos os dias nos relembrar porque devemos ter uma companhia pública.

5 comentários:

Jose disse...

Como se não houvesse contratos de concessão e tribunais com suas providências cautelares, requisições civis e ...nacionalizações.

Anónimo disse...

The spokesperson said the move had been anticipated and that it had been "engaging with our existing and other new airlines to provide continuity on the routes to be vacated by Ryanair"

Anónimo disse...

Conclusão: devemos ter uma companhia pública para evitar, de um dia para o outro, termos interrompidas as linhas aéreas da Madeira e Açores (coesão territorial). Está portanto a falar de uma SATA e não de uma TAP. Concordo.

E já agora uma pequena precisão sobre o "cancelar repentinamente" e "todos os voos":
- "The spokesperson said the move had been anticipated ...";
- "... to a number of European destinations will cease on 30 October."

Anónimo disse...

Sobre cancelamento de voos recordo esta notícia de 2016 (pesquisa rápida na net)

A TAP já está a sair do Porto
https://www.porto.pt/pt/noticia/tap-ja-esta-a-sair-do-porto-e-prepara-se-para-acelerar

Lowlander disse...

"Como se não houvesse contratos de concessão e tribunais com suas providências cautelares, requisições civis e ...nacionalizações."

Providencias cautelares e requisicoes civis a uma multinacional predatoria num cenario em que Portugal estaria desprovido de peios de provisionamento dos transporte entre as suas regioes capaz de fomentar coesao territorial?
Quem e que vai negociar "contratos de concessao" em termos favoraveis com uma multinacional agressivamente predatoria com o poder negocial todo do seu lado uma vez sem o freio contrabalanceador de uma TAP? Inebreados como tu? O iliterado Passolas? O grunho Chega? Os sonsos do IL? O mundo e um pouco mais complicado que a taberna onde ressonas mansamente esse carrascao que te sustenta...
Nacionalizacoes diz ele... como disse? Vamos privatizar para depois nacionalizar outra vez?

Jose, presta bem atencao: larga o vinho!