terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Vacinas: a alternativa que temos de construir

O neoliberalismo não promove um Estado mínimo. Promove a captura do Estado, através dos partidos que adoptam esta ideologia (mais ou menos camuflada por retórica social), para o pôr ao serviço de interesses privados com grande poder. Promove a sujeição do maior número possível de áreas da sociedade à lógica da acumulação financeira, promove a mercantilização do que tem valor mas não tem preço.

Na UE, isto ficou bem à vista com o negócio das vacinas. A promoção da saúde, um direito da Humanidade, foi objecto de um negócio entre a Comissão Europeia e as grandes farmacêuticas sem que o interesse público, o bem comum, tivesse ficado garantido através da atempada expansão da capacidade de produção dentro da UE. Quando a ideologia neoliberal está entranhada na decisão política, ao serviço da plutocracia, estabelecer nos contratos um planeamento conjunto da produção das vacinas seria inconcebível. Seria uma intromissão inadmissível na 'liberdade' das empresas. De facto, um Estado que cuida da saúde pública é o oposto de uma Comissão Europeia capturada pelos interesses das farmacêuticas. Como se sabe, Bruxelas é um antro de lobbies.

Este caso das vacinas diz tudo o que precisamos de saber sobre o neoliberalismo e, olhando para o que foi feito em Cuba - um país que há décadas faz investigação de alto nível, em cooperação internacional -, também nos diz qual a estratégia a seguir por um governo de alternativa (sonhar não custa), já que todos os anos tomaremos uma vacina contra a Covid-19: produzir a nossa vacina soberana, e cedê-la gratuitamente aos países que foram nossas colónias.

12 comentários:

Anónimo disse...

Muito bom

Jaime Santos disse...

Há duas vacinas portuguesas em estudo, Jorge Bateira, uma das quais desenvolvida por uma empresa com recurso a fundos do Portugal 2020 e a fundos próprios, a outra é de um grupo da FFUL em colaboração com a Universidade de Telavive. Ambos os grupos procuram financiamento adicional.

Daqui: https://www.publico.pt/2021/02/03/ciencia/noticia/vacinas-portuguesas-covid19-procuram-dinheiro-testes-humanos-1949013

Há no entanto uma coisa que convém que se diga, a Ciência em Portugal não progrediu da forma como progrediu por obra e graça do Espírito Santo. Fê-lo, com todo o mérito dos investigadores nacionais, graças aos fundos da UE. Porque no Portugal soberano dos anos 80, não havia nada. Zero.

E o ministro Valente de Oliveira teve aliás a brilhante ideia de mandar um conjunto de jovens doutorarem-se para o estrangeiro. São eles que dirigem muitos dos grupos actuais que fazem Ciência de ponta em Portugal.

O que Portugal deveria estar a fazer, enquanto exerce a Presidência Europeia é, isso sim, convencer a UE a aumentar o financiamento para a produção de vacinas, arregimentando a indústria farmacêutica para que as produza não apenas para os Países da União, mas também para os Países pobres, os de África em particular, todos...

Como irá fazer a Sanofi com a vacina da Pfizer, a mais avançada de todas, juntamente com a da Moderna, a mostrar bem que o capitalismo pode ter muitos defeitos, mas não há socialismo que o supere em capacidade de inovação.

É que se a população mundial não for vacinada rapidamente, surgirão certamente variantes do vírus que podem muito bem tornar todos os meios de combate de que já dispomos ineficazes.

A vacina da AstraZeneca, em particular, parece ser muito pouco eficaz contra a variante sul africana... Boris Johnson já deve estar a fazer contas...

E depois, se isso acontecer e tivermos que regressar ao confinamento prolongado, ainda nos sentiremos mais idiotas perante esta farsa do nacionalismo das vacinas, ao estilo dos 'mísseis russos Vénus, mísseis americanos, Miami Beach!'. O seu colega João Rodrigues até nos presenteou com coros do exército russo!

Não têm mais nada para fazer?

Anónimo disse...

«Como irá fazer a Sanofi com a vacina da Pfizer, a mais avançada de todas, juntamente com a da Moderna, a mostrar bem que o capitalismo pode ter muitos defeitos, mas não há socialismo que o supere em capacidade de inovação.»

E a vacina cubana - a Soberana - que foi aqui lembrada por João Rodrigues? Diz-lhe alguma coisa?

Vozes de burro não chegam ao céu, Jaime Santos.

JE disse...

De facto há qualquer coisa de desesperado neste paleio todo de Jaime Santos
Saia aí um 'míssel russo Vénus, míssel americano, Miami Beach!'para o dito cujo

Indigência intelectual e desonestidade política. Agora temos direito ao choradinho sobre a produção de vacinas para os outros, depois do que a UE nos mostrou

JE disse...

A idiotice sobre "a vacina da Pfizer, a mais avançada de todas, juntamente com a da Moderna, a mostrar bem que o capitalismo pode ter muitos defeitos, mas não há socialismo que o supere em capacidade de inovação".

Os desejos húmidos são assim do género. Se a realidade não servir, vista-se uma com o fato do olhar ignorante ao gosto de Jaime Santos

Esta mania de não esperar por dados científicos e fazer de propagandista às farmacêuticas. E não, a Rússia não é um país socialista

Dizem que a Vacina russa Sputnik V tem eficácia de 95%, segundo dados preliminares.Os resultados foram obtidos em voluntários cerca de 42 dias após a injecção da primeira dose. Não foram registados efeitos secundários graves nos participantes, mas alguns reportaram efeitos leves e de curto prazo. No total, a terapêutica custará cerca de 17€, mas será grátis para os cidadãos russos.

Ainda muito cedo para. Tal como no caso da Pfizer. O coordenador nacional de Israel para a pandemia questionou a eficácia da vacina da Pfizer, afirmando que a primeira dose da vacina da farmacêutica americana garante menos proteção do que o indicado pela empresa.

Interessante é verificar que tanto a vacina de Oxford e a vacina de Moscovo foram investigadas e desenvolvidas em institutos públicos e são as mais baratas As vacinas "superstars" e as mais badaladas são de laboratórios privados

As autoridades russas não foram as primeiras a falar numa vacina que estava em ensaio e testagem. Mas como eram os russos, o ocidente tinha que desconfiar, tal como desconfiaram da vacina chinesa. Aliás, não houve um grande intervalo de tempo entre o anúncio das novas candidatas a vacinas. de todas elas (chinesas, russas, americanas, etc.). Mas a verdade é que as primeiras a ser aprovadas foram as desenvolvidas em países ocidentais. Pudera, havia que dar a ganhar milhões às companhias farmacêuticas ocidentais.

Bruxelas não só andou a lançar veneno como aliás chantageou quem se atrevesse a romper o monopólio das farmacêuticas. Reuters 19/11/2020 “EU warns Hungary against use of Russia's COVID-19 vaccine”

JE disse...

De facto a Rússia fez mal em registar a vacina em agosto e dizer que prestava. E prestava mesmo e é barata. Mas o que fez a UE? Ignorou a Rússia , pagou adiantado e ficou na mão dos EUA e Reino Unido, que se borrifam para nós. E a Rússia aceita produzir na Índia, Argentina, etc. Vamos morrendo à conta de politiquice. Desta vez pagamos a russofobia no cemitério.

Os fanatismos anti estado e fronteiras e anti russo levaram a Bruxelas não ter tomado e mesmo impedido que outros tomassem as acções possíveis e básicas para enfrentar o vírus. A epidemia transformou-se numa pandemia e esta conduziu a uma tragédia mortal e económica. O desprezo arrogante demonstrado pelos luzidios de mãos roliças à vacina russa, pelo que me lembro a primeira a ser formulada se é assim que se diz, atrasaram certamente mais alguns meses a disponibilidade de vacinas para combater a pandemia e conduziram a um pântano onde os mortos se amontoam e as dívidas se acumulam.

Lembro os comentários rasteiros sobre o anúncio da formulação da vacina russa aí em Agosto creio, lembro-me como ela foi demonizada pelos políticos pois a vacina americana já estava programada para ser só introduzida em Dezembro. Lembro-me como Bruxelas ameaçou os países europeus para não se atreverem a colaborar na produção das vacinas russas pois creio que entretanto criaram mais uma formulação pelo menos. Etc. Isto em vez de largar os fanatismos face à tragédia e cooperarem de alguma forma logo desde Agosto com uma vacina dizem com uma técnica usual e madura e também com as usuais e banais técnicas de transporte e armazenamento, tudo contribuindo para ser segura e sem erros a que as técnicas super topo de gama são propícias. Entretanto… mais umas centenas de milhar de mortos, e a somar

Bruxelas colocou-nos, a nós, às nossas vidas, à nossa economia, atrás dos interesses de dominância global e dos fanatismos anti russos.

Francisco disse...

O Jaime Santos é o exemplo acabado de como o conformismo militante, ancorado e apoiado por um obscurantismo cuja matriz está mais próxima dos padrões medievais do que do próprio iluminismo pré-capitalista, se tornou numa das principais armas de arremesso ideológico do neo-liberalismo, que é, por sua e por estes dias, a principal estrutura condensadora do sistema de reprodução metabólica do capitalismo.
Confrontado com a evidência de dois factos cristalinos, aqui trazidos à tona pelo autor do "post" - 1º., que no contexto da economia de mercado, o lucro estará sempre à frente das pessoas, mesmo que no limite esteja em causa a sua vida; e que (2º.). no contexto de um mundo crescentemente multipolar, o eixo Atlântico colocará também os interesses de um paradigma de dominância imperial, acima dos interesses concretos das populações nacionais, de imediato salta para o terreiro brandindo o crucifixo e gritando a plenos pulmões _T'a renego Satanás!..., que o Socialismo é o primeiro passo para o fogo do Inferno. Naturalmente que sobre as apreciações maniqueístas em redor deste clamor, não há muito a dizer. Elas são apenas a expressão de alguém que tal como os prisioneiros na caverna de Platão, vendo somente a parede da caverna, e as sombras que nela se projectam, pensam ser elas a própria realidade.

Transhümantes disse...

Nem um lado nem o outro, pura especulação de cérebros reptilianos.... esquerda vs direita comunismo vs capitalismo branco vs negro etc etc. Há trabalho a fazer e vocês andam aqui distraídos com demagogias lançadas pelos meios de comunicação, pelo poder, por quem vos está tirando a liberdade todos os dias...há que discutir como derrubar este sistema que nos têm controlado de todas formas. Como iremos construir ferramentas para o combater, como podemos construir uma sociedade que não esteja debaixo de tamanha alienação...se o Jaime é crente no modelo capitalista, problema no dele e dos seus descendentes, há que organizar trocar estes meios de um só sentido (blogs, Twitter etc) criar fórum, debate debate solidariedade e união...desligar os jornais e as notícias.

Abraço

Anónimo disse...

Por falar em vacinas soberanas

Eurico Brilhante Dias: Produzir a vacina da Covid-19 em Portugal? “Isso é um trabalho que estamos a fazer”
https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/eurico-brilhante-dias-produzir-a-vacina-da-covid-19-em-portugal-isso-e-um-trabalho-que-estamos-a-fazer-664747

Alguém sabe do resultado brilhante do que o Governo (dizia que) estava a fazer em novembro de 2020?

Anónimo disse...

Vocês?
Também conta o Sancho Pança?

Anónimo disse...

Pior a UE que desde há meses anda com a cena das vacinas com o resultado que se vê
Esta insistência no que já se abordou, deriva da tentativa de escamotear a gravidade da incompetência da UE ? Dalguma aposta em tapar a imensa porcaria com o lixo próprio?

JE disse...

Alguém aí em cima fala de cérebros reptilianos e de processos dicotómicos idiotas, com aquela acertividade ignorante, a fazer lembrar aquele tipo que de biologia se tinha ficado de forma racista pelas "raças"

Acertividade que se prolonga em mais acertividades como a de interpelar quem por aqui escreve, com um "vocês" suspeito. A fazer também lembrar o mesmo tipo que fazia exactamente o mesmo e que depois se descobriu que era outra coisa.

Para rebolucionários desta ordem já demos. Este é um blog plural de economia política, que combate as "evidências" e mitos que alimentam o consenso neoliberal.

Não são necessários treinadores de bancada ainda por cima aligeirando a carga para os crentes e seus descendentes. Uma espécie de cumplicidade fofinha que fica bem entre os crentes, Mas não aqui

Ora bem. Quem é que tinha este tipo de procedimentos?